Casar e ter filhos. Sonho, ilusão ou repetição?

73 respostas [Último]
imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Eu vejo com freqüência aqui no forum e também nas ruas, nos lugares que frequento, em redes sociais e no meu trabalho mulheres reclamando dos relacionamentos, mantendo relacionamentos em que estão infelizes, aparentemente só para não ficarem sozinhas. Mulheres que têm filhos mas não se preocupam em responsabilizar-se por eles, pela educação deles. Mulheres que não inserem os maridos na rotina doméstica, que vivem como se estivessem no século passado querendo fazer tudo dentro de casa sem que o marido seja parte da educação dos filhos, da organização da casa... é um mero "provedor" endeusado pela mulher que dá Graças a Deus por ele ter-se casado com ela. Mulheres que não pensam em estudar e vêem um namoro/casamento com um "bom partido" como algo interessante. Enfim, muitas mulheres que simplesmente repetem o que lhes foi transmitido por mães e avós. Mas... já pararam pra pensar sobre tudo isso? Para questionar, para perceber o seu valor enquanto mulher?

Pq vcs acham que vale mais a pena ser sustentada do que estudar, trabalhar e ser independente financeiramente?

Pq vcs aceitam viver em relacionamentos ruins repetindo pra si mesmas que "falta homem" ou coisas do tipo?

Vcs vêem algum sentido em educar meninas para serem fiéis, buscarem um "príncipe encantado", e tantos outros (pré)conceitos machistas enquanto educam meninos com outros tantos (pré)conceitos machistas como ser galinha, não chorar, separar mulheres entre as "pra curtir" e as "sérias, pra casar", etc etc? Se todos fossem educados assim e crescessem assim repetindo o que lhes é transmitido, quando que estes filhos e filhas encontrariam seus "pares ideais"?

E se a mulher está infeliz no casamento e nunca trabalhou, depende inteiramente do marido, como faz? Fica com o infeliz por não ter outra opção ou começa a criar condição pra se sustentar, indo atrás de trabalho, etc? Não seria mais facil se ela já fosse independente e vivesse num relacionamento de igual pra igual?

Não seria mais interessante viver um amor de verdade, com uma pessoa que te respeite, ao invés de viver com alguém de quem vc depende (financeira e/ou emocionalmente)?

Já se questionaram sobre coisas assim?

Quem nunca o fez, é um bom momento de pensar a respeito.

Cada um vive de acordo com a realidade que lhe cerca, porém esta realidade pode ser ampliada sempre através de questionamentos, leituras e filmes diferentes dos que costuma ver, entre outros.


O meio do ano está chegando. Já decidiu ser feliz de verdade? Que tal agora?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Vanessa eu gostei o que vc colocou, da forma que vc pôs.......


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Compartilho da mesma opnião. Muito bom o texto, bom pra galera ae refletir!


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Pois é, Vanessa! O problema não está no casamento em si, mas nas mulheres que o vêem como solução para uma vida feliz. O que você colocou parece ter sido direcionado para mulheres de uns 50 ou 60 anos atrás, mas a coisa vem se repetindo até hoje.


Tem gente que acha que não dá pra ser uma mulher independente, moderna e romântica ao mesmo tempo...


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

O texto foi escrito pensando em mulheres de hoje. Certamente não em todas, por sorte das muitas excessões aos perfis que descrevi. Você percebe as consequências disso?

Você refletiu sobre o que falei no texto?

Que tipo de romantismo é o seu? *Apresentei dois diferentes no texto...


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Vanessa, mas o que eu quis dizer é que, mesmo nos dias de hoje, muitas mulheres agem como se estivessem a décadas atrás, mesmo tendo muitas oportunidades.. Tanto que concordo contigo, que mesmo que seja o maior sonho da vida de uma mulher, não acho que deve-se jogar toda a sorte só em um casamento.


Não acho errado ser dona-de-casa e cuidar dos filhos. Como bem disse o Júpiter, o negócio é ser feliz, seguir seu coração. Só acho arriscado demais, pois a vida dá voltas.


Eu sou romântica no sentido que sonho muito em ter um casamento com amor, ter filhos... definitivamente é minha meta de vida, mas não a única, pois quero continuar crescendo profissionalmente também. Vai ser dureza, mas se me for oq ue me fizer feliz...


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Agora acho que entendi seu pto de vista. ;)


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Agora acho que entendi seu pto de vista. ;)


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

A falta de amor próprio e de atitudes tbm são muito presentes. Sem contar que mtas "escutam" a família, os vizinhos... como quem dizem: "Ruim com ele, pior sem". Tem horror dessa frase!


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Outro dia estava reparando, quando vou a supermercados (coisa que odeio, prefiro passar uma dúzia de roupas), a quantidade de casais jovens que está fazendo compras, com um ou dois filhos pequenos. Detalhe: o homem já apresenta uma barriguinha e quase sempre a mulher, visíveis traços de obesidade. E também, normalmente estressada, aos gritos, sem um pingo de paciência com as crianças. O marido para na prateleira de cervejas e ela tenta controlar a "tropa", que sai desabalada...


Será que na foto de casamento eles estavam desse jeito: gordos, acabados, estressados, envelhecidos... Gente, às vezes não tem 5 anos que se casaram! Pra quê? Levar uma vida corrida, apertada financeiramente, passar o domingo em frente a tv, ou cozinhando refeições geralmente engordativas, pra levar pra casa da sogra no almoço da família toda (já viu algum almoço familiar só com comida “light”?)... Sei lá, nada disso faz minha cabeça. E só vejo as jovens mulheres casadas, cansadas, gordas, infelizes; não tem autoestima, mas tem marido. "Sou uma mulher casada", dizem orgulhosas, especialmente pras outras “desafortunadas” que são "avulsas".


Acho que o casamento é mal planejado, mal conduzido, "é casando que se aprende", dizem... mas sei lá, tantos sonhos e planos pra bater de frente com uma rotina tão dura e mesquinha, especialmente para as mulheres... Vale a pena?


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Opa, mais coisas interessantes pra pensar... :)