Falso moralismo no amor no fórum... Existe?

202 respostas [Último]
imagem de Nana_SSA
Nana_SSA
No PF desde: 04/04/2010

Acho que não seja falsa moralismo...Mas uma questão da gente sempre lembrar mais do que sofremos do que fizemos sofrer...

Tenho minhas convicçoes também...mas as vezes me lembro que falhei nelas.

Não traio...mas traí...Tenho desculpas mas não gostaria de ouvir algumas delas se fossem ao contrário...

E acho que com o tempo a gente analisa mais as coisas e acaba pensando melhor antes de fazer e aceitando mais o que acontece com a gente...

Mas sempre acaba valendo aquela frase: Pimenta no olhos dos outros é refresco!

Doa a quem doer!


imagem de claraluz
claraluz
No PF desde: 17/01/2010

Também vivo na linha de pensamento de não fazer aos outros o que não quero que façam a mim, desde que me conheço por gente, ou pelo menos desde que entrei como \"lobinha\" no grupo escoteiro da minha cidade, aos 8 anos de idade.

No meu caso, gosto de me colocar no lugar da pessoa, o que eu faria sabendo o que eu sei que pudesse me irar da situação incômoda se estivesse acontecendo comigo. Em outras situações, eu pego minha própria experiência, o resultado das minhas ações e adapto ao que a pessoa precisa, se eu achar que posso ajudar.

Não dou opiniões que não sejam úteis, não comento coisas do tipo \"Ri muito!\", ou coisas depreciativas, porque isso realmente não ajuda. Não é essa a intenção do fórum!

Minha vida não é perfeita, quem me dera! Mas não é por não ser perfeita que vou deixar de tentar trazer idéias corretas que ajudem a quem precisa.

Seja bom para o mundo para que o mundo possa retribuir à altura!


imagem de claraluz
claraluz
No PF desde: 17/01/2010

(Ops, corrigindo:

...\"que pudesse me tirar da situação incômoda\"...)


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Circe e Stª Quinn

\"Uma vez que eu não faço, eu posso sim reprovar quem o faz\"

Eu discordo em parte dessa afirmação. Muitas vezes, quando alguém diz, por exemplo: \"que garota mais feia, como conseguiu ser miss?\", vem um e diz: \"como se você fosse muito bonita, né?

Eu acho que, mesmo eu sendo feia, posso dizer que alguém é feio TAMBÉM, afinal, se eu só reconhecer nos outros os defeitos que eu não tenho, estarei sendo incrivelmente HIPÓCRITA.

E além disso, como não sou perfeita, faço coisas erradas e reconheço que estão erradas. Portanto, mesmo que eu ainda faça, posso aconselhar alguém a não fazer. Como, por exemplo, se eu fumo e sei que isso é errado, mesmo fumando, posso dizer para alguém não fumar.


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

O conceito de falso moralismo é muito utópico e originou o brocado popular \"faça o que digo, mas não o que eu faço.\" Na verdade ele não existe, pois nossas posições variam de acordo com a situação posta. Claro que tem certos (pre)conceitos que são imutáveis, mas isso não é sinônimo de falso moralismo se os trangredirmos. Somos humanos e mutáveis por natureza.


Como aqui opinamos em cima dos fatos que nos colocam, é possível expressarmos de forma diversa em situações aparentemente iguais. E isso não é sinônimo de falso moralismo. É a sentença que fizemos em face do contexto oferecido.


Podemos condenar e absolver, mas o importante é a expressão do nosso sentimento dentro do contexto oferecido no Post. Tem situações que podemos fazer as duas coisas concomitantemente, pois na vida somos assim.


Enfim...eu não acredito em falso moralismo, mas sim em pessoas falsas!!!


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Existe, claro!


Já vi pessoas aqui que tem mania de \"senhor da razão\".

O cara sempre comenta falando que não é justo fazer com os outros o que não gostaria que fizesse com vc, e mete a boca no trambone. Falando que quem trai é isso.. é aquilo... que é melhor terminar... etc e tals.

Mas esse mesmo cara que aponta o erro na outra pessoa é o mesmo que fala fala e ainda faz! Pois é, descobri aqui no site mesmo que ele já traiu a mulher, teve um casinho.

