Dominar os homens? As mentiras sobre o feminismo.

92 respostas [Último]
imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Estou de saco cheio dos misóginos de plantão que assolaram este fórum. Não vou dar nome aos bois, não é necessário. Mas muit@s de nós sabemos que há muito isso deixou de ser um espaço de livre expressão. Pois estes seres passeiam por aqui livremente, e usando do \"humor\", da troça e da trollagem vivem fazendo piadinhas sobre o feminismo e as feministas como se isso fosse retrógrado (sim, afinal de contas, já conquistamos todos nossos direitos né? para que lutar então?) e nós feministas, fôssemos um bando de recalcadas, feiosas e sem controle algum sobre suas vidas.

E o pior de tudo: fazem troça de um movimento tão importante com o livre consentimento de mulheres. Sim mulheres. Essas mesmas que, alienadas (ou acomodadas, sei lá...), hoje usufruem de licença maternidade, de seu direito de voto, de fazer amor com que quiser, agem como se o feminismo nada tivesse mudado suas vidas...

Mas enfim , não sou ninguém para julgar e estou aqui apenas para desabafar esse desconforto que sinto diante de um espaço que deveria ser meu, nosso, um espaço feminino, feminista (sim, por que não?) e feminilizante.

Resolvi postar um texto breve e muito interessante sobre o assunto que encontrei em um blog e que traduz parte deste meu desconforto.


Dominar os homens? O impacto de uma mentira sobre feminismo.

Por Cynthia Semíramis


Este é o primeiro de uma série de posts contando um pouco sobre como a divulgação de mentiras sobre feminismo atrapalha a vida de feministas. Não costumo fazer posts falando de minha vida pessoal, mas acho que vale a pena contar um pouco sobre situações que passei pra mostrar que mesmo atitudes banais revelam a ignorância e o preconceito contra feministas, interferindo de forma prejudicial em nosso cotidiano.

Consequências da mentira: “feministas querem subjugar os homens”


Balance. Foto de Hans Splinter no Flickr em CC. Alguns direitos reservados.

Quando meios de comunicação falam de feminismo, a ilustração clássica é a mulher mais poderosa que o homem (ex: bem maior que um homem, comendo um homem com garfo e faca, humilhando, batendo ou mandando em um homem). Raramente vemos uma imagem colocando mulheres e homens no mesmo patamar. O problema é que acabam divulgando uma mentira sobre feminismo, como se feministas quisessem subjugar os homens. Na verdade, homens ainda têm mais direitos e poder do que mulheres. Feministas querem igualdade de poder, oportunidades e direitos, equilibrando a balança entre homens e mulheres.

Pode até existir feminista que queira inverter os pólos, dominando homens, mas são pouquíssimas as que pensam assim. Exatamente por esse posicionamento ser raro, não deveria ser divulgado pelos meios de comunicação como a única referência de todo o movimento feminista, da mesma forma que ninguém deveria achar que as propostas do PSTU são as únicas representantes da esquerda brasileira quando são apenas uma das possibilidades.

O estereótipo da feminista que quer subjugar homens interfere na minha vida o tempo todo, especialmente quando a fama de feminista chega antes da minha presença. São pessoas que avisam ao meu marido pra tomar cuidado pra eu não mandar nele (decisões conjuntas e relacionamento igualitário são impensáveis, pelo visto), são pessoas que acham que não sei contextualizar as situações, agindo agressivamente e procurando qualquer pretexto para literalmente destruir tudo ligado ao mundo patriarcal que aparecer na minha frente. São mães em tempo integral e donas-de-casa que não querem sequer conversar comigo, achando que vou julgar e condenar as escolhas que elas fizeram. São homens que têm medo de conversar ou desenvolver algum projeto profissional comigo, achando que minhas opiniões serão uma agressão à sua masculinidade e respeitabilidade profissional.

Nesse festival de achismos ninguém perguntou minha opinião, ninguém nem se deu ao trabalho de saber direito o que é feminismo. Acabam me tratando mal com base em um estereótipo de dominação e julgamento de posicionamento alheio, sem me perguntar nada nem me dar a oportunidade de explicar por que se tratam de mentiras. E aí eu sou vista como “aquela chata feminista que quer acabar com a minha vida” sem sequer ter tido a chance de emitir uma opinião.

Em alguns casos, é possível contornar a situação, e aí mais tarde ouço coisas do tipo “eu não queria conversar com você porque achava que feminista era tudo chata e que odiava homens; você não é assim e me fez mudar de opinião”. Mas na maioria das vezes, o pré-julgamento sobre o que é feminismo e o repúdio a feministas são mais fortes do que o bom senso e o diálogo, dificultando amizades e causando mal-estar em situações profissionais.


Fonte:

http://blogueirasfeministas.com/2011/dominar-os-homens-o-impacto-de-uma-mentira-sobre-feminismo/


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Adorei, muito isso


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Clap, clap, clap, clap, clap....


A retidão de caráter da Belle iluminando o blog....grande manifestação!


\"Mas na maioria das vezes, o pré-julgamento sobre o que é feminismo e o repúdio a feministas são mais fortes do que o bom senso e o diálogo, dificultando amizades e causando mal-estar em situações profissionais.\"


Pré-julgamento é uma das piores e mais insistentes doenças que assolam a sociedade...silenciosa como uma diabete, agressiva como o glaucoma que cega.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Quote:
Estou de saco cheio dos misóginos de plantão que assolaram este fórum.


Belle. Eu imagino o quanto algumas mulheres, que nem precisam se considerar feministas, devem partilhar deste seu sentimento. Eu partilho deste sentimento. Mas tenho um outro sentimento, de igual intensidade. A perplexidade. Perplexidade de ver o quanto estas idéias machistas, misógenas e sexistas progridem neste site. Na última vez em que me insurgi contra isto, fui severamente antagonizado. Por mulheres. Sim, por incrível que pareça. Por mulheres.


O que era \"um site só para mulheres\", hoje tem muito de \"um site onde muheres até são toleradas, se não encherem muito o saco\".


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

... e as que argumentam muito, e seriamente, são as chatas. As malas. As \"malcoms\" (= malcomidas).

Haaaaaja colágeno pra suportar sem deixar o sorriso murchar, mas não desanimemos. Para o alto e avante!


imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

O ruim de não dar nome aos bois ,é que pode ser qualquer um , agora quem ficou desconfortável para postar fui eu, apesar da minha consciência estar tranquila com relação a preconceito contra feministas.


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Olha, Julio, meu palpite é que tu não é o alvo, honey.

Não me lembro de tu ser um atacador de gajas.


imagem de Joseph Ketreph
Joseph Ketreph
No PF desde: 09/05/2011

Oops, saida pela pela direita


imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

devem ser o Jean e o Stuart Litlle.


imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

Quero dizer , Stewie Griffin.


imagem de Gisinha
Gisinha
No PF desde: 05/03/2009

Quote:
O que era \"um site só para mulheres\", hoje tem muito de \"um site onde muheres até são toleradas, se não encherem muito o saco\".



Concordo!!!