\"Ñ qremos igualdade, e sim oportunidades iguais\"

458 respostas [Último]
imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Vanessa,


Por quê vc só sugeriu isso a sua mãe?... pq nao a convidou?... em algum momento vc pensou se ela tinha o dinheiro disponível para ela gastar? Era vc que queria, sugerindo. Não foi ela que iniciou o papo. Se fosse a minha, eu convidaria mesmo, uma pena que não posso. Mas posso te falar que já convidei (nao sugeri) o meu pai para viajar de um país a outro e ele viajou numa boa sem se preocupar ou se culpar, ao contrário; ele estava era muito feliz.


Fiquei com pena da sua mãe... pôxa, da proxima vez pense direito; se nao quer ou nao pode pagar, melhor nem tocar no assunto, né?


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Eu sei q ela poderia pagar pelo curso, se quisesse. E eu também teria condições de pagar pra ela, mas não o faço pq ela sempre foi acomodada demais e tanto ela como minha avó materna sempre me cobraram mto. Assim, eu não sou nada acomodada, sempre luto pelo q quero, me viro pra conseguir, já passei dificuldades e eles já me viraram as costas tentando me fazer voltar atrás e eu prossegui. Então, se ela quer mesmo esse curso, ela tem de se esforçar pra isso. E ela tem condição financeira pra isso. E, como falei, o desconhecimento de inglês dela não seria uma barreira pq eu estaria lá pra ajudar e me ofereci pra isso.


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Como lhe falei antes, se vc nao tem a intençao de pagar um convite ou sugestão... melhor não toque no assunto.


E parabens a elas... conseguiram que vc seja assim; nada acomodada e determinada.


Agora, na boa, vc perdeu uma excelente oportunidade de agradar ela e se dar bem com ela e o resto da familia. Ela teria ficado orgulhosa de vc e do resultado que teve a criação que ela lhe deu... fora as gafes e histórias que surgiriam, para contar aos netos e demais familia na presença dela e qdo ela não estiver mais presente.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Eu concordo, Jeandress. Quem convida, dá banquete.


Vanessa, o seu caso com sua mãe pode ser um pouco diferente, com particularidades que só dizem respeito a vocês. Cada caso é um caso. Mas como regra geral, eu também acho que se vai fazer um convite, que seja pela companhia e não pelo dinheiro. Quando eu pergunto a alguém se quer tomar um chopp ou jantar comigo, não estou perguntando se a pessoa vai ou pode pagar, estou perguntando se está a fim da minha companhia. Claro que, normalmente e por educação, as pessoas me avisam quando estão sem dinheiro, da mesma maneira que eu aviso quando estou sem condições ao ser convidada para alguma coisa. E se não tenho grana, já nem sugiro nada, mesmo que eu saiba que a outra pessoa pode pagar para mim também.


E não me acanho seja com homem ou mulher. Se eu faço o convite, é porque estou disposta a pagar a conta e ponto final.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Eu não pago. Pago minha parte e pronto.

Se quero a companhia e a pessoa não pode pagar, vamos fazer algo q não tenha de gastar, q caiba no bolso de todos.

Se um belo dia eu, por exemplo, for visitar a cidade onde vc mora e sugerir \"vamos sair pra tomar um café e conversar\", não estou sugerindo q eu vá pagar o café, mas q gostaria de te conhecer, de conversar contigo olho no olho. O café é só um detalhe, pode ser dar uma volta no shopping ou te encontrar no aeroporto antes de eu pegar o avião (ou quando eu chegar) e ficar por ali conversando.

Fui criada num meio em q aparentemente o dinheiro pagava tudo, até a falta de carinho. Eu não quero comprar amizades. Quero amizades reais. Se meus amigos não podem pagar uma cerveja num bar, fazemos outra coisa. Da mesma forma q se eu não puder pagar a minha própria cerveja, fazemos outra coisa pq detesto q paguem pra mim, me sinto incomodada.


Devo sempre avisar qdo eu falar pra alguém ir cmg a algum lugar?? Devo dizer \"olha, quero sua companhia mas não vou pagar sua conta\"???

