Assédio no trabalho?!

105 respostas [Último]
imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

People,


Encontro-me em uma sinuca de bico como se diz...


Comecei em um estágio novo dia 16 de agosto, na Procuradoria da República. Na minha sala trabalhamos eu e mais duas \"colegas\"... O Procurador, para quem trabalho, tem o próprio gabinete, assim como os demais...


Ocorre que, uma colega tirou férias (isso em agosto) e o tempo em que ela não estava, veio um outro colega de outro setor substituí-la (eu chamo de colegas, mas são todos \"superiores\" a mim - hierarquicamente falando - pois sou estagiária). Neste ínterim, o Procurador, para quem ele trabalha de fato, veio aqui conversar com ele, falou com a gente, se apresentou para mim (já que eu sou nova) e tudo mais. Até aí, tudo bem, se ele não tomasse como rotina vir aqui todos os dias falar com o funcionário dele e comigo.


Há umas semanas, andei fazendo arte e cortei a testa. Desde então, ele começou a vir aqui na minha sala só para saber como eu estava, se ía ficar cicatriz... Comentei com as colegas, falando como ele era simpático e atencioso com os funcionários - ainda que não os \"dele\". Aí elas me falaram que ele era, sim, muito educado, mas que não \"pra tanto\" que esta atenção que ele dava a mim não era \"normal\". Encuquei, mas segui trabalhando, na minha.


Não bastasse isso, quando vou na Copa, pegar água (bebo água igual um camelo) ele \"me segue\" e vai puxar papo... Já tá ficando uma situação delicada, porque ele começou a querer saber da minha vida pessoal, se tenho namorado, se gosto de sair... o que meu namorado faz da vida, o que ele pode me proporcionar no futuro. Fala que eu sou bonita, que eu tenho que ser uma \"lady\", que fica fazendo compras, indo no salão e \"cuidando da beleza\" enquanto o marido me sustenta... essas coisas.


Eu tenho medo de \"dar no meio\" dele, porque, apesar de não ser meu chefe diretamente, ele é Procurador e eu, uma mera estagiária.


Aí estou nessa situação, não sei o que faço. Comecei há pouco no meu estágio e é uma matéria nova para mim, gostaria de ficar aqui até o término do contrato, mas assim não vou conseguir.


Conversei com meu namorado, ele disse que eu não devo sair daqui por causa disso, porque \"homem cretino tem em tudo que é lugar\", mas está DEMAIS, os colegas já notaram e tenho medo que fiquem pensando que to saindo com ele e que por isso estou aqui.


Help me?!


imagem de Xanny
Xanny
No PF desde: 17/04/2010

Themis, acho que no seu lugar eu dava um gelo nele mesmo.Evita conversar com ele, se ele te procurar, pede desculpa, diz que estás muito ocupada, lógico com educação, acho que se ele for inteligente o suficiente irá se mancar.


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Isso eu já fiz, Xanny, desde que senti a maldade. Procuro ir menos na Copa... bebo menos água!! Fico aqui dentro, que, apesar dele vir aqui, não toca em assuntos muito íntimos.


Mas ele ainda não se tocou... acho que deve estar acostumado a \"pegar\" as estagiárias, mas comigo o buraco é mais embaixo. Detesto homem tarado, sobretudo esses que pensam que só porque são \"mais\" que eu, eu vou cair de quatro por eles...


Obrigada pelo conselho...


Crikinha
No PF desde: 16/09/2009

Themis,


Acho que se você já está falando menos com ele já é ótimo. Aos poucos ele vai ir falando menos com você...


Beijos


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Oi Themis,


Desculpe dizer mas estagiária é sempre a diversão das chefias.

Minha filha tem 19 anos, e sempre tem algum engraçadinho.

É uma questão de postura.

Bom dia, Boa tarde, como foi o fim-de-semana?

Quando o cara começa a avançar o sinal, e toda mulher sabe avaliar quando isto acontece, é hora de dar um basta.


- Obrigado, vc é simpatico, mas ja tenho namorado e isto tipo de conversa não me interessa.


Ele ira procura-la enquanto sentir que tem chanche, seja franca, isto até pode te prejudicar em futuras chanches (mas ele nem é seu chefe direto, não teria coragem de assediar as estagiarias dele), mas acho que não é desta forma que vc quer crescer na vida.


Abraços


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Nelsoneco,


Quote:
Obrigado, vc é simpatico, mas ja tenho namorado e isto tipo de conversa não me interessa.


É exatamente este tipo de coisa que eu não queria precisar dizer, entende? Vontade eu tenho, mas não queria ter que falar dessa forma!!


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Olha Themis,


Homen é bicho triste, quando faço participo de um processo de seleção, os colegas de outros setores ficam dizendo:


- Desta vez tu vai escolher só mulheres né?

- Só pega as novinhas e solteiras

- Deixa eu dar uma olhadinha nelas antes de tu escolher


É claro é tudo dito em tom de piada, mas é so entrar funcionaria, ou estagiária nova que os \"gaviões\" começam a rondar.


Se a menina não deixar claro logo que não é do tipo \"faço tudo pra subir na vida\", eles não largam do pé.


Para eles é facil, estão no lugar de trabalho, cheio de meninas novas, basta ficar todos os dias jogando charme, até achar uma que aceite.


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Isso acontece em todos os lugares, mesmo. Quando meu namorado foi trocar as estagiárias do emprego dele (ele fez uma limpa, trocou todas, pois não estavam trabalhando direito), os colegas dele fizeram o mesmo comentário.


E antes dele trabalhar lá, era assim mesmo! Elegiam pela beleza, tinha que ver as estagiárias (essas que foram dispensadas) eram LINDAS.. Todas, sem exceção.


Agora, quando foi trocar, meu namorado fez uma seleção, com testes, entrevistas...


Aqui eu fiz um processo seletivo também, há uma espécie de \"concurso\" para estagiários, eles vão chamando conforme a colocação. Não tem essa coisa de: essa é mais bonita que esta.


Mesmo assim, rola essas coisas...


É por isso que eu queria ficar aqui, estou aqui por meus méritos, passei na prova, bem colocada, ainda.


Ninguém me \"convidou\" para vir fazer estágio aqui.


imagem de Xanny
Xanny
No PF desde: 17/04/2010

Themis, tenho uma amiga que passou por um caso parecido com o seu, só que a diferença é que o cara é delegado de polícia.

O pai dela teve que entrar na história, e foi na delegacia e disse para o delegado, se ele não deixasse a menina em paz, ele iria denunciá-lo, depois dessa, nunca mais o delegado falou nada pra ela.

A mesma coisa é para esse \"procurador\", denunciar nunca foi problema, o pior Themis é deixar um sem vergonha desses ficar te perturbando e te assediando,sabes que isso é crime.


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Meninas,


Neste mundo machista, o homem sempre assediara as mulheres.

A questão é a postura.

É muito comum no ambiente a troca de piadas picantes, comentários com segunda intenção.

A mulher precisa deixar clara a sua intenção, pois sempre tem \"gaviões\" por perto.

Não precisa ser linda, é claro que as bonitas, são as mais assediadas, mas toda mulher que for \"facil\", logo será reconhecida por todos. Neste ponto os homens são solidários rsrsrs


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Mas aí é que está. Não dou abertura, me visto adequadamente, sei qual o meu lugar aqui e me comporto de acordo.


Acho que essas pessoas, acostumadas com o poder, que acham que podem mais, que podem comprar tudo, acho que elas pensam que não é uma estagiária que vai ignorá-las.


Não sei... to meio sem saída. Se eu denunciá-lo, estou na rua, isso é certo!!