STJ absolve acusado de estuprar garotas de programa de 12 anos.

32 respostas [Último]
imagem de Bad Angel
Bad Angel
No PF desde: 04/12/2010

Concordam com a Juíza que crianças de 12 anos tem o discernimento para julgar o que é certo ou errado , não são ingênuas, ao contrário são conscientes e bem informadas sobre sexo?

A Terceira Sessão da Corte alegou que as meninas já se prostituíam antes do suposto crime


SÃO PAULO – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a absolvição de um homem acusado de praticar estupro contra três menores, todas de 12 anos. Segundo a Terceira Sessão da Corte, as meninas já se prostituíam antes do suposto crime. No entendimento da relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, não se pode considerar crime o ato que não viola a liberdade sexual.

A decisão, segundo o STJ, diz respeito ao artigo 224 do Código Penal (CP), revogado em 2009. Dizia o dispositivo vigente à época dos fatos que “presume-se a violência se a vítima não é maior de catorze anos”. Mas tanto o magistrado quanto o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) haviam inocentado o acusado, pois as meninas “já se dedicavam à prática de atividades sexuais desde longa data”.

De acordo com o TJ-SP, a mãe de uma das supostas vítimas afirmou em juízo que a filha “enforcava” aulas e ficava na praça com as demais para fazer programas com homens em troca de dinheiro.

“A prova trazida aos autos demonstra, fartamente, que as vítimas, à época dos fatos, lamentavelmente, já estavam longe de serem inocentes, ingênuas, inconscientes e desinformadas a respeito do sexo. Embora imoral e reprovável a conduta praticada pelo réu, não restaram configurados os tipos penais pelos quais foi denunciado", afirmou o acórdão do TJ-SP, na ocasião.

Houve, no entanto, uma divergência sobre o assunto no próprio STJ, quando a Quinta Turma reverteu o entendimento local, decidindo pelo caráter absoluto da presunção de violência no estupro praticado contra menor de 14 anos. A decisão levou a defesa do acusado a apresentar embargos de divergência à Terceira Seção, que alterou a jurisprudência anterior do Tribunal para reconhecer a relatividade da presunção de violência na hipótese dos autos.

Segundo a ministra Maria Thereza, a Quinta Turma entendia que a presunção era absoluta, ao passo que a Sexta considerava ser relativa. Diante da alteração significativa de composição da Seção, era necessário rever a jurisprudência.

Na última decisão da Corte, por maioria, a Seção entendeu por fixar a relatividade da presunção de violência prevista na redação anterior do Código Penal. “O direito não é estático, devendo, portanto, se amoldar às mudanças sociais, ponderando-as, inclusive e principalmente, no caso em debate, pois a educação sexual dos jovens certamente não é igual, haja vista as diferenças sociais e culturais encontradas em um país de dimensões continentais”, disse a relatora, num dos trechos da decisão.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/stj-absolve-acusado-de-estuprar-garotas-de-programa-de-12-anos-4429222#...

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

http://oglobo.globo.com/pais/stj-absolve-acusado-de-estuprar-garotas-de-programa-de-12-anos-4429222

Embora imoral e reprovável a conduta praticada pelo réu O M G


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

PQP...são tantas falhas: da mãe, do estado, da escola, da lei... ISSO É UMA VERGONHA!!!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

grande mensagem enviada pelo STJ para pedófilos... peguem as infante prostitutas!!


mamães coloquem suas filhas desde cedo na lida.... ANIMALESCO!

*

na vivência destas meninas a prática sexual é algo corriqueiro (infelizmente)... elas possuem o conhecimento de como praticar sexo, mas isso não quer dizer que elas sejam bem informadas sobre sexo, ou pior ainda sobre o que é prostituição...


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Isso irrita né???


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Que vergonha...


imagem de Estrela geminiana
Estrela geminiana
No PF desde: 16/11/2011

Há quer dizer que por ser prostitutas podem ser estupradas? que decisão... essa merece ser mandada de volta à faculdade.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

mais uma em homenagem ao Millôr Fernandes


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Bad,


Fiz uma leitura super dinâmica no seu post e acho que tem que se ter acesso aos autos para saber a real, só a decisão fica difícil fazer um julgamento sobre o parecer do STJ.

Não sabemos de fato o que houve, mas se não configurou estupro e a violência por si só?

Pela idade e o assunto foi segredo de justiça, então como opinar sem detalhes.

Mas se o tema é estupro e a questão levantada sobre estupro contra profissionais do sexo, minha opinião é que não tem poréns....... é hediondo!

Inclusive um marido que força a mulher a barbáries e justifica como normal do relacionamento!

Tão tá viu!

Que raiva que fico ao me lembrar de quando estagiando fui à penitenciaria feminina e me inteirar do caso de uma senhora que lá deve estar até hoje! Qualquer dia eu posto a estória dela, aff......


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

As meninas são prostitutas aos 12a(!) mas é o CLIENTE que responde processo por "estupro"...

A Iscola, a mãe, o pai, conselho tutelar..será que mais ninguem, alem do CLIENTE, tem algo a ver com isso ?

Só falta jogar o sofá fora.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Também não entendi a moral.


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Desculpe Austra...a moral é a da estória do marido/esposa que flagra o cônjuge transando com outra/o no sofá e, pra resolver a situação... manda "jogar o sofá fora".