Res...PEITO!

60 respostas [Último]
imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Quote:
Centenas de pessoas se reuniram neste domingo (27), em Porto Alegre, na 2ª Marcha das Vadias. Homens e mulheres se encontraram no Parque da Redenção, às 16h, para pedir igualdade entre os gêneros. A mobilização ocorreu em diversas cidades brasileiras neste final de semana.

Carregando cartazes com frases como "Meu corpo é só meu" e "Estupro não tem justificativa" , os manifestantes caminharam em direção ao espelho d'água e deram a volta no Parque. Além de protestarem pela liberdade de escolhas das próprias roupas, as mulheres, que estavam com os corpos pintados, também reivindicaram igualdade de salário, o fim da violência doméstica e a legalização do aborto.

A Marcha surgiu no Canadá, em 2011, e está em sua segunda edição. Após uma série de estupros ocorridos na Universidade de Toronto, um policial, convidado para orientar sobre segurança, disse que as mulheres poderiam evitar o estupro se “não se vestissem como vadias”. Essa fala gerou indignação e diversos protestos, que acabaram culminando na primeira Marcha das Vadias.


Conversando com um amigo que estava na Redenção no momento da marcha, ele disse-me que achou ofensiva a forma como as mulheres protestaram. Disse-me que concorda absolutamente com o fim dos abusos contra as mulheres, mas que não acredita que tirando a roupa, em público, elas provocariam algo além do choque habitual que é ver alguém sem roupas. E, consequentemente, do julgamento que se faz a isso.


O que vcs acham? Toda forma de protesto é válida? Eu, sinceramente, ainda não sei.


Não sei se tiraria minha roupa por essa causa - ou qualquer outra. Mas isso não quer dizer que não concorde com a luta delas, que também é a minha, afinal de contas sou mulher.


Alguém participou? E vcs? Sairiam as ruas, seminuas, gritando "ah, eu sou vadia!" ? Será que essa é mesmo a melhor forma de reinvindicar por direitos?


(Já vou adiantar, pra não causar nenhum estresse, que aqui eu quero saber a opinião de vcs e discutir o assunto; não estou fazendo apologia à machismo).


imagem de byonce
byonce
No PF desde: 31/08/2011

Concordo com a causa , mas não tiraria a roupa ...


Pelo que entendi é mostrando que não é o fato das roupas que usamos que devemos ser tratadas como vadias.


Nem sempre alguém que gosta de um decote ou saia curta,ta querendo chamar atenção.


Na minha humilde opinião Poivre,acho q toda a forma de protesto é válida sim ,se for levada a sério pelos protestantes e pela sociedade.


Bjo By


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Oi By, tudo bem??


Entendo a questão das roupas não significarem nada e concordo absolutamente.


Só fico em dúvida o quanto as pessoas que estão assistindo a marcha levam a sério o protesto. Não foi uma, nem duas, nem três manifestações de amigos meus, no facebook, dizendo que não acharam legal a forma como o protesto se deu. E, te garanto, mais mulheres que homens postaram discordância.


É meio confuso. Tem gente que diz que as mulheres não precisam buscar essa aceitação, mas acho que elas não estão atrás disso, e sim querendo respeito mesmo.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu concordo...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Saudações cara Poivre!


Creio que não funciona, eu como homem..lá entraria no meio do protesto, vociferando palavras de ordem contra a violência, em meio a tantos corpos femininos nus? Eu por acaso procuraria me aprofundar na mensagem?


Não, ficaria observando com o interesse/instinto inerente a raça humana em relação ao sexo oposto; isso é fato e não diferente de 99% dos homens.


Também creio que as mulheres que não estão no manifesto, achariam a forma um tanto agressiva de protestar. Se um monte de homens pelados ficassem a protestar sobre os abusos cometidos contra eles ou qualquer outra assunto real (no caso dos homens, bem entendido) e VÁLIDO em seus propósitos, eu também não acharia nada legal...mas as mulheres talvez gostassem, como é bem natural..mas o TEOR do protesto simplesmente ficaria em último plano.


Mas veja bem, conclusões de quem não viu o protesto, se estavam apenas com roupas mais vulgares, vá lá...é do jogo, faz sentido. Mas toda nudez é um tanto apelativa. Como a do protesto contra o consumo de carne, onde uma moçoila ficou nua sobre um prato gigante, e lá alguém deu o devido valor ao protesto? Do que valeu? Agradou a homens e constrangeu mulheres!


Aquele Hidromel!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

O que se viu na Redenção é comum no carnaval, nas praias brasileiras e nos bailes funk: mulheres quase nuas em público. Nada de novo. Infelizmente, parece que a apelação (não o recurso, o verbo) entrou no DNA das brasileiras.

