Deus existe?

462 respostas [Último]
imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Eu ia falar, mas a Circe chegou antes e não deixou um nadinha pra mim.


Só continuo incomodada com uma coisa: já que o preconceito é inerente ao ser humano e milenar, eu devo simplesmente me omitir e não combatê-lo, é isso? Espero que não, porque caso contrário, devemos imediatamente encerrar o debate sobre homofobia, sobre racismo ou sobre violência doméstica. Toda e qualquer lei que tenha sido criada no intuito de eliminar essas mazelas de nossa sociedade devem ser revogadas agora. Afinal, tudo isso faz parte de uma cultura milenar e, portanto, também é intocável.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Quote:
Cada um deve lutar por aquilo que acha certo


Quantas vezes vou ter que repetir isso, aos que acham que defendi a passividade? E mais: lutamos contra aquilo que nos incomoda, sempre. Que queremos que seja diferente.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Quote:
Afinal, tudo isso faz parte de uma cultura milenar e, portanto, também é intocável.


E eu também acho que nem cheguei perto de dizer que a cultura milenar é intocável... Disse que sempre muda, aos poucos, e só acho desperdício de energia se CHATEAR demais com certas coisas da cultura. Mas como disse, cada um luta pelo que acha certo e várias gotas fazem um oceano.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Mas como disse, cada um luta pelo que acha certo e várias gotas fazem um oceano. (2x)


Quote:
Por mais que haja interpretação, certas coisas são entendidas como são ditas. Uma vez que tu gasta várias linhas defendendo o fim de cruzes e outras ideias cristãs na cultura, é óbvio que isso te incomoda, ao contrário do que tu diz.


Leia o meu segundo post e vai entender o \'incômodo\' e de onde ele vem. Aliás, não me sinto mal por ele... É meu e de muitos juristas e humanistas que admiro muito. Não é incômodo pessoal Dame, acho que isso você entendeu... Sou indiferente a isso até mesmo por não ser religiosa, mas a idéia de Estado laico, igualdade, etc etc permeia meus pensamentos, daí as afirmações que fiz aqui.


Quote:
E uma vez que eu vir falar de alguns ateus te irritou, é óbvio que tua postura é defensiva.


Dame, vim falar de mim, atéia. Não vim falar de ateus. Eu só queria que você entendesse que compreendi sua generalização a respeito de muitos ateus e eu vim aqui somente para dizer que nem todos seguem o estereótipo do \'ateu-cientista/louco-revoltado/que matou deus\'. Assim como você veio aqui expressar que sua crença em deus é algo mais sensato, que você não tem a mente pequena como muitos outros cristãos que tomam a bíblia ao pé da letra e acreditam em toda metáfora que há no livro. Será que é tão difícil compreender isso? Você não se ofendeu com o que foi dito sobre cristãos mas veio aqui mostrar o seu lado. Eu fiz o mesmo.


Quote:
E eu também acho que nem cheguei perto de dizer que a cultura milenar é intocável... Disse que sempre muda, aos poucos, e só acho desperdício de energia se CHATEAR demais com certas coisas da cultura.


Dame, não estou chateada, eu não organizo passeatas, não visto camisas pró ateísmo, não saio gritando que deus morreu, etc etc. Pela milésima vez: estou tratando de questões jurídicas, antropológicas. A minha idéia se baseia na evolução da democracia que abarque a todos e que a idéia de liberdade de crença, laicidade e isonomia deixe de ser mera ficção jurídica. Se você não entendeu isso até agora e continua achando que sou uma gótica/punk/atéia/metaleira revoltada, paciência. E me desculpe, mas é essa a impressão que você me passa.


Quote:
Em primeiro lugar, gostaria de te dizer uma coisa que espero que tu leve como uma crítica construtiva na tua profissão de advogada, que é exatamente argumentar: tem um pequeno problema teu que já notei de tempos atrás, muito comum e inclusive já cometido por mim várias vezes (mas que tenho tentado mudar em mim) que é tu dizer uma coisa e alegar que disse outra. Por mais que haja interpretação, certas coisas são entendidas como são ditas.


É Dame, eu não pretendo ser a pessoa mais coerente e que domina todas as técnicas da retórica romana. Eu apenas emito minhas opiniões, posso ter me expressado mal e daí a idéia de contradição evocada por você. Mas reitero o seguinte: não se trata de incômodo de adolescente revoltada, mas de questões mais profundas que, a meu ver, contribuem para a evolução da sociedade.


Eu não gosto simplesmente passar pela vida sem perceber que não fui atrás do que eu acreditava. Eu sou assim, você prefere pensar que nossas crenças devem ser trancafiadas dentro de nós como se fosse falta de respeito emiti-las. Eu penso diferente, penso que é expressando a diferença que a tornamos conhecida, que as pessoas percebem que há uma nova realidade que se insere no tecido social aos poucos.


Eu não jogo pedras em igrejas, eu não coloco propagandas em ônibus, eu não quero instituir a igreja universal do ateísmo e nem tenho Darwin como meu papa supremo. Eu estou tratando de respeito, laicidade, isonomia extensível a todos - juridicamente e doutrinariamente é assim que construimos conceitos, com novas idéias sendo propagadas, com novas interpretações, lançando na sociedade situações que, num primeiro momento são hostilizadas, mas que aos poucos são aceitas como diferentes, mas parte do todo.


Se nada disso você compreendeu e ainda insiste que estou me contradizendo...


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Quote:
Só continuo incomodada com uma coisa: já que o preconceito é inerente ao ser humano e milenar, eu devo simplesmente me omitir e não combatê-lo, é isso? Espero que não, porque caso contrário, devemos imediatamente encerrar o debate sobre homofobia, sobre racismo ou sobre violência doméstica.


