Crise existencial

80 respostas [Último]
imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Hahaha, esqueci de colocar o e-mail!


lá vai:


Quote:
Este mundo tá cheio de pessoas iguais: elas crescem, namoram, casam, têm filhos, um emprego mais ou menos, ou até rentável, e... E? E a vida é isso? E a vida não é o impossível, o sonho, o êxtase? Tenho receio dessa trilha social. Existem pessoas diferentes, pessoas cujo coração precisa voar mais alto. E desbravar lugares novos.


Amei


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Nanda, Mademoiselle Po..., Fiorella, Miss J, KathiaMeliss@, Vica e outras pessoas que se manifestaram por aqui


Estou acompanhando o tópico e gostaria de agradecer a vocês pelas maravilhosas colocações que foram postadas: embora o tópico seja da Nanda, eu também estou aproveitando para refletir sobre as questões colocadas, estou aprendendo com cada uma de vocês.


Fico contente pelo fórum contar com a participação de pessoas com tamanha sensibilidade e perspicácia sobre o universo feminino. Além disso, capazes de se desnudar ao colocar para o grupo as suas dúvidas e anseios existenciais, sem medo de mostrar suas fragilidades.


Um grande abraço a cada uma de vocês!


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

"eu também estou aproveitando para refletir sobre as questões colocadas, estou aprendendo com cada uma de vocês"

2x


imagem de Mademoiselle Poitiers
Mademoiselle Po...
No PF desde: 11/07/2012

Nanda, te enviei e-mail. TOP SECRET ;)


Quem tem crise existencial vai adorar ler Clarice Lispector e Mario Quintana.


Eu entendo que a crise existencial decorre ou do passado (arrependimento ou dor) ou do futuro, ou ambos. O passado já passou, é necessário superá-lo, e o futuro depende do presente. Então temos que agir pra sair da crise existencial, fundamentar nosso futuro aqui e agora, ter coragem de mudar e fazer o que lá no fundo queremos.


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Quote:
Confesso que também tenho muitas dúvidas quanto a minha profissão. Apesar de sempre ter acreditado ser isso o que queria, hoje tenho praticamente certeza de que fiz a escolha e trilhei o caminho errado. Acho que isso contribui para o meu sentimento de vazio.


Nanda, acho essas palavras fortes e corajosas! Admitir (ou praticamente) que escolheu a profissão errada não é qualquer pessoa que faz. Mas por um lado é bom, Posso estar sendo óbvia dizendo que saber o que se quer não é fácil, mas quando sabemos o que não queremos já é meio caminho andado, hehehe. Disseste que viraste médica...parabéns, não é uma profissão fácil! Tem algum outro campo que te atrai? Terias coragem de recomeçar do zero?


Não sei se meu caso é pior: eu gosto do meu trabalho, mas não vejo perspectivas de grandes crescimentos na minha profissão. Vivo razoavelmente bem, mas é uma área maio instável. .. Por isso não sei se mergulho de cabeça no que faço ou se vou pra outro lado. Minhas frustrações amorosas são relativas. Se eu olhar pra trás, e vendo muitos relatos que já li por aqui, posso dizer até que tive bons relacionamentos até então. O ruim é minha extrema ansiedade em ter alguém!


Quote:
Sabe uma pessoa que tem dificuldade de dizer não pois pensa que vai magoar os outros? Ou então alguém que faz suas escolhas levando em consideração a opinião dos outros mais que a sua própria? Pois é, eu costumo fazer isso muito seguido. Daí, quando não faço, percebo que estou desagradando A ou B e fico bastante culpada e insegura.


Eu sou um pouco assim também... mas acho que aprendi um pouco a lidar com isso. Nem Jesus agradou todo mundo... o importante é estares bem contigo mesma, e ter consciência que tua decisão não prejudicará a pessoa. No máximo, frustrar... mas aí o problema com a pessoa!


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Quote:
Estou acompanhando o tópico e gostaria de agradecer a vocês pelas maravilhosas colocações que foram postadas: embora o tópico seja da Nanda, eu também estou aproveitando para refletir sobre as questões colocadas, estou aprendendo com cada uma de vocês.


