Falso moralismo no amor no fórum... Existe?

202 respostas [Último]
imagem de Loira Querida
Loira Querida
No PF desde: 29/03/2010

Estive lendo uns comentários aqui... Parece que ninguém trai nem nunca traiu (sequer pensou!), nunca desvalorizaria nenhum amor, nunca machucaria ninguém... É só a impressão que fica. Eu por exemplo nunca traí, e condeno, mas quem sabe quantas pessoas talvez machuquei ou não tratei bem, no amor, em amizades...?


Será que somos moralistas demais no fórum? E pior, falsos moralistas? Antes a sociedade em sua maioria tivesse as opiniões que as pessoas geralmente têm aqui, mas infelizmente posso perceber que, lá fora, a coisa é bem diferente... raros são os que têm princípios e são coerentes na maioria das vezes em relacionamentos.


Exigimos o que fazemos? É bom pensar.


imagem de Bella manauara
Bella manauara
No PF desde: 16/03/2010

É loira, não sei se é falso moralismo, algumas pessoas aqui foram bem bacanas comigo nos posts em que coloquei, mas outros parecem ter a vida perfeita...


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Oi loira,


Desde adolescente eu sempre adotei a máxima \"Não faça com os outros aquilo que não queres para ti\". Sempre tento me colocar no lugar do outro quando vou fazer ou penso em fazer algo que a maioria considera imoral ou antiético.


Partindo disso, nunca trai. A meu ver, essa é uma das piores atitudes que se pode tomar em relação à outra pessoa. Não estou dizendo que nunca tive vontade, apenas que tentei, contornei e me afastei da tentação. Quando estava em meu antigo relacionamento, pensei em aprontar, mas pensava no quanto minha consciência me incomodaria e no prejuízo que teria, já que ia acabar contando. Ex namorado ressurgia das cinzas, vizinho arrastava a maior asa, colegas de faculdade e conhecidos me chamavam para sair. O que eu fazia? Nada. Era incapaz, mesmo estando numa relação fria e que não me satisfazia em praticamente nada. Quando a coisa ficou feia mesmo, pedi um tempo. Sempre odiei tempo, acho infantil, ridículo, mas eu pedi. Duas semanas depois, terminei e não me arrependi.


Não condeno quem trai, mas a traição em si. Somos humanos, somos falhos, mas precisamos responder por nossos atos. Se cativamos, somos responsáveis, já diria Saint Exupéry. Não dá para fazer e achar que estamos certos em seguir nossos instintos e tentações. Se o que nos diferencia dos animais ainda é a capacidade de raciocínio, de que nos serve se a abandonamos quando sentimos um tesão mais forte?


Não me acho moralista, pelo contrário. Sou bem liberal, mas sou a favor da responsabilização por todo e qualquer ato. Se eu traio, preciso entender que o outro não tem nada a ver com isso e que preciso me abrir e expor o que fiz. Conviver com alguém que pula a cerca deve ser terrível, por isso não faço e nem farei.


Inegavel, no entanto, é sentirmos atração por outras pessoas. Não tem jeito, somos seres biologicamente preparados para a reprodução e a monogamia resulta de nossa cultura social, não de nossa predisposição genética. Mas querer usar isso como desculpa para trair é assumir que não controlamos nossos instintos e não temos noções mínimas de respeito e ética para com o outro.


imagem de Srtª Quinn
Srtª Quinn
No PF desde: 12/03/2010

Não vejo falso moralismo no fórum. Não se pode comparar uma coisa com a outra. Se falando em erro, uma pessoa que não trata o parceiro bem em determinados dias (até porque é impossível estarmos bem o tempo todo) não pode ser comparada a uma que traiu, espancou, ou qualquer outro tipo de coisa condenável do tipo. E agora falo por mim, não costumo descontar meus problemas em ninguém, não maltrato ou humilho meu parceiro, muito menos o traio ou trairia. Nem sequer penso na possibilidade de um dia fazê-lo. As pessoas tem de aprender a separar as coisas, achar alguém atraente, não é pensar em trair o parceiro, discutir ou discordar, não é o mesmo que maltratar.. Quase não vejo pessoas aqui reclamando de coisas corriqueiras do dia-a-dia. \"Estou aqui porque meu namorado não quis lavar os pratos e isso me magoou profundamente\", nunca vi tal reclamação no fórum. O que é postado aqui normalmente é conteúdo polêmico, são situações que nem todos aprovamos ou faríamos, então o que há de falso moralismo nisto??


