Você pagaria mais?

67 respostas [Último]
imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Já vejo algumas das chamadas fruteiras ecológicas vendendo produtos a preços não tão altos (na verdade, pouco mais caros que os alimentos comprados de mercados comuns). São agricultores que abriram sua própria fruteira, sem atravessadores: eles plantam, eles vendem.

Mas realmente Titânia, há produtos que ficam inviáveis de serem comprados devido aos preços absurdos!


imagem de Baltazar
Baltazar
No PF desde: 12/05/2010

Eu pagaria mais para os produtos ecologicamente INCORRETOS miguxas !!!!


Porque a ladainha dos ecochatos já cansou !!!!!


Quero ver conseguir consumir produtos ecológicamente corretos, orgânicos, etc ganhando 1 salário mínimo!!!


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Não pago por produtos ditos "ecologicos", acho que é apenas uma forma das empresas fazerem os clientes pagarem um custo que deveriam ser deles.


imagem de Gisinha
Gisinha
No PF desde: 05/03/2009

Pagar mais por algo ecologicamente correto seria pensar na ecologia acima de meu próprio bolso.

Sei lá!

Talvez eu até pagasse mais sim, pois penso muito no ecossistema.


imagem de JoeDepp
JoeDepp
No PF desde: 27/01/2011

Eu pagaria mais por produtos que, para se tornarem ecologicamente corretos, seu custo de fabricação ou cultivo, se torna mais caro...como combustível...

Mas, me nego a pagar mais caro por uma garrafa de vinho orgânico, que sei que para se produzir uva orgânica, você tem até 80% menos despesas de produção.


imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Joe,

Será que o vinho orgânico não é mais caro por causa da produtividade de uva por área? Será que ela não diminui em vista do cultivo orgânico? Não conheço bem disso....mas fiquei curiosa agora.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Ei Kari_22,


Uai, ai em POA proibiram o uso de sacolinhas também? Achei que a moda era só aqui em BH!

O que eu acho “super interessante” é o seguinte, se você pagar pelas sacolinhas pode usar a vontade (pagando tem sacolinhas disponíveis para quem quiser)! A proibição é só se for de graça! Será que quando se paga pelas sacolinhas elas ficam ecologicamente viáveis? :(


Olha, já têm no mercado muitos produtos ecologicamente corretos com o preço igual aos outros, creio que ai tenha o detergente Ypê? A política da empresa é fantástica, totalmente voltada para não agredir o meio ambiente e o preço é igual ou mais barato que a dos outros detergentes.

http://www.florestasype.com.br/home.asp

Muitas vezes não é nem o caso de pagar mais caro, mas de prestar atenção na política da empresa; por desconhecer podemos estar trocando um produto por outro ecologicamente incorreto de valor semelhante..

Vou abrir uma questão que estava outro dia conversando com um amigo, ouvindo no rádio um comentário sério sobre a destruição da terra pela agricultura industrial, chamou-me a atenção a indignação do locutor, pois me parece que dados alarmantes foram levantados recentemente e a mídia geral não divulgou, esse locutor questionava qual seria o motivo, pois segundo ele, simplesmente não divulgaram absolutamente nada a respeito, o que tornava o fato mais estranho, talvez alguém aqui tenha tido noticias que dados alarmantes são esses ou sabendo da qualquer coisa a respeito?


imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Oi Meliss@!

Aqui no sul ainda não vi proibição de sacolinhas não, o que tem são algumas redes de supermercados que já não dão mais a sacola: se quiseres, tem de comprar.

Sobre a questão da agricultura industrial, confesso que conheço muito pouco do assunto. O que li estes dias sobre isto se encontra neste link:

http://www.aba-agroecologia.org.br/aba/index.php/textos-e-artigos/12-jean-marc-von-der-weid

Fiquei um tanto alarmada com o que li. Leiga que sou neste assunto, não tinha ainda "aberto a cabeça" e visto o quão danosa a agircultura pode ser. É claro que, em vista de que seu produto é comida, e não bens de consumo como a indústria, e, principalmente, vendo a quantidade de gente que passa fome nesse mundo, acho que tanto imprensa como nós mesmos acabamos amenizando os estragos provocados por este setor...


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Mell,


Quote:
A proibição é só se for de graça! Será que quando se paga pelas sacolinhas elas ficam ecologicamente viáveis?


Um dos argumentos levantados a respeito das sacolinhas é que se o consumidor tem de pagar por elas, acabará utilizando menos, pois dará maior valor ao produto.


Quote:
Vou abrir uma questão que estava outro dia conversando com um amigo, ouvindo no rádio um comentário sério sobre a destruição da terra pela agricultura industrial, chamou-me a atenção a indignação do locutor, pois me parece que dados alarmantes foram levantados recentemente e a mídia geral não divulgou, esse locutor questionava qual seria o motivo, pois segundo ele, simplesmente não divulgaram absolutamente nada a respeito, o que tornava o fato mais estranho, talvez alguém aqui tenha tido noticias que dados alarmantes são esses ou sabendo da qualquer coisa a respeito?


O desmatamento em algumas regiões do país tem aumentado sim (principalmente no centro-oeste e no norte), pois mais áreas são dedicadas à criação de gado e a monocultura de gramíneas, e grande parte ou se não toda da produção é exportada. Se o texto do Novo Código Florestal for sancionado, a tendência é de haver maior áreas para agricultura industrial e menos biodiversidade (fora agricultura familiar). Não sei se ficaste sabendo, mas ano passado houve um recorde de desmatamento na Amazônia (divulgado pelo Ibama), dado pelos rumores sobre a aprovação do código, em que há proposta de perdão das multas anteriores a julho de 2008, sob condição de realização de um cadastro rural. Só com rumores, imagine se houvesse mesmo a aprovação.


Kari,


Eu vejo que a Agroecologia pode contribuir e muito com a redução de danos causados pela prática tradicional da agricultura. Além disso, temos tecnologias em desenvolvimento, que poderão dar suporte a necessidade de alimentação a nível mundial, embora haja também índices altos de desperdício de alimentos.


:-)


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Quote:
Um dos argumentos levantados a respeito das sacolinhas é que se o consumidor tem de pagar por elas, acabará utilizando menos, pois dará maior valor ao produto


Êh Miss... Infelizmente ainda temos que repetir: Estamos no Brasil!

Na realidade somente as biodegradáveis, etc, etc... poderiam ser vendidas, mas cadê?

Esqueceram de avisar os comerciantes (principalmente os grandes), dai as mesmas de antes são comercializadas.

Moral da estória: O consumidor se ferrou e o meio ambiente... Deixa pra lá!

Quote:
Se o texto do Novo Código Florestal for sancionado, a tendência é de haver maior áreas para agricultura industrial e menos biodiversidade (fora agricultura familiar). Não sei se ficaste sabendo, mas ano passado houve um recorde de desmatamento na Amazônia (divulgado pelo Ibama), dado pelos rumores sobre a aprovação do código, em que há proposta de perdão das multas anteriores a julho de 2008, sob condição de realização de um cadastro rural. Só com rumores, imagine se houvesse mesmo a aprovação


Uai Miss, eu achei que o código restringia essa situação, eu vi a chamada que vc fez lá, então quer dizer que vai liberar geral?

Amazonas daqui a pouco é lenda! Lamentável!

Miss conhece a Amazônia?

Então, o locutor se referia a agricultura mundial, parece que a erosão é irreversíveis, eu não peguei toda fala dele, mas os dados que ele se referia saiu bem recente, creio que na semana passada, mas foi abafado, então aguardar é o que nos resta!