campanha dos ateus em ônibus

72 respostas [Último]
imagem de fabiosouto
fabiosouto
No PF desde: 05/11/2010

Pessoal, como há muitos no PF ds RS, gostaria de ouvir a opinião de vcs sobre a campanha da comunidade de ateus do Brasil, afixando propagandas nos coletivos de Porto Alegre e Salvador.


Vale a pena, antes, ler a matéria do Estadão, que exibe algumas das propagandas e traz um excelente artigo de um ex-padre de Bagé.


http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2010/12/19/J8.pdf


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Cada um no seu quadrado como diriam alguns. Existindo respeito mútuo e discrição, esse tipo de campanha não precisa acontecer.


Acho até que pode inflamar mais os ânimos do que exatamente apaziguar...


É ateu? não precisa divulgar aos quatro cantos;


É religioso? faça suas preces, viva sua vida e não tente converter meio mundo à força...


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Guilherme, concordo com tudo que disse..

Como seria bom se o mundo aprendesse que ninguém precisa pensar igual. Em se respeitando e não prejudicando ninguém, todos somos livres para pensar e agir.


\"É ateu? não precisa divulgar aos quatro cantos;


É religioso? faça suas preces, viva sua vida e não tente converter meio mundo à força...\" 567xs


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Como já disse por aqui, sou atéia. No entanto, tento ser o mais tolerante possível - mesmo com gente que acha que sou o diabo, que tenho o diabo no corpo, estas coisas (já ouvi coisas desse tipo).


E como uma pessoa que tenta diariamente ser tolerante e respeitosa, abomino qualquer tipo de militância de caráter religioso ou não. Eu não gosto quando digo que não tenho religião e dez pessoas que tem religião acham que devem me convencer sob pena de pecarem por omissão ou me verem arder no mármore/fogo do inferno. Eu respeito, eu sou atéia, eu nunca pretendi impor a ninguém a minha descrença.


Penso que cada um tem a religião e a fé que lhes completa, que lhes satisfaz. E isso é algo extremamente pessoal, é algo que ninguém deveria opinar ou sequer questionar. Mas infelizmente isso não acontece e o que vejo é o desrespeito crescente, sobretudo por parte de evangélicos - que gostam de destruir terreiros de candomblé, centros espíritas e outros tipos de centros religiosos. Estas pessoas religiosas distorcem o sentido de religião individual e tomam como missão evangelizar o mundo inteiro, mesmo que isso implique em fazê-lo à força - um crime contra a liberdade de pensamento.


E entendo o porquê da militância ateísta: sou atéia há cerca de 9 anos e o sou por não conseguir acreditar em nada, sobretudo no cristianismo. Se eu já quis? Sim, quis, mas não tenho fé, sou extremamente prática e racional. No entanto, à parte minha ausência de religiosidade e fé, sou uma pessoa que tem valores, que cumpre leis, paga impostos, segue as regras. Sou uma pessoa que, como disse alguém \'enquanto não digo que sou atéia, passo como uma verdadeira cristã por minha conduta\'.


Hoje a ATEA milita porque não nos respeitam, porque líderes religiosos e apresentadores de TV (Datena, podem pesquisar) atribuem aos ateus a culpa por homicídios, roubos e quebra de valores sociais. Hoje muitos dizem que não temos valores, que somos pessoas vazias, alguns até manifestam uma piedade nonsense por não termos fé. Por tudo isso, penso que a ATEA deve sim, atuar. Deve ocupar o espaço que lhe cabe num pais em que a liberdade de expressão e religiosidade estão elevadas à condição de cláusula pétrea. Se isso incomoda aos demais? Nós também nos sentimos incomodados quando abrem uma igreja evangélica ao nosso lado que acha legal usar o som no volume máximo e quando questionamos estamos possuídos, por isso reclamamos (já li isso como defesa de uma igreja universal às reclamações em razão da poluição sonora).