Digo o mesmo, Iani! É gratificante ver que não estamos sozinhas no mundo, e que podemos compartilhar experiências e refletir sobre elas. Tá virando um grupo de "Crises-existenciais-anônimas", hehehe.


Quote:
Na minha opinião vivemos em uma sociedade doente que se reflete em nós mesmos. Uma sociedade que está perdida na velocidade das coisas e na imesidão de alternativas.


Madmoseille Po, concordo contigo... quando temos muitas possibilidades, tendemos a fica confusos, ansiosos. Mas a vida é muito curta para termos tempo pra tudo, para conhecermos tudo. Antigamente não havia muitas escolhas, né... escolhia-se uma profissão entre algumas poucas possíveis, casava-se com alguém para o resto da vida, ia-se a poucos lugares, já que viajar/se deslocar era difícil... e acho que não estamos acompanhando no mesmo ritmo essas mudanças. Sem contar que, inevitavelmente, nos sentimos pressionados a ter sucesso na vida!

PS: fiquei curiosa sobre teus livros!


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Mademoiselle Po...


Já respondi seu e-mail, obrigada pela confiança!


fiorella


Menina, pior do que concluir que escolhi a profissão errada é não saber o que eu gostaria de fazer de fato... Primeiro preciso decidir isso para depois pensar em como fazer essa transição. É impossível começar do zero pois não posso simplesmente ficar sem meus rendimentos, tenho compromissos adquiridos que não podem ser deixados de lado. Sem contar a questão da maternidade, que é uma opção acertada na minha vida e que cobra um preço à parte profissional. Em função disso, tenho deixado essa questão um pouco de lado pois, no momento, não há muito o que fazer. Talvez num futuro próximo.


Sobre a ansiedade em ter alguém... Eu sei bem como é. Sempre convivi com o pesadelo de que poderia não encontrar minha cara metade e isso me angustiava muito. Não sou o tipo de pessoa que se basta, sabe? Que consegue ser feliz sozinha sem alguém para compartilhar a vida, com seus bons e maus momentos. Sempre aproveitei muito minhas fases de solteira, curtia e fazia festa, mas sempre com a idéia de que o que me faria completa seria ter um par. Tinha muito medo que isso não acontecesse. Nem sei bem por que, acho que deve ser uma coisa de personalidade, temperamento, sei lá. Mas eu sabia que era assim e respeitava meu jeito de ser. Sempre estava aberta para conhecer novas pessoas e ter um relacionamento. Até que, um dia, esbarrei com o maridão e tamos aí! Tenho várias amigas que são assim, ou seja, vc também não está sozinha nessa!


A última pessoa que decepcionei foi minha sogra, agora vc imagine a situação... Estamos há 15 dias sem falar uma com a outra. No início, me remoí de culpa, agora já consigo enxergar a situação mais como vc falou: se ela quer ficar frustrada, o problema é dela. Mas não é fácil...


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

"Não sou o tipo de pessoa que se basta, sabe? Que consegue ser feliz sozinha sem alguém para compartilhar a vida, com seus bons e maus momentos."

Admirável a sua sinceridade. Eu mesma sou assim mas não conto pra ninguém. Sinto como se estivesse expondo uma fragilidade vergonhosa. Bobeira, ne? Mas é o q sinto... Só confessei aqui por causa do anonimato, rs.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Miss J


Não sei até que ponto admitir que se quer encontrar alguém é uma fragilidade. Seria o mesmo que dizer serem as solteiras por opção mulheres fortes (não vejo relação de força com opção por ficar solteira). Pode até ser, eu realmente não sei. Fragilidade no sentido de que estamos expostas a sofrimento caso não alcancemos esse objetivo de encontrar um alguém, isso é fato.


Nunca tive vergonha de assumir isso para mim mesma e para os outros. Acho que é um sonho e uma pretensão como outra qualquer: fazer faculdade, ter casa própria, casar, ter um bom salário, etc.


Cuidado: essa vergonha pode fazer com que vc passe uma idéia errônea de auto-suficiência, o que pode até mesmo afastar os pretendentes de vc! Não acha?


Bjs


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

Mas é exatamente o q faço, conscientemente ou não: passo uma imagem de autossuficiência, fortaleza, mas no fundo não sou nada disso.

No momento, prefiro que os pretendentes fiquem afastados mesmo... estou namorando, rs.