Paradoxos: pode ofender as mulheres que traem?

157 respostas [Último]
imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu entendo que protestem contra ofensas, vindas de quem vierem e direcionadas ao assunto que for.


Isso é normal, válido e até interessante. Melhor ainda se formos analisar através do ponto de vista colocado pela Nandablue: se os trolls (acho que foi a Carla que deu esse nome a eles em outro tópico) estão em todos os lugares, cria-se um tópico para falar deles e assim podemos analisar o que se passa nas suas cabeças confusas.


Mas há coisas que não entendo. E que me fazem ultimamente evitar de passar aqui no PF.


É essa mania de uns quererem dizer \"como devem ser as opiniões aqui\", ou pior, de como as opiniões devem ser ditas (acho que a intenção é \"não ferir os sentimentos\" do avatar que pediu a opinião).


É chato e cansa pra caramba! Principalmente quando a pessoa coloca um assunto em pauta e de antemão já desclassifica quem tem opinião contrária, dizendo já de início que quem pensa assim incorre em \"clichê\" ou \"lugar comum\" e que \"ninguém pensa assim, só quem quer posar de bom moço(a)\". E por que faríamos isso, se o anonimato de um avatar impede que se granjeie popularidade com ele fora daqui?


Quem está aqui há mais tempo, sabe da minha opinião sobre esse assunto de traição. Não é muito diferente daquela manifestada pelo Caronte umas duas ou três páginas atrás. Então por que razão eu entraria num foro de opiniões, se não pudesse manifestá-la? E esse negócio de \"acolher, afagar, confortar\" a pessoa que vem aqui dizer que traiu? É outra falácia. Porque o que vejo por aqui, ao menos da minha parte e dos outros foristas que se posicionam contra a traição - estou mencionando os sérios - não são ofensas, são opiniões, às vezes duras, que narram o que a pessoa precisa ouvir e não o que ela quer ouvir.


O tom aumenta um pouco a gravidade quando a pessoa vem aqui falar que trai o outro(a) por culpa dele(a). Ou nos filhos. Porque aí, convenhamos, quem trai o seu companheiro(a) e entra num site aberto de opiniões e vem querer se colocar como vítima, precisa ouvir um discurso direto, sem meias palavras - o que está MUITO LONGE das ofensas - e depois analisar internamente se essas palavras duras mas verdadeiras o farão mudar, ou entrarão por um ouvido e sairão pelo outro. Problema dela, mas se não quiser ouvir o que não vai gostar de ouvir, é simples: não entre num foro aberto de opiniões pedindo a opinião dos outros. Ou entre mas não seja, ao menos, uma pessoa que se coloca como vítima, cheia de melindres (que não teve para enganar) e que precisa de \"apoio\".


Ou entre e faça isso, que seja. Na verdade, faça o que quiser. O que não dá pra tolerar é que num foro de opiniões - excetuando-se as ofensas, que realmente são incabíveis - tenhamos que obedecer uma cartilha estilística de como manifestá-las sem ferir os sentimentos de quem veio aqui contar algo de sua vida e quer saber o que pensamos.


Por fim: \"Mostrar que nós mulheres somos passíveis de erros, desejos e tentações, como você bem se referiu, mexe na ferida de alguns\" - é disso que estou falando: sutilmente, em cada frase, uma alfinetada: \"se vc é contra traição, é porque \"mexeram na ferida\"...de quem? a \"minha ferida\"? e que ferida eu tenho? alguém aqui me conhece na vida real para saber se tenho alguma ferida, ou pior, como sutilmente insinuou quem falou isso, que essa \"suposta ferida\" tem a ver com traição? Todos, homens e mulheres, são passíveis de erros. Quem diz que é feio ou errado trair não o faz porque é reclacado, como insinuaste. Assim como quem defende esse comportamento não deve ser considerado um verme ou coisa que o valha. Cada um sabe de si, mas se me pedirem a opinião, a darei, EDUCADAMENTE, mas de modo DIRETO. Só isso.


Bem, mas nem queria me estender muito, desculpem. Ultimamente, passo aqui no PF e leio muito, mas muito mais do que escrevo. Porque cansa esse negócio de ter que ficar justificando o que foi dito o tempo todo.


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Perfeito Júpiter, as pessoas opinam conforme seus princípios, sejam eles bons ou maus, e isso é tão subjetivo que nem tem como separar claramente um do outro (a não ser claro as ofensas, palavrões, que deveriam ser bloqueados pelos moderadores com agilidade, para evitar esse tipo de situação).

Agora querer \"balizar\" opiniões acho um pouco \"ditatorial\".


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

O tópico se refere a ofensas. Está bem explicado no título.


Não se refere às opiniões de conteúdo contrário à traição, nem à verdade dita sem rodeios, nem à uma linguagem mais direta e seca, nem ao conteúdo da opinião pessoal de cada participante.


