campanha dos ateus em ônibus

72 respostas [Último]
imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu não perco o meu tempo tentando saber se Deus existe ou não.


Porque um dia, fatalmente, chegará a minha hora.


Assim como vai chegar também pro Bill Gates, pro George \"sanguinário\" Bush, pro Dalai Lama, pro Maníaco do Parque e até pro mendigo ali da esquina.


Aí não terei escolha, vou descobrir o que há “do outro lado”.


Então porque tentar antecipar as coisas e fazer disso um dilema na minha breve existência?


Prefiro aproveitar a nossa curta vida com as coisas palpáveis, porque depois que eu for para sete palmos abaixo da terra, a única coisa palpável será a raiz do capim que vai crescer sobre a minha sepultura. Então, deixa o que vier depois da morte exatamente para esse momento: o depois.


Diante disso, acabei sendo adepto da teoria daquele filósofo Pascal, que é bem pragmática e interessante.

Em síntese, ele dizia que “convém acreditar em Deus”.


Porque não acreditar e “pagar pra ver” pode ser muito arriscado: se ele existe e vc o renegou a vida toda, vc arderá no fogo do inferno pela eternidade.


E ao contrário, acreditar nele é fácil, vai te ocupar apenas um hora por semana, que é o horário da missa.


Ou seja, na dúvida, por que trocar uma mísera horinha por semana pela condenação da própria alma ao fogo do inferno?


Então, entre uma e outra, fico com o velho Pascal.


Acredito em Deus e daqui a algum tempo, como já temos um encontro marcado com a morte desde que nascemos, vou ter a oportunidade de verificar isso “in loco”. Até lá, sigo a vida, sem tentar antever o que, simplesmente, é impossível antever.


E quanto ao mais: essa é só a minha opinião. Respeito quem acha que eu disse um monte de besteiras.


Mas nem por isso vou ficar espalhando cartazes por aí pela cidade, muito menos num país em que a maioria acredita.

Mas, parece que tem gente que gosta de remar contra a maré, então, boa sorte pra eles.


P.S: e usar a figura mais contundente do rol universal da INFÂMIA, o velho Hitler, um lunático psicopata sem escrúpulos ou sentimentos, para uma campanha de publicidade, francamente né? Jogar lama em quem acredita em Deus vai melhorar a situação dos ateus? Só por aí já começaram MUITO MAL, não importa a intenção da publicidade!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Nossa Circe, essa do Datena eu não sabia...ma também, alguém que ganha centenas de milhares de reais mensais explorando a miséria humana...


Será que os arroubos - em relação ao crime - dele ajudam de algum modo a justiça?


O espiritismo (por ex.) é bastante tolerante nisso também, não questiona, não condena...basta a consciência que somos todos irmãos, independente da sua crença.


Sou contra rótulos, perseguições...mas as vezes, o respeito têm que ser conquistado com mais pulso.


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

\"Shaggy, existe ódio sim. Um ódio velado... Já fiz parte de igrejas evangélicas, católicas, já vi ritual de bruxaria, candomblé, espiritismo kardecista, etc.\"


OK Circe, vc tem razão e conheces muito melhor do que eu as religiões... E conseguiste me mostrar que existe ódio entre religiões em nosso país embora que velado como disseste, mas o que eu me referia é que não chega nem perto da realidade do oriente médio... E eu não gostaria que que chegássemos ao estágio deles...


imagem de Smoking
Smoking
No PF desde: 05/08/2010

A campanha é para evitar um pré-conceito em relação a quem é ateu e até acho válido porque sou contra qualquer tipo de pré-conceito. Mas se formos fazer campanha para cada coisa errada que acontece vai falta Outdoor.


Não tenho opinião formada em relação à religião ou falta dela. Eu sou católico meia boca praticante, vou à Igreja às vezes, mas não acredito que apenas com presces meus problemas irão se resolver. Quem a faz a nossa história somos nós mesmos.


imagem de fabiosouto
fabiosouto
No PF desde: 05/11/2010

Como já afirmei em outro tópico, sou católico convicto, então repudio ideias ateístas e agnósticas, mas não as pessoas que veiculam essas ideias. Afinal, estamos em um país com liberdade de culto e expressão, não é?

Mas minha intransigência específica com a campanha da ATEA está no tom ofensivo às religiões cristãs.

Em um dos anúcios, p. ex., associam Hitler à crença em Deus, como se isso explicasse, sozinho, sua postura anti-semita. Em outro anúncio, a frase é equivocada, revela a ignorância dos ateus (ou de alguns, aqueles q produziram os anúncios) sobre as religiões. Ela diz: \"A fé não dá respostas. Só impede perguntas.\" Peraí, para mim, a fé tem me dado inúmeras respostas e nunca me senti impedido de fazer perguntas. A cada missa vou com uma pergunta, às vezes questionando a própria fé. E é incrível como a palavra bíblica frequentemente me traz uma resposta.