No dia do jogo Brasil x Dinamarca, na Alemanha, sábado passado, no intervalo a câmera deu uma geral no público do estádio europeu e adivinha o que filmaram: duas mulatas seminuas, com minúsculos trajes em verde e amarelo, ao lado de uma turma de sambistas fazendo a sua amostra grátis de carnaval em terras germânicas. Depois não entendemos porque os estrangeiros que vem pra cá pela primeira vez estranham quando o avião desce num aeroporto (e não no meio da selva), não veem ninguém se locomovendo em cipós e nenhum casal pelado fazendo sexo no meio da rua. Essa é a imagem que ADORAMOS PASSAR para quem não é daqui.

E a marcha das vadias brasileira, pra mim, tá dentro desse contexto: o que era pra ser um protesto sério, para alertar para a coisificação da mulher na nossa sociedade, aqui no lisarb sempre acaba deturpado, vira uma coisa bagaceira, gente seminua berrando meio chapada, bebendo e fazendo escarcéu sem nem saber por que, como inclusive ocorreu em SP, quando acabaram invadindo um a igreja (tudo a ver com o tema da manifestação né...).

Em resumo, a iniciativa é boa, mas aqui no Lisarb, como tudo, acabou em baderna e ajuntamento da bagaceirada!

E ainda vão liberar a cannabis! Aí sim, desceremos mais rápido ainda pro ralo da humanidade!

Sem S2!


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Foi a mesma impressão que tive. O que era pra ser sério, virou bagunça. E não acredito que tenha sido só aqui no Brasil, Júpiter (lógico que aqui sempre tem mais ilariê), até porque todas as matérias que andei lendo mostravam mulheres nuas, seminuas, corpos pintados, etc etc, em toda a parte do mundo.


Eu acredito que dá pra reinvindicar em milhares de formas, mas não acho que a escolha dessa tenha sido a mais feliz. No final das contas, é exatamente como o Gulherme falou: o prostesto vira algo secundário, as atenções, logicamente, vão pro corpo da mulher.


Às vezes eu penso que há mais uma necessidade de chocar o resto do que propriamente lutar por qualquer coisa que se julgue justo.


imagem de Baltazar
Baltazar
No PF desde: 12/05/2010

Quote:
O que vcs acham? Toda forma de protesto é válida? Eu, sinceramente, ainda não sei.


Para mim quanto mais PELADA MELHOR !!!


E ainda chamo ela de "Princesa" e não de vadia !


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

eu repito minha opinião que postei em outro tópico...


eu não tenho o menor interesse em ver pessoas (tanto faz mulheres ou homens) semi-nuas na rua, seja a que título for... para ensaios de playboy, carnaval ou protestos.... mas este é o meu gosto pessoal...

eu acho apelação...

assim como em outros protestos passaram da medida... o que as 'vadias' semi-nuas foram protestar dentro de uma igreja? a maioria dos frequentadores são estupradores? aff

lutar para que a sociedade não impute preconceitos quanto a mulher se vestir assim ou assado é uma coisa... mas um protesto contra violência sexual dentro de uma igreja? na minha opinião é forçar a barra...


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Bom concordo com o protesto, mas dessa maneira fica apelativo, acaba perdendo o foco.


Quote:
'... para pedir igualdade entre os gêneros.'


Na verdade o que vou falar vai soar machista, mas essa das mulheres (nós) sairem as ruas querendo direitos iguais é uma piada, nunca vi mulher brigando para ter o mesmo tempo de contribuição a previdência que o homem, nunca vi reclamar porque as entradas em festas e baladas são mais baratas, nunca vi reclamar da licença maternidade de 120 dias quando o homem tem 5 (acho que é isso), e mesmo assim lutam pra dizer que pai e mãe tem devem ter a mesma participação (antes que falem eu sei que o homem não tem peito, portanto não amamenta). Se é pra lutar por igualdade, vamos lutar por uma igualdade verdadeira.


imagem de Baltazar
Baltazar
No PF desde: 12/05/2010

""" Na verdade o que vou falar vai soar machista, mas essa das mulheres (nós) sairem as ruas querendo direitos iguais é uma piada, nunca vi mulher brigando para ter o mesmo tempo de contribuição a previdência que o homem, nunca vi reclamar porque as entradas em festas e baladas são mais baratas, nunca vi reclamar da licença maternidade de 120 dias quando o homem tem 5 (acho que é isso), e mesmo assim lutam pra dizer que pai e mãe tem devem ter a mesma participação. """


X 1.000.000.000.000 !!!!! Aline , aonde eu assino ?


Mas não se esqueça também do Serviço Militar OBRIGATÓRIO ao fazer 18 anos ......


Abraço !