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Concordo com a Quinn, mais uma vez.


Realmente, às vezes aconselho a garota ou o cara a mandarem o ficante/peguente enrolão pastar como se isso fosse a coisa mais simples. Mas como sempre reitero, sei que é doloroso, mas amor-próprio é essencial para se viver nos dias de hoje. E sabe como eu aprendi isso? Apanhando bastante. Hoje não sou mal amada, mal humorada ou penso que todo homem é sacana - o que é burrice tomar defeitos como comuns a todo o gênero.


imagem de Loira Querida
Loira Querida
No PF desde: 29/03/2010

E eu trabalhando e comentando aqui hehe... um vício.

Bom, eu não afirmei que existe falso moralismo, Srta. Quinn (é da personagem da Agatha Christie, o Sr. Quinn?). Foi uma pergunta, como no título do tópico.


Mas eu acho sim que às vezes tem pessoas aqui no fórum (não falei de ti) que pegam pesado, como se fossem as mais perfeitas do mundo, já vi algumas vezes pessoas até se magoarem e até comigo já aconteceu. \"Oh, é proibido querer um cara bonito! Trair é coisa de um monstro que tem que ir pra prisão! (Claro que eu sou contra) Homem que enrola tem que dar um pé na bunda e pronto!\" Como se nós mesmas nunca cometêssemos falhas, e nem tão leves às vezes (trair é uma falta grave, mas existem muitas outras que magoam quase ou tanto quanto).


imagem de Srtª Quinn
Srtª Quinn
No PF desde: 12/03/2010

Engraçado como algumas pessoas veêm as coisas.. Se reprovamos alguma atitude aqui postada, então é por que temos a vida perfeita e somos perfeitos..? Isto sim é ridículo. Quer dizer que nunca ficamos tristes... Nunca nos magoamos... Não temos contas a pagar... Não temos problemas em nossos relacionamentos.....


Quem me dera a vida fosse este mar de rosas como alguns pensam.


imagem de Loira Querida
Loira Querida
No PF desde: 29/03/2010

\"Engraçado como algumas pessoas veêm as coisas.. Se reprovamos alguma atitude aqui postada, então é por que temos a vida perfeita e somos perfeitos..?\"

Não não, não foi isso que eu disse. Eu disse que ALGUMAS pessoas fazem isso aqui, não pelo fato de reprovarem, mas do jeito que reprovam, com ar de superioridade e arrogância.


Mas o ponto do tópico foi o questionamento que coloquei, sem acusar ninguém. Existe? Que pensemos em nós mesmos.


imagem de Srtª Quinn
Srtª Quinn
No PF desde: 12/03/2010

Meu comentário não foi para nenhuma das pessoas acima, só para constar.. Me ocorreu que lembrei de alguns comentários feito dias atrás.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Mas Loira, o que você acha que se deve fazer com homem que enrola mulher e faz de lanchinho? Eu acho uma tremenda falta de amor próprio ficar se doando para alguém que não tem as mesmas intenções que você. Se eu quero namorar e ele emperra, vou ficar tentando o resto da vida? Sou da filosofia do pé na bunda mesmo. Eu me valorizo e sei que não mereço sofrer na mão de palhaço - posso até sofrer sozinha, mas ele nem vai saber.


Eu abomino ser capacho de quem quer que seja, que dirá numa relação a dois, quando espero companheirismo, carinho e atenção. Se eu dou isso tudo e não recebo nada, por mim já era.


imagem de Loira Querida
Loira Querida
No PF desde: 29/03/2010

Mas é claro Circe, eu também aprendi isso já, a não correr atrás dos morcegos que parecem borboletas (e não estão nem aí pro teu jardim). Acho que estes conselhos tem que ser dados, claro. Até porque certas pessoas precisam muito.


O que enfatizei foi uma pergunta: existe falso moralismo no assunto amor no fórum? Pessoas que parecem ter uma vida perfeita, atiram pedras e falam com arrogância ao aconselhar, como se fossem as melhores pessoas do mundo? O erro não é o conselho, mas a forma de aconselhar, entende? Eu sei, é um fórum, estamos sujeitos a todas as opiniões aqui... Mas mesmo assim devíamos refletir, como exercício para o bem próprio, se nossa vida condiz com o que falamos E se falamos sem ar de arrogância, afinal nem Jesus Cristo condenou nenhum \"pecador\" (e Ele era perfeito), imagina nós...