Casar e ter filhos. Sonho, ilusão ou repetição?

73 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

pois é , eu acho simples... para mim é bem simples...

se quer tenha, tenha...

se não quer ( ou acha que não tem condições psicológicas, financeiras ou emocionais) não importa a opinião, vontade e pressão da família e sociedade NÃO TENHA ... ou se for seu desejo ter filhos, no mínimo espere até ter condições....

as mulheres deveriam aprender a ter o controle da sua vida e assumir as consequencias de suas escolhas....

pararmos de seguir a cartilha e aprendermos , com erros e acertos, o melhor caminho para cada uma... sem padrões impostos a serem seguidos...

abandonar o papel de vítimas, esperando que um homem venha salvar ou continuar reclamando que é exigido isso ou aquilo da mulher...

realmente escolher nosso caminho, pela nossa vontade... e arcar com as nossas escolhas...

*

sobre a jornada dupla e tripla... eu acho abuso os homens não ajudarem... mas de que adianta as lamúrias eternas e quando chegam em casa, as mulheres limpam, cozinham e cuidam dos filhos sem exigir ajuda dos maridos? e pior educam seus filhos assim!

cansei de assistir isso.... choramingos sem fim, e depois sacodem os ombros... ahhh mas é assim, sempre foi assim... aggrhhhh... vibe Gabriela, eu nasci assim, serei sempre assimmmmm

quando casam e tem filhos , todas sabem que o maior trabalho recairá sobre elas... algumas mulheres se sentem realizadas assim, escolha e opção delas... mas para aquelas que acham torturante e sacrificante: não o façam! procurem outras opções de vida... por que ainda acham que devemos seguir o modelo de 'família feliz de propaganda margarina'?


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Ana, a vida não se baseia apenas em SIM ou NÃO, em PRETO ou BRANCO, em TUDO ou NADA.


Existe o TALVEZ, o CINZA ( e até mesmo um lindo arco-íris) e ALGUMA COISA.


Ou seja, sempre existe o meio-termo! Simplificar não resolve nada e ignora que o meio-termo existe e pode ser a melhor saída.


Então se eu casar e tiver filhos não posso reclamar da tripla jornada ou da falta de ajuda do marido? O certo seria ficar solteira e não ter filhos?

Não é possível casar, ter filhos e tentar construir uma vida em harmonia dosando o trabalho, as tarefas do lar e buscando sensibilizar o marido de que precisamos de ajuda nas tarefas? Não é por isso que as mulheres que querem casar E trabalhar E ter filhos devem lutar para buscar sua felicidade? Ou devem simplesmente abdicar de um plano de vida em detrimento de outro? Será que essas funções todas são mesmo incompatíveis? Estamos fadadas e condenadas a sermos super executivas ou escravas do lar, esposas submissas ou solteiras convictas?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Nanda...

não acho que tenha que ser 8 ou 80... preto ou branco... muito antes pelo contrário, como postei acima "pararmos de seguir a cartilha e aprendermos, com erros e acertos, o melhor caminho para cada uma... sem padrões impostos a serem seguidos..."

eu só acho que a mulher deve basear suas escolhas na sua própria vontade... e parar com os eternos choramingos sem tentar mudar a situação...

Quote:
buscando sensibilizar o marido de que precisamos de ajuda nas tarefas?


este seria o caminho mais producente, o que eu comentei é o oposto disso , né?

"mas de que adianta as lamúrias eternas e quando chegam em casa, as mulheres limpam, cozinham e cuidam dos filhos sem exigir ajuda dos maridos? e pior educam seus filhos assim!"

perceba que maioria das mulheres que buscam soluções e alternativas, são geralmente as que menos reclamam...


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Hj em dia os casais têm mta convivência juntos antes de casar, até moram juntos. Se é pra ter tarefas divididas após casados, este hábito tem de vir de antes. Se o futuro marido ajuda a lavar a louça no almoço de domingo na casa da sogra, por exemplo, é um sinal que ele pode estar disposto a fazer isso após casado. Se ele só senta lá e tudo é a mamãezinha quem faz, é bem provável que sobre para a futura esposa o serviço doméstico.

Vai querer mudar um piá de prédio mimado e fazê-lo um "dono de casa" exemplar só pq subiu ao altar?

A meu ver, ou muda antes ou melhor nem casar com aquela pessoa.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

O fato de as mulheres hj trabalharem E cuidarem dos filhos não mostra que elas ainda estão mto presas a padrões machistas de comportamento?

