Tema Aborto volta a ser discutido

359 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Alice

acho que o aluguel varia conforme o bolso do LOCADOR.... :(


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Outra questão:


Por que a mulher acha que é dona do embrião ou feto que está se desenvolvendo em seu ventre? Se é só um amontoado de células, carne e material genético, não é só dela, é também do homem com quem se relacionou.


Se a natureza tivesse premiado os homens, ao invés das mulheres, com a função de gerar uma vida em seu corpo, provavelmente nós, mulheres, estaríamos gritando aos quatro ventos que os homens não poderiam passar por cima de nossa vontade e abortar nossos filhos sem que concordássemos com isso. Diríamos que isso era mais uma manifestação machista! Afff


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Desconheço essa informação de que nos EUA ocorra tal prática. Mas se for verdade, eu pergunto: e daí? Não passa a ser uma coisa certa por causa disso.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Justamente!


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Entendo o seu ponto de vista, Nanda. E o respeito.


Mas se é assim, por que não se penalizam os crimes praticados por adolescentes e crianças? Por que precisamos do ECA? Bastava fazer valer o direito deles como cidadãos, não precisaríamos de um código específico... (lá vou eu, que nunca estudei Direito me meter a falar besteiras... o os advogados aqui presentes que tenham paciência, por favor...).


Se as crianças e os bebês podem ter a capacidade decisória válida, e os direitos presevados, os deveres também deveriam existir. Pelo pouco que estudei na escola, cada direito corresponde a um dever.


E quanto aos homens? Que homens?

Na maioria das vezes, quando não há uma relação estabelecida entre o casal, a gente sabe que o homem diz: "faça o que voce achar melhor, se quiser abortar, eu pago; se quiser ter esse bebê, até vou registrar e pagar a pensão, mas não conte comigo pra mais nada. Ah, e quando ela não escuta: tem certeza que esse filho é meu?"


Às vezes, nem isso... Mas sim: "Caramba, e agora? Mas por que VOCE não se preveniu???"


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Comércio de órgãos existe em qualquer sociedade, na estadunidense inclusive.


Pra isso não se precisa de referência.


Perguntei se isso ocorre com a anuência dos estados americanos ou sob abrigo de uma lei federal.


Tem essa fonte?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

pelas notícias que leio a lei sobre doação de fluídos corporais com "retribuição financeira" varia para cada estado americano...

não tenho conhecimento da Lei específica, mas o seu ingRes é méio que o meu, tio google lhe ajudará... :)


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Alice


Em se tratando de crianças, direitos preservados são uma coisa, capacidade decisória é outra totalmente diferente. A criança, por motivos óbvios, não é livre para fazer o que bem entender exatamente porque não é responsável pelos seus atos. Mas isso não faz dela um indivíduo sem direitos, nada a ver uma coisa com a outra.


Falo de homens com H maiúsculo, que são responsáveis pelos seus atos, dignos, honestos. Sim, eu acredito que eles existam. Sei que há tudo isso que vc citou por parte de muitos homens, mas isso não tira o direito de um homem sobre um filho seu no ventre de uma mulher.


Desculpe-me, mas esses argumentos não se sustentam... Não se formos nos basear em raciocínio lógico.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Alguém discorda que o bem mais precioso que possuímos é a vida? Alguém pode citar algo mais importante do que isso? Se puder, por favor, faça.


Alguém sabe exatamente o ponto onde a vida começa? Por tudo que debatemos até agora, percebemos não haver um consenso definitivo sobre o assunto. Sem contar que, de acordo com o ponto de vista (científico, biológico religioso, legal, pessoal, etc), essa definição pode variar desde a concepção até o momento do primeiro suspiro fora do útero, ou seja, algum momento num período de longos nove meses. Que momento é esse exatamente? Alguém tem certeza sobre ele? Se alguém tiver certeza absoluta, por favor, fale.


Imagino que cada um aqui possui uma opinião acerca do momento exato onde começa a vida. Mas não certeza. Certeza ninguém tem. Opiniões são subjetivas, pessoais, fruto de vivências e julgamentos. As pessoas possuem opiniões diferentes sobre um mesmo assunto, portanto opiniões não são exatamente os melhores argumentos para tratar de assunto tão sério como é o aborto.


É dever do Estado proteger a VIDA. Alguém discorda disso? Alguém é contra isso? Se for, por favor, manifeste-se.


A partir do momento em que não se pode definir exatamente onde a vida inicia, sendo que esse ponto pode estar em qualquer tempo num período de nove meses, é racional, lógico e coerente que a VIDA seja preservada desde o POSSÍVEL início de sua existência, não é mesmo? Caso contrário, estaremos correndo um risco sempre que, hipoteticamente, delimitarmos um início legítimo para VIDA, já que ela pode ter iniciado antes do que nossa vã opinião acredita.


Tendo um revólver carregado com uma única bala em mãos, somos desafiados a mirarmos no meio de nossas testas e puxar o gatilho. Temos mais chances de viver do que de morrer, existe apenas uma bala, mas nós não sabemos onde ela está. É inteligente confiar na sorte e correr o risco?


Eu tenho uma opinião (pessoal, obviamente) sobre o momento em que se inicia a vida. Mas eu não sei se ela é correta, não há como saber! Seria muita presunção da minha parte achar que eu conheço o que a humanidade até hoje não conseguiu provar ou definir... Sendo assim, na dúvida, sob pena de estar eliminando VIDAS como se nada fossem, o aborto não deve ser praticado. E desafio a quem possa contestar esse raciocínio com argumentos sustentáveis. A não ser que eu esteja me dirigindo a gênios da ciência que possuem a revelação sobre o início da vida. Nesse caso, retiro tudo que disse e humildemente peço desculpas.


Aguardo respostas para seguirmos o debate. Obrigada.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Nanda

hoje pensando sobre este tópico comecei a me perguntar isso... qual é a minha opinião de onde começa a vida...

aí me deparei com o seguinte... a diferença entre VIDA HUMANA e CORPO HUMANO

explico e espero me fazer entender... (não escrevo também quanto meus miguxos)

quando alguém é diagnosticado com morte cerebral, ainda existe vida... é um corpo humano, está lá respirando, coração pulsando.... mas há vida humana?

o que caracteriza uma vida humana? pensar?