Res...PEITO!

60 respostas [Último]
imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Pois é miguxa, cada dia levo mais a sério a frase "Lisarb, o país do Carnaval"! E é mesmo, mas SÓ CARNAVAL! HAHAHAHA S2!


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

A origem do movimento está presente no fato em que foi dito serem as roupas usadas pelas mulheres uma causa para a violência contra elas.


Em função disso, entendo que a iniciativa de tirar parte da roupa e expor o corpo não é algo simplesmente à revelia. Essas mulheres estão querendo mostrar que podem andar com pouca roupa sem que isso dê margem para qualquer tipo de violência contra elas. E elas têm razão, caso contrário andar na praia seria pedir para ser estuprada.


Não acho bonito tirar a roupa em público mas, no contexto da manifestação, consigo entender essa iniciativa perfeitamente. Tirar a roupa e chocar a sociedade para mostrar que mais chocante ainda é a violência contra as mulheres por qualquer motivo que seja, incluindo o uso de poucas roupas como causa desses crimes (o que é de fato a coisa mais chocante e absurda de toda a história).


A indumentária (ou falta de) tem tudo a ver com o manifesto, por isso acho válido. Tirar a roupa para protestar contra a corrupção, por exemplo, seria completamente inadequado.


imagem de byonce
byonce
No PF desde: 31/08/2011

Nanda , acho q tu encontrou o x da questão !


Ótimo ponto de vista !


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

;)


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Esqueci de dizer uma coisa: como eu queria a Belle opinando por aqui... Ela faz falta!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

também sinto falta da Belle no PF...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Tirar a roupa e chocar a sociedade para mostrar que mais chocante ainda é a violência contra as mulheres por qualquer motivo que seja


Nanda

e se os homens gays tirassem a roupa para protestar contra violência sofrida por homossexuais? estariam no seu direito de protestar?


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Estariam no seu direito de protestar mas a forma de protesto (tirar a roupa) não teria relação com a manifestação em si ( violência contra homossexuais).


A violência contra os homossexuais, em linhas gerais, não ocorre devido a forma como eles se vestem, mas sim em função do preconceito que existe quanto à sua orientação sexual. Por isso, tirar a roupa não teria nada a ver com o assunto, por isso acho que seria inadequado.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

eu já traço este paralelo...

preconceito contra as piriguetes + roupas que usam = violência

preconceito contra os homossexuais + roupas 'afeminadas' = violência

muitos gays (não todos) são agredidos justamente por usarem roupas chamativas e femininas, o que 'revolta' os homofóbicos ignorantes de plantão e partem para a agressão....

na minha opinião... a roupa usada não tem nada a ver com a violência cometida, em ambos os casos.... aja visto que senhoras de idade e bebes são violentados... então o protesto poderia direcionar a atenção para os abusadores, e não para suas vítimas...


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Obviamente que a roupa usada, seja por mulheres ou homossexuais, não pode ser citada como motivo da violência sofrida por esses grupos.


Mas o que acontece é que os agressores chegam sim a usar isso como explicação para seus atos. Dizem,por exemplo, que a mulher estava vestida de forma insinuante, e isso estimulou a violência. Palhaçada, né?


É exatamente contra esse tipo de justificativa absurda que a manifestação luta. Tirar partes da roupa, nessa situação, não é exibicionismo ou insinuação. É uma atitude que guarda uma simbologia: A mulher pode usar pouca roupa sem que isso signifique que ela possa ser violentada. As manifestantes saem às ruas com pouca roupa e essa atitude quer dizer: "Olhem, estamos aqui, em público, com pouca roupa! Mas ninguém tem o direito de chegar e nos violentar por causa disso!"


O problema é que a sociedade distorce o real sentido do manifesto... E, para variar, acaba tudo em pizza.