Não me lembro de ter lido em livros de etiqueta que quem convida (ou sugere um passeio) tem de pagar a conta.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Em tempo: Geralmente qdo as pessoas me convidam pra alguma coisa, sou eu q pago a minha parte, raramente elas se oferecem pra pagar pra mim.

=O

Isso reforça meu pensamento q é perfeitamente normal convidar apenas pela companhia e não visando pagar a conta de quem foi convidado.


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Vanessa,


Na boa... vc está sendo criança... daquelas rebeldes, e teimosas sabe?


Se algum dia, vc fosse visitar a cidade que eu moro, eu entendi o que vc fala, mas seria mto ruim para mim vc dividir despesas só pq vc é teimosa... perderia o charme, sabe?... depois de um trabalhao desses para vc, despesas com passagens, taxis, etc e tal. O mínimo que eu faria seria te pagar o café neste caso q vc sugeriu ou te levar para o shopping ou te encontrar no aeroporto, ou tb vc faria questão de dividir a gasolina comigo ou pagar o taxi meio a meio???


Massss, como vc mesma disse, o problema é antigo, de criação, e sinceramente acho que vc vai perder muitas oportunidades de fazer amizades ou de encontrar um cara que seja legal.


E já que vc disse que não leu coisas acima sobre convites ou que lhe foram sugeridas, entao aproveite esta oportunidade... e leia o link abaixo


http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2007/11/16/327197596.asp


Só uma dúvida... o quê vc faria se vc fosse a advogada? rssss


PS.: se vc ler o link acima, nunca mais esqueça o que lê em livro de etiqueta.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Pois é, Vanessa


Acho que cada pessoa tem uma relação com o dinheiro. Na minha casa, dinheiro nunca foi usado para comprar afeto (até porque não tínhamos dinheiro mesmo. Se dependêssemos de grana para ter afeto, estaríamos na roça...rs), portanto, não entendo as coisas por esse prisma. Na minha visão, dinheiro é tão secundário, que é apenas um instrumento que pode me propiciar bons momentos, inclusive uma boa cerveja na companhia de quem gosto ou uma viagem com quem amo.


Mas, repetindo, acho que isso depende da relação que cada um tem com o dinheiro.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Pois é... eu não sou rica, embora hj eu ganhe relativamente bem, e já passei por períodos financeiramente muito difíceis na minha vida, assim, qdo convido alguém é pela companhia mesmo. Cada um paga o seu. Eventualmente até convido e me proponho a pagar, mas qdo isso acontece, aí sim eu aviso.

Conheço gente q dorme no chão pra a visita dormir na cama dela, paga as contas de bar das pessoas, faz churrasco em casa, chama os amigos e banca tudo... e mtos dos amigos dessas pessoas só ficam por perto por interesse. E vz em qdo vejo essas pessoas reclamando de falta de $$ e aí ninguém tá ali pra convidá-los pra ir beber (e retribuir os muitos churrascos e coisa e tal, pagando uma cervejinha).

Não é como eu lido com dinheiro. É como eu lido com pessoas. Faço de td pra deixar gente interesseira bem longe da minha vida.

Nem é só com $$. Com meu trabalho, por exemplo, volta e meia tem gente querendo dicas de como se vestir, sem querer pagar por isso. Eu corto. Tem gente q se aproxima de mim querendo isso e eu corto. É meu trabalho e é um desrespeito querer q eu trabalhe de graça. Pra amigos q já me quebraram mtos galhos na vida eu já dei mta dica de como se vestir, sem cobrar. Mas é uma das formas q tive de agradecer pelos favores q recebi.

Não faço o tipo mão fechada. Mas tb não saio esbanjando $$. Sou mto controlada e sempre fui. Até por isso, pelo hábito de sempre andar muito pesquisando preço do q eu queria, eu trabalho com consultoria de imagem e personal shopping hj.


Jeandress, mais tarde vou ler o texto e comento.


Edubsb
No PF desde: 20/01/2010

Bom dia, eu não vejo desta forma, acho que hoje há regras e leis que beneficiam muito mais mulheres e crianças do que para o homem, sinto muito mas espero que a essência das diferença entre os sexos não acabe com igualdade(que sou afavor), acho também que já há os direitos bem iguais!


[2]