Claro que eu vi bem discreto, pq nem foi ele que contou, ou escreveu, mas sim a outra parte do caso.


Tipo, claro que aqui ngm é perfeito, só qremos ajudar, supondo que minha vida é mta confusão, cheia de traiçoes... qdo chega alguém aqui pedindo opinioes sobre traição, eu opinaria pra não fazer, pra fazer diferente de mim sabe? Não ficar julgando, falando que é errado, como se ele fosse o sr. perfeito. Falar de um jeito sem parecer julgamento, seria legal!


Tenho minhas falhas, e sempre opino para o melhor lado da situação, pra ajudar a pessoa. Tipo se eu não consigo mudar minha propria vida, vou dar apoio e força pra que a vida do outro seja diferente.


Isso é o legal! Ajudar!


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Kátia,

Pra começar, se eu não faço, algum motivo tenho pra não fazer. Quando posto meus comentários acerca das coisas que reprovo, é porque julgo tal atitude moralmente incorreta ou antiética. Nunca mencionei aqui que era perfeita ou algo do gênero: exponho minhas experiências que deram errado e por isso aconselho o que julgo melhor, para evitar maiores sofrimentos.


Eu simplemente não venho aqui e digo que sou perfeita, minha vida é perfeita e estou bancando a juíza. Se eu digo que acho trair algo ruim, não deixarei de achar mesmo que eu um dia venha a trair - e terei que conviver com minha consciência, meu maior algoz.


E outra, eu aconselho mesmo em situações que já passei ou já fiz pelo simples fato de que, a experiência que tive pode ter sido boa ou ruim. Pra começar, já me interessei por alguém comprometido e foi uma barra muito grande seguir e viver minha vida. Quando digo para a garota largar essa situação e ir procurar viver, digo por experiência própria, que foi ruim e me machucou bastante.


E critérios humanos de julgamento existem aos montes, basta encontrar as situações adequadas para usá-los - e isso vale para todos nós - : julgo porque não faço; critico porque acho errado; fiz, deu errado, por isso digo pra não fazer, etc.


Mas como você diz que pode dizer a alguém para fazer algo que você faz e acha errado, eu vou mais além: isso é hipocrisia. Se é ruim ou reprovável, porque eu estou fazendo? Qual a lógica da conduta de um ser racional em reprovar outrem por algo que ele faz todos os dias? Sou o tipo de pessoa que prefere observar os atos e são eles que me dão uma visão daquilo que a pessoa é. Como falar todo mundo fala, é agindo que a pessoa se revela. Sinceramente, não me acho no direito de criticar alguém por fazer algo que eu faço e que não tomo vergonha e paro de fazer, mesmo sendo moralmente reprovável.


E não consigo enxergar alguém aqui como perfeito. Até onde sei, nunca existiu um ser perfeito e nem haverá, considerando que os critérios morais e éticos que regem uma sociedade variam com o decorrer da história.


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Circe

Primeiramente, te admiro muito aqui no fórum, pelas tuas colocações coerentes.

Segundo, não te acusei de ser perfeita, e o que eu disse nada tem a ver com o que já tinha sido dito nas outras respostas, apenas e exclusivamente em relação à frase: \"Uma vez que eu não faço, eu posso sim reprovar quem o faz\".


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Valeu Kátia,


É meio complicado falar do que não acontece conosco, não tem jeito. Tem horas que você quer passar a mão na cabeça, dizer para ir em frente, mas tem horas que você acaba falando justamente do lado ruim da situação.


Não tem jeito, a vida deve ser relativizada em algumas questões. Como muitos bem disseram aqui, o que devemos evitar é julgar com mão de ferro, esquecendo que se tratam de sentimentos, de pessoas. E quando se trata disso, nem sempre dá pra ser racional...


Um abraço e perdão se interpretei errado.


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

\"Não tem jeito, a vida deve ser relativizada em algumas questões. Como muitos bem disseram aqui, o que devemos evitar é julgar com mão de ferro, esquecendo que se tratam de sentimentos, de pessoas. E quando se trata disso, nem sempre dá pra ser racional...\"


Concordo plenamente. Abraços!