Paradoxos: pode ofender as mulheres que traem?

157 respostas [Último]
imagem de Rudolf
Rudolf
No PF desde: 12/06/2010

Hehehe, perdão Carla. Falha nossa.


Achei que você estava defendendo a permissividade da traição do homem ao invés de detalhar como o machismo funciona.


Foi mal. Já deveria saber que você não pensaria assim :)


imagem de Diego_floripa
Diego_floripa
No PF desde: 17/12/2009

olá Belle D´Jour


bom sobre traição acho assim não vi nada de mais dos que eu li até agora , mais existe pessoas que acham que trair e ser traida é normal ou alguma coisa que não sacanagem com o parceiro , acho que essa pessoa precisa rever os conceitos sobre relacionamento dela urgente

UfA belle por um segundo pensei que voce iri criar a ditadura feminista no PF \"fiquei mais aliviado\"

olha belle num passo eu como homem não passo a mão na cabeça de ninguem ,dou a minha opinião sobre as coisa ,que normalmente é bem dura e muito cincera é o que eu faria na posição que a pessoa nos relata.

olha para mim

se a mulher trai o marido ela é um vagabunda e se o homen trai a mulher ele é tão vagabundo quanto ele , nenhum é mais ou menos vagabundo que outro!!!!

Tá olha so belle num quero falar nada mais infelizmente ou felizmente existe uma coisa chamada liberdade de expreção que algumas pessoas num sabem como usar , mais infelizmente ele tem o direito de te achar isso e aquilo é a opinião dele infelizmente nem eu nem voce nem ninguem pode fazer nada a esse respeito , claro que é muito sacana o jeito de se espresar da pessoa seja homen ou mulher mais é do o jeito dela num vejo como melhora isso.

é como te falei é a cabeça de alguns homen voce fazendo esse desabafo não vai mudar nada na cabeça dele infelizmente!!!

volto a bater o teu desabafo não vai mudar a cabeça deles

mais uma coisa eu garanto tem tambem algumas mulher que pensa assim tambem ,mais esse caras ai tem que se conter um pouco.

eu admito isso!!!

beijos e espero que voce entenda tudo que eu postei


imagem de Diego_floripa
Diego_floripa
No PF desde: 17/12/2009

olá Belle D´Jour


bom sobre traição acho assim não vi nada de mais dos que eu li até agora , mais existe pessoas que acham que trair e ser traida é normal ou alguma coisa que não sacanagem com o parceiro , acho que essa pessoa precisa rever os conceitos sobre relacionamento dela urgente

UfA belle por um segundo pensei que voce iri criar a ditadura feminista no PF \"fiquei mais aliviado\"

olha belle num passo eu como homem não passo a mão na cabeça de ninguem ,dou a minha opinião sobre as coisa ,que normalmente é bem dura e muito cincera é o que eu faria na posição que a pessoa nos relata.

olha para mim

se a mulher trai o marido ela é um vagabunda e se o homen trai a mulher ele é tão vagabundo quanto ele , nenhum é mais ou menos vagabundo que outro!!!!

Tá olha so belle num quero falar nada mais infelizmente ou felizmente existe uma coisa chamada liberdade de expreção que algumas pessoas num sabem como usar , mais infelizmente ele tem o direito de te achar isso e aquilo é a opinião dele infelizmente nem eu nem voce nem ninguem pode fazer nada a esse respeito , claro que é muito sacana o jeito de se espresar da pessoa seja homen ou mulher mais é do o jeito dela num vejo como melhora isso.

é como te falei é a cabeça de alguns homen voce fazendo esse desabafo não vai mudar nada na cabeça dele infelizmente!!!

volto a bater o teu desabafo não vai mudar a cabeça deles

mais uma coisa eu garanto tem tambem algumas mulher que pensa assim tambem ,mais esse caras ai tem que se conter um pouco.

eu admito isso!!!

beijos e espero que voce entenda tudo que eu postei


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Legal pessoal. Gostei das opiniões até agora. Fazia tempo que eu queria criar este tópico.

