Casar e ter filhos. Sonho, ilusão ou repetição?

73 respostas [Último]
imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Opa, mais coisas interessantes pra pensar... :)


imagem de Yvan O Grande
Yvan O Grande
No PF desde: 21/03/2012

Mania de rotularem e padronizarem a mulherada, se a gata quer casar e ter uma penga de filhos problema é dela e do maridão. Antigamente era feio ser solteira e agora dirão que é feio casar e ter filhos.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Acho que ninguém disse isso. Preguiça de ler e de pensar faz mal à saúde. ;)


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu acho que as pessoas tem que seguir seus corações!

S2!


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Júpiter e sua sabedoria miguxística. Acho que ele tem toda razão.


Não adianta lutarmos contra convenções sociais do passado criando novas convenções...


Antigamente, as mulheres eram impedidas de estudar e trabalhar, treinadas para serem donas de casa, submissas ao marido. Bom, realmente eram condutas bastante questionáveis e inadequadas. Porém, na ânsia de mudar esse panorama, passou-se a exigir das mulheres exatamente o contrário. Que estudem, trabalhem, invistam em suas carreiras o máximo que puderem. E isso passou a virar lei, fazendo com que as mulheres que não agem dessa forma sejam vistas com maus olhos. Acho um erro. A sociedade (como um todo, homens e mulheres) é muito cruel com as mulheres. Nessa luta por nossos direitos, acabamos sendo atoladas por um acúmulo de funções. Há muitas mulheres vivendo conflitos sobre como conciliar a vida profissional e a maternidade, por exemplo. Aquelas que optam por dedicarem-se ao lar e aos filhos são agora alvo de críticas e preconceito, como se tal papel não fosse importante ou não tivesse valor.


Também acho que as pessoas têm que seguir seus corações. Cada um sabe o que precisa para ser feliz: independência financeira, marido e filhos, carreira de destaque, não ter filhos, ser dona de casa, etc. Errado é ficar numa situação onde não se é feliz, como trabalhar exaustivamente quando gostaria de ter mais tempo com a família e filhos. Mas esse ajuste é uma questão muito pessoal, cada pessoa, seja homem ou mulher, deve achar o caminho que a leva à felicidade sem ficar obrigada a seguir as convenções sociais que teimam em ditar regras.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Já vi casos de mulheres que trabalham e cuidam da casa sem que os maridos ajudem nisso. Acho um abuso. Se ambos trabalham, pq ambos não podem dividir os afazeres domésticos? Pq certas mulheres querem fazer tudo (trabalhar e cuidar da casa e dos filhos sozinhas) sendo q trabalham tanto ou até mais q os homens?

Concordo que cada uma cuida de si, só que oq questiono é a falta de questionamento das pessoas, de fazerem as coisas sem pesar os prós e contras, de fazer por fazer, pq a sociedade exige que seja assim ou assado, pq a mãe falou isso ou aquilo... repetição de padrões pura e simples.

Penso que só tomamos decisões maduras qdo pesamos prós e contras, qdo vemos alternativas e escolhemos uma opção X e, qdo esta situação X não está mais sendo satisfatória aprendemos com o erro e optamos por outra solução Y.

Questionar, a meu ver, não é um erro. É um caminho.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Vanessa,


Realmente é isso mesmo, conversando com as mulheres com quem convivemos essas questões são bem explicitas, então eu acho que tudo talvez seja a personalidade; a criação até influência muito, mas não é o fator determinante

Na minha casa mesmo, entre as minhas irmãs vejo uma diferença enorme do querer e escolhas de cada uma delas e tiveram a mesma educação.

Na realidade eu não acho certo nem errado, eu só acho que as pessoas fazem suas escolhas e na maioria das vezes não arcam com as consequência, jogando no outro a culpa do ônus, como se a relação fosse de uma só pessoa; muitas vezes os sinais são tão explícitos que não houve culpa, houve aceitação praticamente sabendo do resultado, mesmo sendo positivo ou negativo.

Quote:
Não seria mais interessante viver um amor de verdade, com uma pessoa que te respeite, ao invés de viver com alguém de quem vc depende (financeira e/ou emocionalmente)?


Amor de verdade?????

Construído né?


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Qdo falo em amor de verdade me refiro a alguém que respeite suas qualidades e defeitos, que não queira te moldar em algum outro padrão. Não penso numa imagem de "príncipe encantado" neste caso. Pq pro amor ser recíproco vc tb tem de aceitar as qualidades e defeitos do outro.

Vejo gente demais que casa e quer mudar o outro. Se não mudou enqto tava solteiro, pq mudaria depois de casar?

Na minha cabeça amor de verdade envolve auto-confiança e auto-estima tb. Qdo a pessoa não se ama, não confia em si mesma, ela não ama o outro, ela pode ser dependente emocional do outro mas não o ama (algum(a) psicólog@ aí pra falar sobre isso?).


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

quando é a vontade e vocação da mulher casar e ter filhos tá tudo beleza...

mas quando ela o faz contra sua vontade, somente cedendo a pressão para se enquadrar no perfil de 'família feliz' , e depois passa a reclamar exaustivamente da vida que escolheu, é chato bagaraí.....

se acha muito sacrificante a jornada dupla ou tripla... se não tem paciência e disposição para ter filhos: NÃO OS TENHA!


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Ora, Ana, as coisas não são tão simples assim. É fácil falar : então não tenha! Isso é uma visão por demais simplista de uma questão bastante complexa.


Não podemos negar o fato de que, na busca por seus direitos, a mulher acabou mesmo é acumulando funções. Ela passou a sustentar a casa em condição de igualdade com o marido. Mas o marido não passou a cuidar da casa e dos filhos em igualdade com a esposa, não é verdade? Claro que há exceções, mas em linhas gerais é a mulher quem trabalha E cuida da casa E cuida dos filhos.


Bem , não é por isso que agora nenhuma mulher vai querer mais ter filhos! Seria ridículo! Mas é preciso pensar mais sobre essas convenções e obrigações que recaem impiedosamente sobre as mulheres. Se a mulher fica solteira, é criticada. Se casa e não tem filhos, é criticada. Se casa, tem filhos e dedica-se a eles e ao lar, é criticada e ainda por cima chamada de aproveitadora e preguiçosa. Se dedica seu tempo à carreira em detrimento da família é criticada. Se trabalha menos é criticada. Se reclama que está cansada porque tem jornada tripla, é criticada!


Putz, quero nascer homem na próxima encarnação, é tão mais fácil...