Casar e ter filhos. Sonho, ilusão ou repetição?

73 respostas [Último]
imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Nanda,

Minhas idéias realmente batem com as suas.


Até porque vejo todos nós perdidos e papeis indefinidos nos nossos relacionamentos em geral, conflitos gerados por todas as mudanças dos ultimos tempos.


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Concordo plenamente com a Nanda.


Não tem que ser 8 ou 80. Até porque hoje as mulheres tem algo chamado livre arbítreo. Tem umas que ficam satisfeitas em ser mãe e dona de casa se realizam assim, outras não. Assim como umas acham que não tem vocação para ser mãe. E a grande maioria que é pai, mãe, trabalha fora e cuida da casa e não por uma questão de opção e sim necessidade. E quanto aquelas que tem condições de escolher o que realmente querem da vida, não vejo elas sendo descriminadas pelas suas opções. Assim como vejo muitas mulheres empregadas de esposa, e adoram isso se submetem a muitas coisas, porque não querem perder a boa vida. Mas também é uma opção delas....


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Creio que o "arbítrio" só é livre mesmo qdo a gente tem consciência de outras opções possíveis e escolhe uma. Não qdo parece ser a única escolha por pressões sociais, familiares, etc etc. Tem de ser escolha própria. E só é escolha própria qdo há informação e questionamento.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Por favor, feministas de plantão, não me xinguem!!! É apenas a minha opinião, ok? :)


ara, mulher

só estamos conversando... aliás um bom papo... não li ninguém xingando ninguém aqui....


algumas vezes temos opiniões, personalidades, vivências e comportamentos diferentes... mas todas estamos em busca de melhorar sempre... cada uma a seu modo, sem certo ou errado...


(apesar que hoje em dia o termo feminista soa mal ao meus ouvidos... muitas vezes pejorativo... como se para ser feminista precisasse odiar homens, e tudo em relação à eles .... na verdade feministas são contra o preconceito machista, não odeiam homens... isso é misoginia, e trocar um preconceito pelo outro não resolve nada...)


estou na correria hoje, volto depois para continuar a prosa....

.(⁀‵⁀,) .✫...(⁀‵⁀,)


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Ei Vanessa,

Quote:
O que "não é próprio da idade" não é pra ninguém, nem pra homem nem pra mulher. Tem coisa mais feia que homem velho tentando parecer um garotão? Mulher, idem. Só que as mulheres hoje, com 50 anos estão super bem fisicamente e não precisam se vestir de avós com um xale sobre os ombros e um coque na cabeça. Mas tb não precisam nem devem vestir-se como se tivessem 15 anos de idade pq cada idade tem sua beleza e a de pessoas mais velhas envolve também os conhecimentos que ela adquiriu com o passar do tempo. Se um homem mais novo sai com uma mulher mais velha não é pq ela é mais bonita que outra de 15 anos, é pq ela tem mais experiência. Vestir-se de acordo com sua idade e com oq vc tem a oferecer é sinal de sabedoria.


Interessante a sua argumentação, estando no trabalho a minha leitura é dinâmica, mas observei que vc acabou criando em seu relato um modelo comportamental para nós mulheres, repetindo o condicionamento, o que acaba sinalizando um pensamento massificado, que talvez se resuma no que vc mesmo falou anteriormente, muitas das nossas visões são condicionadas.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Leia com calma. Não criei um padrão pq não há padrão. Há o que a forma de vestir, o corte de cabelo, etc comunicam sobre a pessoa, seja homem ou mulher. Um homem de 60 anos vestido como o Darkson de Avenida Brasil ou uma mulher de 60 anos vestida como a Suellen transmitem uma imagem de imaturidade. Se são imaturos mesmo, OK. Se não são, há coisas mais interessantes que podem vestir. Se não fui clara antes, é isso que eu quis dizer.

Vovozinha de coque e xale só se ela estiver bem caída mesmo (mentalmente falando). Há mto tempo que não conheço nenhuma que combine com este visual.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Vanessa,


Digo que eu entendi e ficou claro para mim o seu ponto de vista, mas vou além, concordo que tem características que são próprias de cada faixa etária mesmo, o físico sinaliza isso, mas muitas vezes são repetições de muitas coisas que criam arquétipos que acabam em pré-conceitos, e isso fazemos sem nos dar conta como foi muito bem colocado por vc.