Concordo sim que o cristianismo criou uma idéia da mulher ser o \"Belo sexo\", ao mesmo tempo colocando-a como o \"segundo sexo\". Lembrei até das minhas primeiras aulas de Antropologia, quando deslumbrados, líamos sobre algumas culturas polinésias onde a paternidade (o papel do homem da relação sexual ) era ignorada. Ou seja, a criança era filha do cara, pelo simples fato deste ser casado com a mulher que engravidava. As vezes este ia guerrear por anos e ao voltar, se deparava com vários filhotes e os aceitava como filhos dele (rsrs). O fato da esposa substitui-lo temporariamente por outro \"marido\" em tempos de guerra era totalmente irrelevante...

Mas voltando a vaca fria, este tópico foi um tanto intencional. Acho que com ele, eu quis abrir uma pequena brecha para a gente falar sobre como a diferença de gênero é estrutural e estruturante de nossa vida social. Sem deixar espaço para que isso seja confundido com panfletarismo ou militância. Em um espaço como este, considerado pós moderno, e onde muitos ainda insistem em negar tais diferenças, ela aparece de uma forma sutil, mostrando como nossas mentes ainda são cristalizadas em tais assimetrias.

Diego, não entendi: vc achou que eu estava tentando instaurar uma ditadura feminista aqui no PF? Pq?

Bom quanto a liberdade de expressão, acho que em nome dela, muitos desatinos ainda são cometidos. Não existe isso de \"é meu jeito\", não justifica. Se o cara não age assim em sociedade, não sai ofendendo a primeira mulher desconhecida que ele acredita ser uma p... na rua, o que lhe confere o direito de num espaço como o PF assim o fazer? É um espaço virtual, mas é vida em sociedade do mesmo modo.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Só mais um adendo.

O que a Carla fala sobre a estruturação de gêneros é muito relevante.

Mas fico pensando numa coisa aqui.

Vocês já repararam que quando se ofende alguém é sempre através do rebaixamento da sexualidade feminina vista como socialmente marginal? Quando trata-se de um homem: “Seu filho da p...”; “Seu corno”, ou ainda “Veado” (o veado é alguém que como a mulher, é portador de uma sexualidade passiva; gosta de ser penetrado). Ou ainda, “brocha” (feminilizado porque perde seu papel de comedor).

Quando trata-se de uma mulher: “p...”. Vadia, piranha...enfim. Ou seja, é nítido que há uma hierarquização aí, onde a sexualidade feminina é objeto de julgamento, marginalização, escárnio e instrumento de moralização. Cadê a sexualidade masculina? Ela não existe porque ela é dada. O homem pertence à esfera do pensamento, da ação e no que tange a masculinidade, como na vida, o homem é um ser em atividade, ele simplesmente “come”; é seu papel e ninguém questiona. Ao contrário, dizer que um cara é “comedor” é elogio.

Esta associação entre mulher / sexo / passividade e homem/ mente/ atividade, é a meu ver, o que se reproduz tanto aqui no PF quanto em muitas esferas da vida social.


imagem de joiarara
joiarara
No PF desde: 05/09/2010

A grande diferença entre os sexos é o grau de culpa e (falta de) discrição. O homem trai, mas não vem aqui confessar ou pedir conselhos... Para que dar a cara a tapa?


Difícil tratar de assuntos íntimos com \"liberdade\" e intenção sincera de trocar experiências com tantos homens mascarando preconceitos em forma de opiniões e mantendo as mulheres em grilhões milenares, invisíveis, sob o pretexto de que \'é ilegal, imoral ou engorda...\'.


Sinceras desculpas aos discordantes, mas não acredito que discutir o teor deste tópico com homens vá acrescentar ou promover alguma mudança positiva na maneira como certas confissões femininas são encaradas pela ala masculina no PF.


Com todo o respeito.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Uepa, percebo quer muita gente entendeu o uso do termo \"divinização\" ao pé da letra. Não foi bem assim que eu pretendi.