Isso me lembra quando fui elaborar minha monografia, sobre a adoção por casais homossexuais. Meu professor, que é procurador federal, me hostilizou o curso inteiro, me disse que a Constituição não reconhecia a união homossexual como família como se isso não pudesse ser mudado futuramente... Porque não é possível que você defenda o respeito ao ser humano e o seu direito à um tratamento digno e igualitário sem que você faça parte da minoria que defende... logo, se eu defendia adoção por homossexuais, estava lutando em prol de uma causa pessoal... mais nonsense impossível. :S


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Quote:
você prefere pensar que nossas crenças devem ser trancafiadas dentro de nós como se fosse falta de respeito emiti-las


Eu também não disse que penso assim... crenças trancafiadas... ao contrário! (Colocando palavras em meus dedos)


Quote:
Dame, vim falar de mim, atéia. Não vim falar de ateus.


Veio sim, defender os ateus e como tu mesma disse alegar que não são tal e qual expus (segundo tu, que generalizei, mas disse que só boa parte é assim e que foi por minha experiência, não falei como dona da verdade...)


Quote:
É meu e de muitos juristas e humanistas que admiro muito.


Sobre o incômodo. Uma vez que tu quer lutar por isso (nem todos os da área jurídica o fazem), é porque te incomoda. Não tem sentido dizer que não... Não disse que te tira do sério, que te leva a passeatas e tira teu sono, mas te perturba essa realidade. É tão difícil admitir que querer mudar uma coisa é resultante de um incômodo interior? Mesmo que seja também por fatores externos.


Quote:
sua generalização a respeito de muitos ateus e eu vim aqui somente para dizer que nem todos seguem o estereótipo


Eu acabei de dizer que não generalizei e que nunca disse TODOS, vou ter que repetir mais umas 900 vezes... mas parei...


Quote:
Se nada disso você compreendeu e ainda insiste que estou me contradizendo...


Insisto... Acho que duas coisas: tu pode te expressar mal ou realmente se contradizer. Coisas difíceis de diferenciar...


Enfim... contradição não é vergonha pra ninguém. É a coisa mais comum do mundo, mesmo pra quem acha que não a pratica. Acho pior não admitir que se contradiz hehe. Mas ok, vamos pensar que foi tudo um erro de interpretação da minha parte e exposição da tua, quem sabe seja...


Não quero perder horas discutindo improdutivamente.


E nunca pensei nem perto em uma adolescente revoltada. E também sempre tento ir atrás do que acredito e não ver a vida passar. Passividade é a coisa que mais odeio na vida!


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Quote:
Eu acabei de dizer que não generalizei e que nunca disse TODOS, vou ter que repetir mais umas 900 vezes... mas parei...


Leia direito o que eu disse: \"sua generalização a respeito de MUITOS ateus e eu vim aqui somente para dizer que nem todos seguem o estereótipo\". Eu entendi que você tratou de uma parte, não do todo. Fique tranquila quanto a isso.


E sobre contradição... Eu ainda acho que me expressei mal, relendo o que eu disse. Não coloquei algumas expressões onde deveria, mas é perda de tempo tentar dizer que não estou incomodada com sua visão dos ateus em geral, de alguns em particular, que não estou querendo \'lutar em prol do ateísmo\' como uma causa pessoal, já que posso passar a vida inteira sem contar aos outros que não sigo deus algum e viverei tranquilamente, pode acreditar.


Ah, nem sempre somos claras, vale pra mim, vale pra ti. A imagem que suas palavras me deixaram foi a de alguém que acha improdutivo expor o que pensamos se aquilo não vai mudar, se vai provocar um caos social. É como se a cultura que você diz milenar não fosse mudar simplesmente porque eu penso diferente:


Quote:
Mas não é nosso direito querer mudar uma cultura milenar. É nosso direito fazer nossas escolhas e acreditar no que desejamos.


Como não é nosso direito querer mudar a cultura milenar que está posta? Como assim? Então eu preciso me conformar, já que não tenho esse direito que você citou aí. Se eu posso fazer escolhas e não devo mudar a cultura, eu só posso pensar em passividade, em conformismo, em não externar meu pensamento já que não tenho direito \'a tentar mudar a cultura milenar\'.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Enfim, agora me vou. Hitchcock me espera, para meu deleite.


Boa noite para ti e perdão se soei agressiva, não era esse o meu desejo.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

É, aí no direito eu viajei. Me expressei mal, eu quis dizer que não temos o direito de achar que a cultura e as tradições TÊM que ser como queremos, como nossas crenças (não só religiosas) querem. Quer dizer, somos dependentes da cultura, vivemos dentro dela, somos de certa forma subjugados a ela mesmo que não concordemos, somos seres sociais e obrigados a ter que seguir muitos aspectos da cultura sem poder mudá-los. Enquanto outros podemos mudar... ou esperar que alguém que possa faça isso.


Como se pode ver, todo mundo se expressa mal. :)


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

É, aí no direito eu viajei. Me expressei mal, eu quis dizer que não temos o direito de achar que a cultura e as tradições TÊM que ser como queremos, como nossas crenças (não só religiosas) querem. Quer dizer, somos dependentes da cultura, vivemos dentro dela, somos de certa forma subjugados a ela mesmo que não concordemos, somos seres sociais e obrigados a ter que seguir muitos aspectos da cultura sem poder mudá-los. Enquanto outros podemos mudar... ou esperar que alguém que possa faça isso.


Como se pode ver, todo mundo se expressa mal. :)