Veja vc essa questão do cabelo longo para uma mulher mais velha, vc ha de convir comigo que deveria ser puramente questão de gosto, uma questão individual, mas não é, tacitamente é imposto que a mulher em determinada idade tem que ter o bom senso de usar um cabelo que condiz com a idade madura e geralmente é o cabelo curto. De onde saiu que um cabelo longo não combina com qualquer idade eu não tenho a mínima idéia! Então são repetições que nos levam a comportamentos e muitas vezes, comportamentos em contramão de nós mesmas e de forma generalizada.


Quote:
Não criei um padrão pq não há padrão


Vc não criou, mas existe um padrão exigido na questão sim Vanessa, ou não haveria tanto pré-conceito.


Quote:
Pra mudar isso temos de questionar. A nós mesmas em 1o lugar e também aos outros de vez em qdo, não em tom acusatório, mas chamando pra refletir como é meu objetivo neste tópico


Agora lendo com mais calma eu entendi te dou razão no que se refere a uma atitude individual, mas acho que a questão é mais ampla.

O que é repetido e repetido e consentido é que tornam as coisas como são, quando se lança uma novela e uma mulher já em idade madura ou avançada é denominada como isso, aquilo e aquilo outro, quando se lança uma música e usam o pejorativo com a mesma finalidade, quando 2 ou 3 casas noturnas criam (aqui) e se referem sempre com ironia a noite da Maria Cebola (Mulheres mais velhas, Vovós, etc ) e tudo é aceito e massificado com o nosso consentimento e participação que criam raízes para comportamentos que são lamentáveis.


Quote:
Vcs deixam de fazer alguma coisa por medo de te chamarem disso ou daquilo? Oq deixam de fazer e pq?


Somos seres sociáveis e vivemos em sociedade então é inevitável que isso aconteça.


Mas eu citei a questão da Mulher que não depila por sentir vergonha do embranquecer dos pêlos com o decorrer da idade e confesso que isso me incomodou um pouco, não sei se é porque eu nunca tinha me atinado para isso, claro que eu tenho consciência que não é nem de longe motivo para se sentir vergonha, que é cronológico e tal, mas creio que eu sentiria um certo desconforto como ela, acho que está ligado a questão de saber lidar e expor as mudanças do corpo, então talvez também seria uma coisa que eu me privaria.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Meliss@, olhe ao seu redor. Hj em dia a imensa maioria das mulheres de 40 anos pra cima usa cabelo LONGO! Ao menos por onde olho e até nas redes sociais que participo. E isso é justificado pelo fato que hj em dia normalmente as mulheres com bom padrão econômico botam botox no rosto mas não inventaram ainda nada pra deixar o pescoço com cara de pescocinho de 20 anos. Aí usam os longos pra disfarçar essa diferença.

Não é que haja um padrão que tem de ser curto, não!! O cabelo longo puxa os traços para baixo, na maioria dos cortes deixa o conjunto rosto + cabelo retangular ou triangular, oq dá ares rígídos à pessoa e envelhece (isso tb ocorre com cortes "Chanel" ou "Bob" médios ou curtos). Os curtos mais modernos (não aqueles cortes que minha avó e possivelmente a sua usavam) puxam os traços para cima e rejuvenescem. Isso não é padrão, é fato. Assim como é fato, por exemplo, que o azul bebê é uma cor calmante, enquanto o vermelho vivo é uma cor excitante. Não é que alguém impôs isso.

Quote:
O que é repetido e repetido e consentido é que tornam as coisas como são


Eu tive um professor de geografia no colégio que sempre dizia "se eu apontar para um relógio de plástico e repetir mil vezes pra vcs que ele é de ouro vai chegar um ponto que vcs vão acreditar que ele é de ouro". Por isso acho tão importante questionar. Sobre as novelas, a Globo SEMPRE mostra mulher jovem de cabelo curto como sendo mau caráter ou "ovelha negra" de alguma forma. Nunca tem uma mocinha certinha e perfeita de cabelo curto. A protagonista da atual novela das 6 tem cabelo curto mas não sei o temperamento dela pq nunca consigo assistir e ainda não vi ninguém contar. A realidade é: Pra ter cabelo curto tem de ter personalidade. Ou melhor, no Brasil, pra ir contra o padrão imposto de que mulher pra ser feminina, sexy, etc etc tem de ter cabelo comprido, loiro e liso, tem de ter personalidade. Por isso, quem usa cabelos curtos precisa de ter personalidade pq vai aguentar muita crítica no começo. Depois o povo cansa e a vida segue tranquilamente. O mesmo se dá com outros enfrentamentos dos padrões. O mesmo ocorre com mulheres que optam por deixar os cabelos brancos. Quantas aqui encarariam envelhecer e fazer um tipo Miranda Priestley (personagem da Meryl Streep no filme O diabo veste Prada)? Pra usar cabelo branco tem de ter personalidade forte também ou fica com cara de vovozinha coitadinha.

