Você pagaria mais?

67 respostas [Último]
imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Minha gente boa, trabalho na área ambiental e enfrento no dia-a-dia uma eterna discussão: faturar x preservar meio ambiente.


A rigor, todo o "lixo" produzido por uma empresa é matéria-prima que ela joga fora. Grande parte de poluentes emitidos provém de processos com péssimo controle. Isso tudo é igual a $$$ jogado fora. Só que tratar disso tudo, depois de virado "lixo" é caro! E tratar na fonte exige esforços para mudança de cultura (eita coisinha braba de se conseguir).


Essa introdução para justificar uma prática que vejo por aí: empresas ambientalmente conscientes cobram mais por seus produtos/serviços.


****Perguntinha: tomando por base dois produtos de igual qualidade, você pagaria mais por aquele mais "ecologicamente correto"?*****


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

teoricamente sim... na prática acho difícil, acho que só pagaria mais caro se a qualidade for superior....

ou que a outra marca tenha uma péssima reputação...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu pagaria mais para os produtos ecologicamente INCORRETOS miguxas! Porque a ladainha dos ecochatos já cansou!

Para te dar um exemplo da minha revolta: hoje, ao secar a oitava LONG NET de Skol eu resolvi fazer como os velhos miguxos fenícios sabe???...homenagear o barman tá ligada???? soltei aquele sonoro arroto camarada achando que o pessoal faria coro comigo! Que nada! Logo veio um desses repugnantes ecochatos me acusando de prejudicar o ecossistema bebendo tanto, pois estou gastando muita água (da cerveja que depois é expelida pela minha torneirinha...) e poluindo a atmosfera com o gás metano das minhas regurgitações! Sem contar que no rótulo da garrafa também vai papel e que para gelar a garrafinha se gasta eletricidade!

Que gente chata!

Tá demais isso miguxa!

Eu protesto!

Sem S2!


imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Miguxo, sem coraçãozinho?

Olha só, ecochato é chato mesmo, concordo! Deixa tu e tua skol em paz né?!


Não sou ecochata não viu?!? Minha perguntinha veio porque algumas empresas com as quais tenho contato se usam mesmo disso pra vender mais caro seus produtos, e não tiro razão deles...só não sei qual o efeito disso, se as pessoas compram mesmo ou não! Tu eu já sei que não compra! rsrsrsrs


**Acho que os ecochatos são os que mais prejudicam a natureza, eles enchem tanto o saco que incentivam as pessoas a poluirem, só pra contrariar!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Pois é miguxa, vide o caso recente das sacolinhas dos supermercados: quase TUDO que se vende dentro de um supermercado é feito de plástico, mas encrencaram com as sacolinhas. Elas eram responsáveis pelas mazelas do mundo moderno. Foram as sacolinhas que deflagraram a Guerra da Coreia, foram as sacolinhas que abduziram o Elvis, foram as sacolinhas que provocaram a explosão da usina de Fukushima.

Resultado: os supermercados espertamente as aboliram e economizarão aproximadamente 190 milhões de reais por ano.

Nós consumidores, ficamos sem sacolinhas, que ecologicamente aprovietavamos posteriormente para colocar o lixo das nossas casa ou para levar aqueles ossinhos para o nosso cãozinho fiel depois do almoço.

E o desastre ambiental continua, porque lá dentro continua se vendendo TUDO com plástico.

Moral da história: graças aos ecochatos, o consumidor MAIS UMA VEZ se ferrou!


PS.: a propósito, quando falei em ECOCHATOS no primeiro comentário, não me referi a vosmecê miguxa, entendi a proposta do seu tópico. E agora sim: S2!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Skol??!!

poxa MC#JupiS3 já está bebendo os ovinhos de páscoa recheados que te mandei?


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

tomei todos (e todas) miguxa! S3!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Quote:
****Perguntinha: tomando por base dois produtos de igual qualidade, você pagaria mais por aquele mais "ecologicamente correto"?*****


Ara, um produto pode ser mais verde e exigir mais energia em seu fabrico. Entãum....


:)


imagem de Dani*
Dani*
No PF desde: 15/01/2011

Tá ai uma dúvida que tenho..pq pagamos mais por um produto que muitas vezes se tem um processo ou insumo a menos na sua produção?


Eu acredito que eles se aproveitam do nível de conscientização das pessoas, em grande parte o custo de produção é menor mas eles jogam o preço lá em cima, isso para o consumidor pensar "estou pagando mais, porém estou "preservando o meio ambiente".


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Kari_22,

Eu pago mais por um produto ecologicamente correto, entretanto, apenas de fornecedores que eu conheço (a maioria são regionais), que sei quais são as matérias-primas utilizadas, de onde vem, como produzem e de que forma contribuem com o meio ambiente. No mais, se desconheço a fonte produtora, analiso outros caracteres (desta e do outro produto), e levo o que for mais vantajoso.


Acredito que o mais importante nisso tudo é o consumo de forma consciente. Sabermos valorizar aquilo que nós compramos, reaproveitar materiais, reciclar o que não utilizamos mais e nos basear mais no sentido de “necessidade” e não no de “desejo”.


Hoje a falta de uma “política séria” no Brasil, com amparo científico, e fiscalização, faz com que muitas indústrias e empresas se utilizem de concepções e expressões verdes de maneira equivocada, e sequer contribuem com o meio ambiente ou o fazem de maneira não eficiente, e a população em geral é levada pela “rotulagem”, muitas vezes sem questionar.


Esse é um dos pontos que gera polêmica na academia, e está longe de acabar. Nem tudo que reluz é ouro! Por isso, utilizar-se do bom senso se torna o melhor caminho.


E para que um produto seja considerado corretamente ecológico, é necessário muito mais que uma redução ou substituição de produtos altamente nocivos, de economia de água e de energia, e consumo de madeira certificada. A qualidade no ambiente de trabalho, por exemplo, deve ser levado em consideração, dentre tantos outros fatores.


Sobre a questão das sacolas de supermercados, banir completamente em minha opinião não se caracteriza uma medida eficiente na preservação ambiental. É apenas tapar o sol com a peneira, e mais uma vez nos vemos vítimas daqueles que se aproveitam das concepções verdes pra se dar bem.


imagem de diogenesocinico
diogenesocinico
No PF desde: 25/02/2011

Audrey,

eu costuma por nos locais de reciclagem papel, plástico e vidro, além de embalagens usadas de café.


Devo dizer que quem diz que o PF regrediu em qualidade devia ler o que vc escreve, que iria sentir-se melhor! ;)