Não vi intenção, nesse tópico, de balizar opiniões, como foi dito. Ninguém disse como as pessoas devem se expressar.


Apenas foi discutido a forma violenta como isso é feito, muitas vezes, e que isso não é bem visto por alguns participantes do fórum.


Até agora, as pessoas que realmente ofendem ainda não vieram colocar suas opiniões... E acho que nem virão.


Só acho importante que, usuários que nada têm a ver com esse tipo de conduta, não vistam uma carapuça que não é para eles.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Como me disse o sábio Dalai Austra... não se deve levar o PF tão à sério... :P


Que venham as pedras e os carinhos de pixels. Já que nem todo mundo (quase ninguém) tem bom senso (ainda mais em todos os momentos).


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Mas também tem o seguinte:


Se vcs acham normal, natural e inofensivo que alguém venha até um fórum contar sua vida e ser literalmente escurraçada com palavras de baixíssimo nível, então eu retiro tudo que eu disse. Devem existir pessoas vibrando com a sentença de apedrejamento de uma adúltera no Irã, certamente...


Pois educação é uma coisa que vem de berço, e realmente não é algo que se vá aprender num \"simples\" fórum...


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Seguem dois tópicos que acho que são compatíveis com este aqui. Vale a pena ler. São \"antigos\", muitos ainda não participavam do Fórum!! Fica a dica, quem estiver com tempo! Beijo


http://precisofalar.clicrbs.com.br/index.php/Comportamento/161123-Conservadores-X-Liberais-no-PF.html


http://precisofalar.clicrbs.com.br/index.php/Comportamento/150009-InfidelidadeVale-a-Pena-Opinar-Sob...


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Fórum é uma microesfera da vida. Aqui também existem os execráveis... e os que salvam o mundo.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Olá, Dame


O que exatamente está querendo dizer?


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Bem, como acredito que parte do que escreveu se dirige a mim, a criadora do tópico, quero deixar claro algumas coisas:


1. longe de mim, querer criar uma cartilha de como se proceder aqui. Não sou dona do PF, nem tampouco me cabe dizer como os outros devem opinar;

É triste ver que ao mesmo tempo em que muitos foristas compreendem a importância de um debate, em contrapartida, outros parecem não compreender a tônica da discussão. Problemas de interpretação? porque quem leu meu primeiro parágrafo, entendeu que mais que traição, a proposta aqui era tendo como ponto de partida a questão da traição feminina, tão polêmica aqui no PF, deslizar para outras questões mais amplas, como por exemplo as diferenças e assimetrias de gênero...

2. É mesmo lamentável que ao tentar aguçar o espirito crítico e reflexivo, ao tentar puxar a discussão para algo que fuja de determinadas premissas (justamente por querer amplificar o debate).

3. AMPLIFICAR o debate selecionando ou excetuando determinadas premissas mais , não significa DESCLASSIFICAR. E creio que ele foi bem contextualizado no inicio do post, quando dei um exemplo de um comportamento lamentável aqui no PF, dirigido a uma forista. Há dois tipos de argumentos : 1) quando a pessoa se demonstra contra ou a favor, explicando os motivos; 2) quando a pessoa é contra e responde através de manifestações de ódio. Felizmente, acredito que a maioria dos interlocutores que aqui responderam entenderam esta diferença CRUCIAL no post, já colocada de antemão nas primeiras linhas que escrevi...

É devido a estas diferença que a exclusão de determinadas premissas foi fundamental. Porque traição ou qualquer outro tipo de comportamento está embasado por genero.

E é na medida em que a traição é contextualizado por determinadas categorias, como sexo, ela se torna mais rica.

DESCLASSIFICAR o debate é torná-lo raso e torná-lo raso é conseguir enxergar somente um ponto, uma causa.

3. E infelizmente, a escrita abre muito mais margens para interpretações dispares do que no cara-a-cara. Então, acredito que quem quiser fazer parte de um fórum escrito de discussão, tem que esperar ter a contrapartida, que são mal-entendidos, o que vai exigir justificativas e explicações em busca de um consenso. Desclassificar é também imputar ao Outro, palavras que ele não disse. É um erro grosseiro e grave.

4. Ser contra ou a favor a traição não me parece ser nem de longe o mais grave. Mas sim, a empáfia de alguns ao escreverem seus discursos (e aí, não me refiro só aos homens, não, muito embora vcs sejam mais experientes em ser os donos da palavras_ como me expliquei anteriormente). Incomoda sim e muito.

E desculpe, vc não está sendo nem de longe EDUCADO e isso não é um discurso DIRETO.

Mas soa algo vc perguntar uma coisa e levar um tapa na cara de seu interlocutor como resposta de repente. Enfim, não sei quantos anos mais vão ser preciso para que algumas pessoas entendam que idéias se refutam através de idéias e não de meias-verdades, colocadas em um tom de grosseria.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Nandablue, sobre qual das coisas que falei? A penúltima ou a última?