Conheço umas tantas que nem pensam em pedir pro marido ajudar o filho a fazer o dever de casa ou preparar o jantar. E neste caso, o homem é responsável por ficar acomodado, mas a mulher também é de não botá-lo pra ajudar nesses serviços.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Ei Nanda,

Quote:
A sociedade (como um todo, homens e mulheres) é muito cruel com as mulheres. Nessa luta por nossos direitos, acabamos sendo atoladas por um acúmulo de funções. Há muitas mulheres vivendo conflitos sobre como conciliar a vida profissional e a maternidade, por exemplo. Aquelas que optam por dedicarem-se ao lar e aos filhos são agora alvo de críticas e preconceito, como se tal papel não fosse importante ou não tivesse valor


Quase quotei toda a sua fala!

Daí nos sentirmos como “cegas em meio ao tiroteio”, um cansaço extremo de tudo!

E de outras vezes não dá vontade é de absolutamente nada, de tanta pressão por ser isso, aquilo e mais aquilo outro!


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Pois é, Meliss@...


Temos que ser magras, bem cuidadas, estudadas, independentes financeiramente, bem colocadas no mercado de trabalho, casadas, com filhos, boas cuidadoras de casa... E o pior é que não são nem só os homens que nos exigem tudo isso, as próprias mulheres são umas FDP umas com as outras, não cansando de criticar aquelas que tomam decisões diferentes das suas, na esperança de auto-afirmar que suas escolhas são as melhores e mais inteligentes...


É lamentável como somos desunidas enquanto gênero.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Quote:
Temos que ser magras, bem cuidadas, estudadas, independentes financeiramente, bem colocadas no mercado de trabalho, casadas, com filhos, boas cuidadoras de casa... E o pior é que não são nem só os homens que nos exigem tudo isso, as próprias mulheres são umas FDP umas com as outras, não cansando de criticar aquelas que tomam decisões diferentes das suas, na esperança de auto-afirmar que suas escolhas são as melhores e mais inteligentes


PUTZ!!! Fechou!!!

Eu sou incluo no que vc citou que também temos que ser mega, super, hiper boas de cama, para não ficar aquém da concorrênci que por sinal e outra mulher que em sã consciência pode vir a disputar o seu Homem! Kkk.....


Quote:
É lamentável como somos desunidas enquanto gênero


Repetiu o que ando "gritando" a todo o momento!

Ontem mesmo tive que chegar uma amiga na real por conta de um episódio que a mesma está vivendo em sua vida pessoal devido a tão evidente desunião feminina!


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Eu acho que há pressão qdo a pessoa quer agradar td mundo. Qdo vc tenta caminhos "alternativos" e cria suas próprias trilhas não tem motivo algum pra existir essa pressão.

Dando um exemplo que foge do tema de relacionamentos, eu uso cabelo curto há um tempão. O padrão de beleza é de longos. Nesses mais ou menos 10 ou 12 anos q uso cabelo curto raras foram as vzs q fui criticada. Antes de cortar, qdo a Fátima Bernardes usava cabelo bem curtinho na TV eu achava legal e gente da minha família dizia "a única coisa bonita que vc tem é o cabelo, se cortar sobra oq?". Depois q cortei, tirando a opinião dess@s parentes que sempre fizeram questão de me criticar, foram poucas as críticas que ouvi. E como me sentia mais bonita e mais segura assim, acabei chamando mto mais atenção dos homens com cabelo curto que com eles longos.

Existem inúmeras possibilidades para quem confia em si o suficiente pra criar suas próprias trilhas ou seguir por trilhas alternativas, que não são o caminho padrão que a maior parte da boiada segue.

A gente tem cérebro é pra pensar, pra questionar e pra descobrir que podem existir novas possibilidades além das que nos foram contadas/mostradas por pessoas que convivem conosco.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Eu acho que há pressão qdo a pessoa quer agradar td mundo. Qdo vc tenta caminhos "alternativos" e cria suas próprias trilhas não tem motivo algum pra existir essa pressão.

Dando um exemplo que foge do tema de relacionamentos, eu uso cabelo curto há um tempão. O padrão de beleza é de longos. Nesses mais ou menos 10 ou 12 anos q uso cabelo curto raras foram as vzs q fui criticada. Antes de cortar, qdo a Fátima Bernardes usava cabelo bem curtinho na TV eu achava legal e gente da minha família dizia "a única coisa bonita que vc tem é o cabelo, se cortar sobra oq?". Depois q cortei, tirando a opinião dess@s parentes que sempre fizeram questão de me criticar, foram poucas as críticas que ouvi. E como me sentia mais bonita e mais segura assim, acabei chamando mto mais atenção dos homens com cabelo curto que com eles longos.

Existem inúmeras possibilidades para quem confia em si o suficiente pra criar suas próprias trilhas ou seguir por trilhas alternativas, que não são o caminho padrão que a maior parte da boiada segue.

A gente tem cérebro é pra pensar, pra questionar e pra descobrir que podem existir novas possibilidades além das que nos foram contadas/mostradas por pessoas que convivem conosco.