Quote:
Somos seres sociáveis e vivemos em sociedade então é inevitável que isso aconteça.


Hmm... faz sentido. Se vc dá um arroto sonoro no meio de um restaurante vc é um(a) porco(a). Eu tinha pensado em rótulos dados somente às mulheres, como oq foi levantado de chamarem de p****, v**** e outros nomes q chamam as periguetes, por exemplo.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Meliss@, olhe ao seu redor. Hj em dia a imensa maioria das mulheres de 40 anos pra cima usa cabelo LONGO! Ao menos por onde olho e até nas redes sociais que participo. E isso é justificado pelo fato que hj em dia normalmente as mulheres com bom padrão econômico botam botox no rosto mas não inventaram ainda nada pra deixar o pescoço com cara de pescocinho de 20 anos. Aí usam os longos pra disfarçar essa diferença.

Não é que haja um padrão que tem de ser curto, não!! O cabelo longo puxa os traços para baixo, na maioria dos cortes deixa o conjunto rosto + cabelo retangular ou triangular, oq dá ares rígídos à pessoa e envelhece (isso tb ocorre com cortes "Chanel" ou "Bob" médios ou curtos). Os curtos mais modernos (não aqueles cortes que minha avó e possivelmente a sua usavam) puxam os traços para cima e rejuvenescem. Isso não é padrão, é fato. Assim como é fato, por exemplo, que o azul bebê é uma cor calmante, enquanto o vermelho vivo é uma cor excitante. Não é que alguém impôs isso.

Quote:
O que é repetido e repetido e consentido é que tornam as coisas como são


Eu tive um professor de geografia no colégio que sempre dizia "se eu apontar para um relógio de plástico e repetir mil vezes pra vcs que ele é de ouro vai chegar um ponto que vcs vão acreditar que ele é de ouro". Por isso acho tão importante questionar. Sobre as novelas, a Globo SEMPRE mostra mulher jovem de cabelo curto como sendo mau caráter ou "ovelha negra" de alguma forma. Nunca tem uma mocinha certinha e perfeita de cabelo curto. A protagonista da atual novela das 6 tem cabelo curto mas não sei o temperamento dela pq nunca consigo assistir e ainda não vi ninguém contar. A realidade é: Pra ter cabelo curto tem de ter personalidade. Ou melhor, no Brasil, pra ir contra o padrão imposto de que mulher pra ser feminina, sexy, etc etc tem de ter cabelo comprido, loiro e liso, tem de ter personalidade. Por isso, quem usa cabelos curtos precisa de ter personalidade pq vai aguentar muita crítica no começo. Depois o povo cansa e a vida segue tranquilamente. O mesmo se dá com outros enfrentamentos dos padrões. O mesmo ocorre com mulheres que optam por deixar os cabelos brancos. Quantas aqui encarariam envelhecer e fazer um tipo Miranda Priestley (personagem da Meryl Streep no filme O diabo veste Prada)? Pra usar cabelo branco tem de ter personalidade forte também ou fica com cara de vovozinha coitadinha.

Quote:
Somos seres sociáveis e vivemos em sociedade então é inevitável que isso aconteça.


Hmm... faz sentido. Se vc dá um arroto sonoro no meio de um restaurante vc é um(a) porco(a). Eu tinha pensado em rótulos dados somente às mulheres, como oq foi levantado de chamarem de p****, v**** e outros nomes q chamam as periguetes, por exemplo.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

O que leva alguém a manter-se no padrão da maioria?

O que leva alguém a fugir deste padrão?

O que te leva a fugir de algum padrão? E o que te leva a manter outros padrões?

*Não falo de regras gerais de etiqueta, por exemplo, mas sim de padrões de beleza e de "comportamento feminino".