Paradoxos: pode ofender as mulheres que traem?

157 respostas [Último]
imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

oi gente.


Gostaria de trazer uma discussão aqui no fórum que tem me incomodado nos últimos tempos. Espero que não me levem a mal e nem se ofendam, sobretudo a ala masculina...

Vejo este espaço virtual, como qualquer outro lugar não virtual: um espaço onde há afinidades, reciprocidades, inimizades, conflitos. Para tanto, a atuação das meninas do PF enquanto mediadoras tem sido excelente.

No entanto, me incomoda o fato de que sendo este um espaço feminino, onde muitas mulheres \"precisam falar\" de suas angústias, desabafar, muitas vezes não encontram por aqui o respeito que deveriam, sobretudo da parte de alguns rapazes. Sobretudo, nos tópicos de traição.

Digo respeito, pois é o minimo que se espera em qualquer esfera da vida social (seja ela virtual ou não): ninguém é obrigado a apoiar ou passar a mão na cabeça...certo?

Vejo que há excelentes foristas masculinos que muito embora visivelmente se mostrem irritados com determinadas questões, fazem de tudo para manter um bom nível de diálogo, ou ainda, nos últimos tempos, tem evitado de opinar. Creio que a participação masculina aqui é algo que mantém a tônica das discussões equilibradas e em nenhum momento quero sugerir a retirada masculina aqui, como isso já foi discutido nos últimos tempos.

Contudo, posts, como o que cito abaixo (e que o forista que postou, me desculpe), realmente me fazem perder a crença em uma \"igualdade de direitos\" entre os gêneros. Embora sei que como resposta a isso, alguns velhos clichês vão certamente aparecer (como o \"sou contra a traição, independente do sexo\" ou \"eu falaria no mesmo tom se fosse o homem\"), não creio que isso seja verdade.

A mulher ainda é a vagabunda e quando confessa seus desejos sexuais, sobretudo fora do casamento, ainda muitos homens se julgam no direito de humilha-la...Repito: não estou generalizando! Não é esta a postura de muitos membros aqui. E nem se trata de passar a mão na cabeça. Mas acredito que sendo este um dos poucos espaços femininos onde a mulher pode confessar a respeito de sua sexualidade, um mínimo de respeito deveria ser mantido, sobretudo por alguns membros masculinos. Mas muitas aqui, são tratadas como cidadãs de segunda classe e não como prioridade que são, ou deveriam ser, no target do site...Enfim, não sei se estou sendo clara.

Mas para mim, na minha parca visão, confessar determinados desejos é assinar um atestado de p...em muitos casos. Me lembro que eu mesma postei aqui um tópico sobre sexo [****] e entrou um membro (cujo post prontamente foi deletado pelas meninas do PF), me desrespeitando...

Então a pergunta que quero deixar aqui para debate é a seguinte:


NÃO É UMA FALÁCIA ACREDITARMOS QUE AS MULHERES REALMENTE CONQUISTARAM O LIVRE EXERCÍCIO DE SUA SEXUALIDADE, VISTO QUE ELAS SÃO ESPEZINHADAS PELA ALA MASCULINA EM MUITAS CIRCUNSTÂNCIAS?


A mulher confessar os desejos sexuais ainda é matéria para os julgamentos morais ?


Abaixo segue o post que citei aqui. Ele foi postado recentemente. Não se trata de denuncia, mas quero exemplificar, o que disse acima. O cara postou num tópico sobre traição.

Espero que entendam a discussão como algo muito mais complexo do que uma \"guerra entre os sexos\", como já fui acusada por aqui...Uma coisa é vc opinar e mostrar sua irritação com o assunto; outra, é sair por aí humilhando...enfim, dada a largada.


[ Já experimentou ter um pouco de vergonha na cara e caráter.....


Isso faz muito bem para algumas pessoas adultas, valores e respeito, e o cara ainda é pai da tua filha!!!

Faz o seguinte: Quando tua filha estiver crescida, entendendo das coisas, passa essa tua teoria de vida e esses valores para ela, como exemplo, onde traição e sem vergonhismo comandam.


Se tu se considera uma pessoa adulta ( e não Adultera, he he he...), tenha o mínimo por favor de vergonha na cara, ou faz o seguinte, vai fazer programa na zona, que alem de tu tranzar gostoso, tu ganhar uma \"grana\" pro teu orçamento mensal.]


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Belle


Discussão muito relevante, essa!


Realmente o que se vê é, em vários casos, uma verdadeira demonstração de ódio por alguns participantes quando se trata de infidelidade ou, até mesmo, de pensar em ficar com alguém fora do casamento.


Mas essas opiniões desrespeitosas não são exclusividade dos homens...Vejo muitas mulheres carregando palavras rudes em suas respostas também.


Por isso, acho que o teor das respostas não tem a ver com o sexo de quem posta, e sim com as vivências de quem está opinando. A pessoa responde de acordo com os sentimentos que o assunto traição desperta nela.


