Você pagaria mais?

67 respostas [Último]
imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Dio,


Também faço a separação do lixo, algumas pessoas não o fazem em casa, pois não tem coletores pra cada tipo de material, ou estes coletores são caros ou muitas vezes é difícil de encontrar para compra. Entretanto, já é de grande ajuda fazer a divisão simples (orgânicos e inorgânicos), misturando os materiais recicláveis. Não há problema algum, desde que limpos.


Assim, até em apartamentos fica mais prático e econômico, não há necessidade de utilizar muito espaço e nem de várias sacolinhas.

Quote:
Devo dizer que quem diz que o PF regrediu em qualidade devia ler o que vc escreve, que iria sentir-se melhor! ;)


Que fofo, obrigado! :-)


imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Miss

Só o fato de escolher produtos que são da nossa região, já estamos fazerndo uma escolha consciente, independente da empresa. A cadeia logística no Brasil custa caro pro meio ambiente, e pro bolso também.

Sobre consumo consciente, nós temos um mundo inteiro incentivando o consumo desenfreado, e alguns poucos que entendem que um celular que está em perfeito funcionamento não precisa ser trocado cada ano só porque outro com uma função nova que sequer usaremos está a venda...

Uso do rótulo "verde" ou "sustentável" de forma errada: tá cheio de empresas fazendo isso. Ou alguém acha que o pilar social da questão da sustentabilidade é bancado com dinheiro da própria empresa? Tudo é uma questão de trocas: se eu fizer um projeto social, quanto deixo de pagar para o governo com isso? Vejam bem, não acho errado que o governo dê este incentivo, muito pelo contrário, concordo, só acho errado toda a mídia que é feita ao redor disso...

Sobre sacolas de super: concordo que aquelas que já vem do super rasgadas ao meio serão apenas mais uma porção de lixo. As demais, em bom estado, substituem facilmente sacolas plásticas compradas...não é reúso que incentivam? Pois é reúso que praticamos dessa forma! Eu particularmente, quando vão me dar aquelas sacolinhas que não prestam pra botar lixo depois, levo o que comprei na mão. Em alguns lugares já vou com uma de pano mesmo...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Mas miguxa, sem as sacolinhas, o que vou encher de água para jogar na cabeça dos nossos amigos que saem do prédio??!!! Vão acabar com essa diversão tão saudável! E como as madames juntarão as cacas dos seus poddles nas ruas? Vai ter madame costurando o popô do seu cãozinho, quanta crueldade! S2!


imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Poxa miguxo, fim da farra da água na sacolinha?! Usa um balde!

As cacas elas podem colocar em um potinho de margarina usado miguxo...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Imagina se a vovozinha se esquece do que botou no potinho de doriana e coloca de volta na geladeira? hahahahaha


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Kari,


A mídia tem responsabilidade de peso neste estilo de vida de nossa sociedade, acaba incentivando o consumo de produtos mais pra aguçar o desejo, do que para suprir uma real necessidade e este é um dos problemas que acaba gerando “violência”, na visão dos estudiosos em educação ambiental e cidadania planetária. A pressão exercida na população acaba por estimular aqueles que não podem ter tais produtos, por uma desvantagem financeira, a roubar daqueles que conseguem adquirir. Por isso, a educação é um recurso valiosíssimo, na busca de uma sociedade realmente conscientizada.


Sobre a rotulagem verde que muitas empresas adotaram, pois bem, é todo um sistema de troca em curto prazo, e não realmente o desejo de contribuir para o meio ambiente. Depois, nós da área ambiental criticamos o modelo de muitas dessas instituições, e somos tachados de ecochatos, mas é isto que vem acontecendo, o uso errôneo das concepções ecológicas de modo a favorecer as classes mais altas. Só mesmo uma política honesta e educação pra modificar este quadro. Já chega a Rio +20, que pelo já divulgado, está longe de ser uma real Conferência de Sustentabilidade, mas enfim...


Sobre as sacolinhas, nem sempre tenho a mão às sacolas retornáveis quando preciso fazer compras, então eu utilizo as plásticas até o limite, coloco vários itens e assim levo menos sacolas ou quando compro pelo internet, opto por receber as compras sem sacolas, vem tudo em cestões que é devolvido no ato da entrega mesmo. Aproveito as plásticas pra lixo, pra guardar produtos diversos e às vezes doo pra atividades de artesanato.


Bom ter no PF outra pessoa do mesmo ramo, vamos trocando ideias.


Abraço,


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Esse ciclo de consumismo há mto no mundo ocidental. Vc vê uma propaganda, deseja comprar aquele produto (um celular ou videogame de última geração, um iPad, uma TV, um blu-ray, etc), financia o máximo q puder, adquire o bem. Daí vc descobre que seu vizinho tem um (do mesmo produto que vc comprou) de uma geração mais avançada, mais atual. Por exemplo, vc comprou, suando mto, um iPad2, aí hj, sábado, encontra seu vizinho com um iPad3 na mão. Aí vc quer o 3 pra ficar no mesmo nível dele. E o seu 2 está novinho, funcionando perfeitamente.

Ontem vi uma palestra ótima do Domenico De Masi em que ele falou, entre outras coisas, desse ciclo e da necessidade de frear este ciclo, de controlá-lo um pouco. *Para quem quiser ler mais sobre, postei quase td o conteúdo da palestra em meu Twitter @DiferencieSe.


imagem de Titânia
Titânia
No PF desde: 14/12/2011

Quero ver conseguir consumir produtos ecológicamente corretos, orgânicos, etc ganhando 1 salário mínimo!!!

Só boy pode se dar a esses luxos.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

E as girl, naum? :)


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Titânia,


Isso acontece muito com produtos orgânicos, são muito caros, esperamos que isso mude o mais breve.


:-)