Tema Aborto volta a ser discutido

359 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Matéria do G1

Quote:
Uma comissão de juristas nomeados pelo Senado para elaborar o anteprojeto de um novo Código Penal propôs, entre outros pontos, a flexibilização das penas em assuntos polêmicos como o aborto e a eutanásia, informou neste sábado o jornal 'O Estado de S. Paulo'.

O grupo, reunido até a noite da sexta-feira em Brasília, definiu na proposta que a legalização do aborto deve ser estendida até antes das 12 semanas de gestação quando um médico ou um psicólogo avaliarem que a mãe 'não está em condições para a maternidade', publicou o jornal.

Da mesma maneira, o novo Código Penal contemplaria a descriminalização do aborto nos casos de gravidez não consentida com técnicas de reprodução assistida.


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/03/juristas-do-senado-propoem-flexibilizar-penalizacao-de-aborto-no-brasil.html


*

STF discutirá aborto em casos de anencefalia

Quote:
Depois de quase oito anos, o Supremo Tribunal Federal deverá votar nesta quarta-feira (11) uma ação que decidirá se as mulheres grávidas de um feto anencéfalo (malformação incompatível com a vida) poderão interromper a gestação sem necessidade de autorização judicial. Hoje, elas são obrigadas a peregrinar pela Justiça, em geral por meses. Em alguns casos, o juiz dá autorização, em outros não, numa zona ambígua que depende das crenças pessoais de quem julga. Às vezes, quando o juiz dá a licença, já demorou tanto tempo, ocorreram tantas idas e vindas no processo, que o bebê nasceu e morreu. Em parte porque, ao descobrir que uma mulher pediu a interrupção da gestação anencefálica, grupos religiosos usam a estratégia de atrasar o processo com recursos como, por exemplo, um “habeas-corpus para o feto”. A ação, que já é lenta, tarda ainda mais, até que não exista mais o que julgar.

Na prática, como todos sabemos (com exceção dos hipócritas, talvez), as mulheres de classe média resolvem a questão buscando clínicas clandestinas de aborto, para não ter de se submeter à demora e às dificuldades de um processo judicial no Brasil. Quem procura a Justiça são as mulheres pobres, que dependem da rede pública de saúde para interromper uma gravidez. Nesta quarta-feira, o STF terá a chance de estancar – com atraso – uma violação sistemática dos direitos humanos causada por um vácuo na lei, que além de desamparar as brasileiras mais frágeis em um momento dificílimo da vida, as condena à tortura.


http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/04/chega-de-torturar-mulheres.html

Quote:
"

Segundo a jornalista, os ministros que apoiam a legalização são o próprio Ayres Britto, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e Joaquim Barbosa. Desta forma, faltariam apenas dois votos para aprovar a descriminalização."


*

o que pensam a respeito, a gravidez deve ser mantida em qualquer circunstância?


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Quote:
o que pensam a respeito, a gravidez deve ser mantida em qualquer circunstância?


Não, em hipótese alguma, é preciso legalizar o aborto com urgência, a matança e mutilação de mulheres é um absurdo, é preciso que tenhamos autonomia total sobre nosso corpo. 100% a favor do aborto.


Ahh, por favor só não me venham com aquela coisa chata e chichê "Pq não se cuidou"...afff


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

pois é, como bem falou a Eliane Brum todos sabemos que abortos são feitos em clínicas clandestinas por quem pode pagar....

mas acho difícil em um país com a cultura católica como o nosso, e que gosta de varrer a sujeira para debaixo do tapete que o aborto por escolha seja legalizado... (hipocrisia mode ON, veja o caso dos gays... a maioria da população acha podem viver juntos, desde que fiquem escondidos, longe dos olhos)

o aborto em casos de anencefalia deve ser aprovado já tem a maioria... depois de 8 anos em discussões...

mas creio que a opção para as brasileiras optarem, por seguir ou não uma gravidez indesejada, ainda está longe...


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Quote:
o aborto em casos de anencefalia deve ser aprovado já tem a maioria... depois de 8 anos em discussões...