Acho válido que, religiosos e ateus, leiam a carta encíclica do Papa Jão Paulo II, chamada \"Fé e Razão\". Nela, fica muito evidente como se pode racionalmente ter fé.

Concordo com a Circe, muito lúcida e informada, na seguinte afirmação:


Quote:
Hoje a ATEA milita porque não nos respeitam, porque líderes religiosos e apresentadores de TV (Datena, podem pesquisar) atribuem aos ateus a culpa por homicídios, roubos e quebra de valores sociais. Hoje muitos dizem que não temos valores, que somos pessoas vazias, alguns até manifestam uma piedade nonsense por não termos fé. Por tudo isso, penso que a ATEA deve sim, atuar.


E ela talvez concorde comigo de que, se há preconceito contra os ateus, não será por meio de propagandas que atacam as religiões que o problema se resolverá.


Acredito ainda, concordando com Carlos Moraes, do artigo de Estadão, de que há

Quote:
ateus covardes que criam um Deus à imagem e semelhança dos seus medos, preconceitos e amarguras, numaconfortável distância do Deus Jesus, que pede o amor includente (“como o sol e a chuvaquecaemsobrebonsemaus”),o amor eficiente (parábola do bom samaritano), o dever de perdoar para obter misericórdia, a confiança inabalável mesmo na escuridão (“emtuasmãosentregomeuespírito”).


Assim, a falta de fé de muitos talvez impeça uma discussão mais séria sobre a existência de Deus.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

O grande erro das religiões é entenderem que um ataque a seus dogmas é um ataque a Deus. Talvez seja até um erro malicioso, uma vez que encerra por si só o debate. Cada religião tem sua visão de Deus, e não é porque se discorda desta visão que se está atacando Deus.


Com relação às observações de que o questionamento da fé é incentivado, me desculpe, mas nem de longe eu já vi isto. Fui criado dentro da ICAR, minha mãe é bem carola até, e eu vejo que mesmo ela, que é uma pessoa esclarecida, falha em questionar dogmas da Igreja, como por exemplo, o aborto. Note bem, não o aborto por livre arbítrio, mas aquele gerado por estupro ou de feto com anencefalia.


Então, não me venham dizer que a Igreja Católica questiona sua fé, porque ela sequer questiona seus dogmas. É muito fácil escolher verdades indiscutíveis, que formam o alicerce de suas crenças, e questionar bobagens irrelevantes, que não mudam nada. Não é sequer honesto. Então admita que não aceita questionamento, não finja que o aceita.


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

As Igrejas, todas, são excelentes, o que estraga nelas são as pessoas.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Júpiter,


Não acho que seja jogar lama... Eu não faço campanhas, eu não digo que sou atéia, eu não vejo a menor necessidade de dizer a quem quer que seja que sou atéia. É algo pessoal e que sei que não influi na vida de quem quer que seja. Por mim, seria bem simples: eu não acredito, josé acredita, marta está em cima do muro. E o que isso implica? Somos pessoas livres para crer, descrer, para reger nossas vidas segundo aquilo que nos faz bem. Minha concepção é basicamente esta, mas realmente é ruim que pessoas que vêem Datena se virem para mim e digam \'você viu? esses ateus assassinos, ladrões\' - já ouvi isso e me senti ofendida. E o que digo numa hora dessas? Nada... Só lamento a ignorância que a fé e a religião causam na vida de alguns...


Guilherme,

Já frequentei o espiritismo e sempre gostei de pessoas que conheci lá. Inclusive era clara com muitos a respeito da minha falta de fé e nunca fui rechaçada ou questionada. As pessoas simplesmente aceitaram e me respeitaram. Por estes e outros motivos, não há muito o que falar a respeito do espiritismo no que diz respeito aos aspectos negativos - eu não compatilho da fé, mas jamais questiono a conduta ou valores de alguém por ser espírita.


Shaggy,

Felizmente não chegamos ao nível do oriente médio e espero que nunca aconteça. Mas te digo mais: já ouvi pastores incitando fiéis a lutarem contra o demônio, personificado na pessoa de ateus e pessoas de outras religiões. Não conversem, não toquem, não se contaminem, o diabo só espera uma brecha. Fiquei horrorizada... e nem era atéia na época...


imagem de Estrela*
Estrela*
No PF desde: 11/11/2010

Concordo com o Mauro. Todas as religiões são importantes e têm sua razão de existirem, o que acaba atrapalhando, no meu ponto de vista, é o fanatismo que impera em muitas delas. Se cada um tiver sua religião e respeitar a dos demais, seria tranquilo, todos poderiam profeçar sua fé e sua crença, sem maiores dissabores.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

As Igrejas, todas, são excelentes, o que estraga nelas são as pessoas. (2X)