Quando falo da divinização da mulher, falo da idealização que recai sobre o \"ser feminino\". Temos zilhões de exemplos dessa idealização. Quando vemos uma mulher cometer um crime bárbaro, por exemplo, independente de inclinações naturais, culturalmente temos dificuldade em aceitar um lado sombrio e cruel partindo de uma mulher. Culturalmente, acreditamos que é da natureza feminina ser complacente, tolerante, moderada e no controle dos próprios impulsos agressivos. É desse tipo de \"divinização\" que falo. Espera-se das mulheres um padrão de comportamento mais \"elevado\" do que o dos homens. E quando a mulher \"desce\" ao mesmo padrão masculino (que nada mais é do que o padrão humano), ela choca.


Na nossa cultura, a mulher, para ser respeitada, não pode ser Eva (a causadora da derrocada do homem) emuito menos Lilith (a mãe de todos os demônios). Ela deve ser Virgem Maria, a mãe pura e intocada. Pode no máximo ser Madalena, a penitente arrependida.


E quanto ao cristianismo, gente, acho que há um certo menosprezo quanto à sua importância pra a condição da mulher. Discordo que o cristianismo em si tenha sido responsável pela inferiorização feminina. Foi a partir dele que a mulher passou a ter o status de ser humano. De segunda categoria, por fortíssima influência da cultura greco-romana, mas agora ser humano. Antes do cristianismo, a mulher estava equiparada aos animais e objetos. Duvidava-se até mesmo que ela tivesse uma alma a ser considerada. Não fosse justamente a visibilidade dada a mulheres como Maria Mdatalena e Virgem Maria, a coisa teria sido ainda muito pior.


imagem de Dr. House
Dr. House
No PF desde: 15/05/2010

Talvez por não ser mulher e não falar esse tipo de coisa explicitada no primeiro post eu não vejo todo esse machismo por aí não, sinceramente.


Nem vou comentar muito pois estou sem tempo, mas gostaria de frisar que mesmo a forista criadora do tópico acreditando ou não, eu falo as mesmas coisas sobre atitudes cometidas por homens ou mulheres, não faço tal distinção.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Quote:
Quando falo da divinização da mulher, falo da idealização que recai sobre o \"ser feminino\".


Exatamente, Carla... Essa idealização vem da cultura, que inclui a religião (ou crenças). A maneira de ver da sociedade (em geral) não vem de outra condição que a cultura, uma fomenta a outra (sociedade e cultura).


Tu tocaste em um ponto bem chave que eu tinha pensado, a Virgem Maria. Exatamente, a sociedade cristã ocidental vê a mulher com nuances de Virgem Maria: a mãe protetora - mais uma vez a cultura cristã. Nossa cultura ainda é cristã, não vamos mudar séculos só em um começo de Pós-Modernidade. Na sociedade oriental, cuja religião islâmica também vem do Cristianismo, a mulher é bem menos importante por não terem eles as bases que temos. É claro, não tô dizendo (nem disse antes, só se me expressei mal ou fui mal compreendida) que o Cristianismo formou a imagem que temos da mulher e do homem, eu disse que é um dos maiores responsáveis, afinal nossa cultura é toda cristã ainda (mas menos do que era, é mais liberal, as grandes instituições como a Igreja estão caindo na sociedade).


Enfim... a própria religião do Cristianismo, Carla, advém das crenças grego-romanas. A igreja primitiva cristã foi muito inspirada nos valores e crenças dos gregos e romanos, até porque com eles muito conviveu. E grande parte da nossa cultura cristã vem dos gregos e romanos, daí ter-se derramado essa cultura greco-romana na nossa - talvez a supremacia masculina etc. E outros elementos foram adicionados, a importância da mulher é maior agora do que na Antiguidade greco-romana.


Enfim, vivemos de estereótipos. Chamam de \"arquétipos\". São coisas inconscientes. Inconscientemente, com a herança de milênios, vêmos o homem de um jeito e a mulher de outro, em geral, e é difícil escapar disso. Mas nunca antes se tentou tanto escapar do passado do que na Pós-Modernidade (ou seja o que for nossa atualidade).


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Adorei usar o quote hehe, não levem a mal. :P