Enfim, não nos respeitam. E com isso não digo que há qualquer intenção em converter quem quer que seja, mas em ocupar o espaço que nos cabe, em mostrar que existem ateus e que temos valores, que somos cidadãos honestos e de bem assim como quaisquer outros. E as pessoas se incomodam por ser diferente, por serem intolerantes. Se houvesse respeito, cada um daria de ombros e isso em nada viraria uma cruzada pessoal contra os \'filhos do diabo\'.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Circe, amiga, onde eu assino?


imagem de Maria.C
Maria.C
No PF desde: 07/12/2010

Quote:
Circe, amiga, onde eu assino?


2X


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Olha.


Eu sei que talvez seja uma irresponsabilidade minha, mas o fato é que eu não consigo levar religião nenhuma a sério. Deus existe? Ótimo. Ah, não existe? Ótimo também.


Da mesma forma, não me considero ateu. Mas entendo o que a Circe coloca e acho muito pertinente. Eu também ficaria muito irritado se alguém atribuísse a uma convicção minha a causa de todos os males do mundo.


Então, se o objetivo das campanhas dos ateus é apenas estabelecer a verdade, não há razão para elas não existirem. Acho bem válido.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Circe


Bem colocado, como não sou ateu, não sinto esses ataques transloucados de algums religiosos sem noção...


Seria fácil comentar; os cães ladram e a caravana passa, mas não existe ouvido (e saco) religioso ou que aguentem a cantilena desvairada das igrejas evangélicas.


Nesse ponto, as vezes deve ser complicado mesmo levar sem revidar.


Ótima [****]íse!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

\"religioso ou não\" (foi na pressa)


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

Falar sobre religião é algo muito delicado... Pois envolve crenças! e cada um acredita naquilo que quer...


Eu por exemplo fui criado desde pequeno na igreja católica, mas nos dias de hoje eu não participo, pois peguei uma certa antipatia por igrejas (falo igrejas no geral)... Por ser a igreja (umas em maior outras em menos grau) uma espécie de sustento de muitos através de doações dos fiéis, e também para contribuir para a alienação do povo, e com isso estar a serviço do capitalismo que é o principal responsável pelas diferenças sociais...


Por outro lado, isso não é motivo para eu ficar em cima do muro não, se olharmos para nós mesmos vamos ver que somos criaturas fantásticas... não estamos aqui a toa... Somos seres humanos... Pensamos, falamos, agimos... Somos obra de alguém, alguém é responsável por isso... e é nisso que acredito!


Agora essa história de dizer que o cara não presta porque é ateu ta totalmente fora de lógica...


Acho nosso país maravilhoso por não existir ódio religioso como no oriente médio, onde as pessoas se matam todos os dias... E gostaria que continuasse assim!


Por fim acho que o limite de tudo é o respeito pela posição tomada de cada um...


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Para ilustrar: \"“Que se lasque quem não acredita em Deus… Quem não acredita em Deus geralmente não tem limites… Acho que a Band deve dar direito de resposta para a associação de ateus… Só faltava essa na minha vida agora… Nunca meti o [***] em quem não acredita em Deus.”\"


Essa é a frase do Sr. Datena, um sensacionalista barato que acha que pode falar o que quer simplesmente porque explora as tragédias pessoais.


Se um sujeito como esse, que tem voz na mídia sobretudo entre as classes mais pobres, fala uma merda dessas, que podemos fazer? Nestas horas, uma campanha é sim necessária. E para pessoas como ele que dizem que ateus são responsáveis pela miséria do mundo, raramente vejo um ateu preso por matar alguém.. mas o que tem de gente que acredita em deuses e fala neles o tempo todo quando estão presos não está no gibi.


Shaggy, existe ódio sim. Um ódio velado... Já fiz parte de igrejas evangélicas, católicas, já vi ritual de bruxaria, candomblé, espiritismo kardecista, etc. Já estudei várias religiões e em praticamente nenhuma vi esse ódio aos ateus como entre os cristãos. É incrível como a religião que prega o amor ao próximo e o \'orar pelos seus inimigos\' distorce cotidianamente seus princípios...