No Brasil, onde a justiça vai de lerda a parada, geralmente quando 'liberam' o aborto a coisa já esta numa fase onde a mãe corre risco, sendo assim, penso pq não esperar o fim da gravidez e liberar os órgãos para doação? Tem muitos bebezinhos precisando, apesar de extremamente dolorosa seria uma atitude nobre.


Ana, andei lendo (superficialmente) algo sobre o Papa ter aceito a questão do aborto nos casos de anecefalia.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

O problema é que o tema é discutido, reformulado, emendado, porém a bancada evangélica no Congresso, que não é pequena, faz pressão e a lei não é aprovada.

Pior: pelo jeito, a nossa presidente, mesmo sendo mulher, fica refém dessa situação, porque não pode abrir mão de um apoio dessa magnitude.


Ou voces se esqueceram que antes de ser eleita, ela teve que desmentir que era a favor do aborto, porque os meios de comunicação ventilaram a notícia, e ela teve que se reunir com pastores e líderes do segmento católico, porque corria o risco dos pastores pregarem em seus púlpitos que votar na Dilma seria ir contra as leis de Deus, e ela perder milhões de votos evangélicos e não ser eleita?


E o kit anti-homofobia, produzido pelo MEC, mas recolhido das escolas assim que a bancada evangélica bradou que não votaria mais NENHUM projeto de lei?


imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Concordo que o aborto seja legalizado, mas confesso que fico com uma ponta de medo: não seria muito banalizado o aborto?

Não sei o quanto um procedimento destes (mesmo bem feito) pode prejudicar o organismo de uma mulher...e talvez teria mulheres fazendo isso uma vez por ano.

Ao mesmo tempo, cirurgia plástica é muitas vezes desnecessária, tem o risco de qualquer cirurgia, de certa forma prejudica organismo de quem a faz, e é legalizada. Então....fica só a questão religiosa mesmo. E essa é mais complicada de se lidar. Como provar para uma pessoa extremamente religiosa que é melhor não colocar uma criança no mundo do que colocar a criança para sofrer?


imagem de byonce
byonce
No PF desde: 31/08/2011

Sou contra.


SE ASSIM ELAS JÁ FAZEM...IMAGINA "PODENDO"


Tem como prevenir,acho q a educação seria o melhor a se fazer.


Educar para não se criar essa situação de "ter" q abortar.


Querendo ou não,na minha opinião é uma vida q está ali e não pediu para nascer..termo bem popular mas necessário.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

ANA!! Abri o site com o intuito de postar essa matéria.


Porém, gostaria que vcs compartilhassem a ideia de vcs quanto a outro ponto também.


Existe no Brasil a chamada União dos Juristas Católicos, a qual defende os direitos do ser humano desde sua concepcão até a morte natural.

Logicamente, eles são contra o aborto, em qualquer de suas formas, até nos casos de anencefalia.


Minha dúvida reside aqui: vcs concordam com juristas, assumidamente católicos, julgando estes casos a partir de suas crenças pessoais? O Estado não é laico? Como podem, então, dissipar essa ideia e tomar decisões assim?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

oi Poivre


não só os católicos são contra, os espíritas também são contra...


eu não sei se uma pessoa é capaz de julgar completamente parcial e liberto de suas crenças e costumes...

como pode médicos homens e juristas opinar e julgar o que uma mulher sente com um bebe acéfalo dentro do seu corpo?

aborto é um assunto enormemente polêmico... eu defendo que as mulheres tenham a opção, mas acho errado usarem aborto como método contraceptivo ...

me pergunto também se os fetos gerados para inseminação artificial, quando descartados são usados para pesquisas cientificas... eles são menos humanos que um feto dentro de um ventre?


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

E digo mais: É incompreensível que o aborto de anencéfalo seja repudiado dessa forma, enquanto existe lei expressa autorizando a prática nos casos de estupro. Quer dizer então que um feto teoricamente saudável, proveniente, todavia, de um ato criminoso, pode ser abortado, mas aquele que não sobreviverá por mais de alguns minutos, porque não tem cérebro, este não poderá ser retirado do ventre da mãe?


É confuso demais. Falam sobre a questão psicológica quando do estupro, e esquecem do trauma que vive uma mãe que carrega um feto anencéfalo.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

O Estado é laico?

Então por que toda repartição pública tem um crucifixo, inclusive nos fóruns?