Também acho que respeito alheio não tem nada a ver com passar a mão na cabeça... Podemos expressar nossa desaprovação pela infidelidade sem agredir a pessoa que traiu, mas nem todos conseguem se manifestar de forma imparcial. Essas pessoas simplesmente segregam os traidores como não merecedores de nenhum tipo de compreensão ou solidariedade. É isso que eu acho mais preocupante, sabe? Pois traição é um erro, mas errar faz parte da condição humana, sim. Não me sinto no direito de espezinhar essas pessoas, por pior que a infidelidade seja.


Talvez a infidelidade feminina seja um reflexo do livre exercício da sexualidade, não sei ao certo. Talvez as mulheres busquem mais a satisfação sexual e valorizem mais o sexo em suas vidas do que antigamente e isso acabe, invariavelmente, levando a atitudes levianas (comprovando a condição humana de seres falíveis e imperfeitos). Mas, sinceramente, não sei muito bem o que pensar, pois também acho que a infidelidade não escolhe sexo, e acredito que os impulsos que levem à ela sejam inerentes aos seres humanos em geral. Mas somente agora, nesse contexto atual pós mudanças sócio-culturais, as mulheres dão mais vazão a esses impulsos do que faziam no passado.


Estou aí para o debate!


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Então Belle,


O mundo é machista!


É aquela velha história, um homem que trai é garanhão, uma mulher quando trai é vagabunda...


Em muitos países e culturas, a mulher ainda é uma propriedade, um objeto, que é vendida e pertence ao homem que a comprou. O homem, por sua vez, pode \"adquirir\" quantas mulheres, tantas puder sustentar.


Antigamente, em Roma, enquanto o homem podia ter mais de uma esposa, a mulher adúltera era morta, em praça pública para servir de exemplo.


Ou seja, o pensamento machista já vem de anos e temos isso incutido na nossa cabeça. É só olhar o modo de pensar de nossos avós. Muitas vezes essas senhoras aguentaram tantas traições no casamento e mais um monte de humilhações e continuavam casadas. Porque as mulheres tem que cozinhar, limpar a casa e, de noite, ainda ser amante do marido.


Caso contrário ele procura na rua.


Ainda hoje temos mulheres que se sujeitam a isso tudo quietas. Mas as coisas estão mudando e, não que eu seja a favor da traição, mas acho que isto é uma evolução (a traição feminina) mostra que as mulheres já não são tão submissas.


imagem de Rudolf
Rudolf
No PF desde: 12/06/2010

Acho que a traição mexe muito com a gente, pois representa que falhamos na confiança que depositamos em alguém. E, por tratar de sexo, o efeito é muito maior. Acho que isso independe se estamos falando de homens ou mulheres.


Quanto ao fato das mulheres serem agredidas mais violentamente do que os homens, acho que se deve à nossa sociedade machista. Homens recebem salários maiores, é mais normal um homem ser quem sustenta financeiramente a casa (o chefe da casa), ... Na nossa sociedade machista é normal aceitar melhor uma traição masculina.


Na minha opinião, a igualdade dos sexos está demorando muito para se tornar realidade de fato! Não me refiro à permissividade da traição nem de sermos andrógenos, mas de andarmos juntos, lado a lado. MESMO!


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Belle, adorei este teu post pq também vi essa declaração sobre infidelidade e, confesso, se fose eu a dona do post ele teria ouvido (lido) algumas palavras tão desaforadas da mesma maneira que postou. Quem diz o que quer, ouve o quem não quer...


Sinto em alguns foristas, na maioria homens, é verdade, mas as mulheres também o fazem, uma revolta, como se taição, principalmente a feminina, fosse o pior pecado capital (salientando que NÃO são todos os homens, como tu salientastes).


Traição, seja ela feminina ou masculina, É ERRADO, mas são erros humanos, uns são capazes de cometê-lo, outros não. E isso vale para tudo na vida. Quantos erros sou capaz de cometer e outras pessoas não?


Acho que o que temos que nos concientizar é que AS PESSOAS (independente do sexo) TRAEM! Se acho normal, errado, erradíssimo?? Opinião minha.

O fato é que depois que começei a ler o PF descobri que traição é um assunto, e um ato, muito mais comum, que pessoas como eu que nunca traí, e até onde sei não fui traída, se quer imaginava.

Nunca pensei que houvesse tantas infidelidades! Aos poucos estou aprendendo a ver como algo errado sim, mas que existe aos montes e não é com grosseria ou xingamentos que vou ajudar.

Trai, traiu? Paciência, vamos ajudar da melhor maneira possível sem colocar essa pessoas aqui como a própria Madalena e apedrejar em praça pública.


Vejo muitas vezes opiniões que, se eu estivesse no lugar de quem postou, iria me ajudar muito a repensar e escolher a melhor saída. Por outro lado, vejo cada resposta que se fosse o aconselhado talvez continuasse a trair só de raiva da falta de respeito! rs


Já falei aqui uma vez, o fato de alguém pedir uma opinião sobre um assunto não quer dizer que ela tenha que seguí-la. Quantos conselhos já recebemos na vida e não acatamos?? Certo ou errado deixamos muitas \"boas intenções\" de lado ao longo da vida. Isso faz parte, nem sempre o que é bom para mim também o será para fulano, beltrano...

