Assédio no trabalho?!

105 respostas [Último]
imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Concordo com a Tortinha. Você tem que levar o problema ao seu chefe. De preferência, endossada por outras pessoas que testemunharam os avanços do tarado.


imagem de Artaxerxes
Artaxerxes
No PF desde: 12/08/2010

Themis, eu trabalho em órgão público jurídico e sei que o assédio acontece, tanto sexual como moral. Recomendo que tu não dê mais assunto mas, se continuar, grave as conversas reservadas que tiver com ele. Mas seja discreta, pode usar o celular, mas cuida para que ele esteja configurado para não dar sinais de alerta (como quando acaba a memória, por exemplo). Caso vc acabe sendo dispensada ou ameaçada, poderá recorrer à Corregedoria. A propósito, alguém aqui já falou na questão da POSTURA e é verdade. Sorrisinhos demais pra chefe... eu conheci e \"assediei\" uma estagiária minha, a diferença é que casei com ela. Como vê, se tu não tem interesse, deixe isso bem claro.


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Confesso que acho essa ideia de contar para o meu chefe, um tanto quanto arriscada, considerando que sou nova... Mas acho que vou arriscar, sim. Se ele achar que sou uma estagiária-problema, ele que me mande embora. Só não vou compactuar com essa \"putaria\", que é exatamente por isso que eles continuam fazendo isso.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Acho que se você for despedida por ter reclamado do assédio sexual de um procurador contra você, isto mancha a própria instituição do MPF. Significa que a instituição, como um todo, compactua com este tipo de atitude abjeta.


Então, acho que você deve, sim, falar com seu chefe.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Até porque certamente o teu chefe já deve conhecer a fama do colega dele metido a garanhão. Portanto, juntando isso com o fato de ter uma estagiária nova, já deve até estar esperando que tu vá falar com ele sobre isso. Deve estar pensando: \"O que será que virá de reclamação sobre aquele prevertido no meu retorno?\".


E de outro lado, se ficares quieta, ele pode pensar que, como tu não foste reclamar para ele, é porque estavas gostando.


Então, na dúvida, a VERDADE. Sempre.

Vai lá e fala a verdade pra ele. Se isso causar a rescisão do teu contrato, paciência, melhor que isso ocorra por ter falado a verdade do que ficares em silêncio e daqui a pouco isso ser confundido com conivência.

É complicado, eu sei, fica parecendo que as coisas estão se invertendo, mas infelizmente é assim. Às vezes na vida temos de bater de frente com pessoas bem mais poderosas, mas desde que estejamos do lado da verdade, o melhor sempre virá pra nós.


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Penso assim,tbm, Caronte. Mas continuo com medo. Não sei como é que funciona lá. Torço para que seja uma instituição séria, como aparenta.


Bjo


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Obrigada Júpiter...não tinha pensado por esse lado!!!


beijo


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

O MPF é uma das instituições mais conservadoras e corporativistas que tem hoje. Por isso avalie bem se deves ou não contar para o teu orientador de estágio. Primeiro sonde a postura dele. Se for conservador, fale que ele certamente ficará do teu lado. Mas se for muito amigo ou companheiro de turma do assediador, fica complicado. Agora...tome uma atitudo consciênte das conseqüências positivas e negativas. Se te sentires diminuída ou privada de desenvolver tuas habilidades jurídicas, saia do estágio. Tem inúmeras oportunidades em outros lugares onde podes aprender bastante profissionalmente. Sem estagiar...garanto que não vais ficar!! (até rimou)


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Themis,


Já colocou a espumante para gelar e fazer um brinde assim que ficar livre desse ser desprezível? :)


carlitos
No PF desde: 08/10/2010

Depois de ler as opiniões dos(das) colegas aqui do site, acho que o melhor seria você tentar contar não apenas com a compreensão das tuas colegas de setor, mas suas cumplicidades. A partir disso, você intimidaria o tarado dizendo para ele que iria na sala dele e falaria em alto e bom som para todos os presentes o seguinte: \"ESTOU PRECISANDO MUITO DESTE ESTÁGIO, MAS TEM UMA PESSOA AQUI DENTRO QUE NÃO ME DEIXA EM PAZ, ME ASSEDIA DIARIAMENTE NOS MOMENTOS EM QUE ME ENCONTRO SOZINHA, E POR ESTE MOTIVO ESTOU PEDINDO DEMISSÃO. O NOME DELE É..........\"

NÃO LEVE MUITO EM CONSIDERAÇÃO O SEU CHEFE, PQ COMO ALGUÉM FALOU, OS HOMENS SE UNEM NESSES MOMENTOS. O QUE RESTA SÃO AS OUTRAS MULHERES DEIXAREM DE SEREM MACHISTAS E CONVIVER DISSIMULADAMENTE COM ISSO.