Espero que esse post façam alguns homens e mulheres a repensarem sua forma de contribuir.

Na boa, se não tem nada além de xingamentos para dizer, não diga, fique quieto (a), garanto que será de maior valor É como dizem: a palavra é prata, silêncio é OURO algumas vezes...


Como disse a Nanda, vamos debater. Acho que será bem interessante!


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Eu resumiria o título Belle... por que OFENDER? Eu minha visão, tem várias pessoas \"meio agressivas\" (embora eu também já tenha incorrido nesse erro, mas reconheço e tento mudar) nesse fórum e essa condição desagua especialmente no tema \"traição\". Porque é um tema polêmico (embora tãão comum), que fere, que é amplo, que atinge o âmago do ego humano.


Entendo que tu falaste dos homens porque realmente, tem homens que parecem ter verdadeiro ódio de traição. Corrigindo! Dos traidores! Porque da traição, e só da traição (atitude) seria bem melhor. Mulheres também, mas tenho visto mais entre homens aqui no fórum. Antes que coloquem letras nas minhas mãos, é claro que eu desaprovo a traição (nunca traí e já fui traída, sei como dói) e nem quero que deixe de haver moral aqui no fórum, mas... talvez o tom tenha que mudar um pouco em certos casos.


É fácil tu ser fiel se tiver um bom casamento ou namoro, como muitos aqui. Mas a condição humana é tão variada! E se tiveres um casamento aos pedaços... (já tiveste?) com a autoestima no chão... e se fores uma pessoa super cantada, a quem os outros se jogam aos pés (massageando o ego, é fácil se corromper!) seja por ser rico/a ou lindo/a... \"água mole em pedra dura...\" Claro, devemos resistir e manter nossos princípios. Mas PODE ACONTECER de escorregarmos, é normal, um traidor nem sempre é um monstro!


Tem o traidor mau-caráter, vil... mas também tem o traidor que erra e se arrepende profundamente, ou realmente fica confuso sobre o que fazer e precisa de conselhos e conversas.


Não à intolerância e, paradoxalmente, sim ao caráter. É possível? Claro! Quero começar por mim. :)


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

E a Themis tocou em um ponto: o mundo É machista. Por isso a mulher que trai é mais odiada (principalmente pelos homens, mas também pelas mulheres insertas nesse panorama), é uma p...! Porque \"é normal homem trair\" por aí. Querendo ou não a sociedade é mais condescendente.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Lembrando, por fim: a INTOLERÂNCIA TOTAL é tão pecaminosa quanto a TOLERÂNCIA TOTAL. Não é espezinhar nem condescender, tem um meio-termo muito mais adequado aí... Falo no sentido da compreensão da atitude alheia.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Na teoria está tudo correto, a formação de meninos e meninas é realmente bem diferente e os resultados pesam de forma diferente na balança dos \"justos\".


Mas....esse é o Pf que têm como maior público o feminino, mulheres traem mas as vezes bate aquela dor na consciência e preferem ouvir a opniões dos outros, quem sabem como um salvo conduto para praticar tal ato ignóbil. (mesmo que seja um comentário a favor contra noventa que desaprovam)


Os homens não virão aqui para confessar esse tipo de coisa, sua indecisão em trair ou se já traiu, são formações diferentes...se eles viessem, com certeza o grau de desaprovação e comentários jocosos seriam os mesmos, pois atitudes de baixo relevo moral não são feudo exlcusivo de um sexo, a tônica é igual, apenas os modos de demonstrar isso a sociedade são diferentes.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Quote:
quem sabem como um salvo conduto para praticar tal ato ignóbil.


Mas Gu... acho que isso soou (posso tá enganada) um pouco superficial também, ou até \"jocoso\"... Acho que as mulheres em sua maioria não vêm buscar condescendência, afinal sabem que é errado e por isso mesmo vêm aqui em crise existencial, mas procuram mulheres que passem ou tenham passado pela mesma situação, conselhos, ou simplesmente serem ouvidas! Só nos ouvirem pode ser um grande passo pra não explodir. E, muitas vezes, a excessiva reprovação (em qualquer área da vida) leva ao efeito contrário ao desejado, o de \"fazer só pra dar nos dedos\".


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Sim Dame, perfeita colocação...acho que me expressei mal, pois não quero generalizar que todas busquem um pequeno alívio para se sentirem melhores para trair.


Eu deveria ter dito que algumas podem ouvir opiniões favoráveis nos seus casos para continuar a praticar tal ato, não todas, eu deveria ter sublinhado mais isso.


Quanto a excessiva reprovação, concordo que temos que ser diplomáticos e não pichar ninguém de p... como o exemplo dado no comentário de abertura do tópico.


Isso nunca fiz, mas eu bato na tecla do caráter mesmo, se não formos um pouco duros nesse ponto, a coisa começará a assumir ares de naturalidade....