Procuramos Realmente a Verdade?

65 respostas [Último]
imagem de Fulaninha
Fulaninha
No PF desde: 03/03/2011

Comecei a ler um e não gostam muito. Esta frase tirei de um livro que ganhei que vem frases de famoso e temas.


O livro que comecei a ler foi além do bem e do mal.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

ah... tá... e que as frases soltas sao legais... mas o contexto e DENSO ou diria em palavrais mais atuais TENSO! rsss


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Agora vou-me jantar, enfrentar este frio lascado de sp!


imagem de floratta
floratta
No PF desde: 17/02/2011

Vivemos num mundo de mentiras que somos desafiados a lidar com a verdade.

Porque a verdade doí ?!


Escutei de um amigo que esta fazendo Doutorado em Historia e como ele faz escavações sobre povos antigos, estudou muito sobre o comportamento humano e foi neste pensamento que ele chegou a conclusão entre mentira e verdade.

Eu concordo !!!


Pois se alguém te conta a verdade pura e crua, ficamos horrorizados.

Mas se vem acompanhada de uma mentira... enfeitado.

A transição é suave...


Somos complexos !


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

\"E conhecereis a verdade e ela vos libertará\". ( Jesus )


A verdade só existe uma. O que muda são as versões.


Um professor chegou na sala de aula e [***]u um pingo preto no meio de uma lousa branca. Ato contínuo, perguntou aos seus alunos o que viam. Quase todos responderam que viram um pingo preto no meio de uma lousa branca. Até que um disse: \"eu vejo uma enorma lousa branca, com um minúsculo pingo preto no meio\". No exemplo, todos disseram a verdade, mas com diferentes versões. Quem estava certo? Depende do expectador!


Por isso, o termo verdade é usada sempre no singular. Por que, ao meu juízo, só tem uma!


imagem de nanycris
nanycris
No PF desde: 10/03/2010

Pra mim, minha verdade pode ser diferente da sua verdade, por isso concordo com Dr. Pessoa em sua colocação, depende muito da forma que é colocada!


Mas é fato que vivemos num mundo que não sabe mais escutar verdades, o que eu considero uma pena!


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Quote:
Eu acho que todos nós filtramos os fatos através de nossas experiências, valores, princípios. Acredito que nossa primeira impressão gera um preconceito (sim, entendo ser esta uma palavra forte), e a partir daí, se quisermos romper com este preconceito, precisamos aprender a nos despir de nossa vaidade intelectual e tentar ver as coisas de forma isenta.


Nem diria \"vaidade intelectual\"... Acho o termo forte e pedante demais, para mim, uma reles mortal. Mas sim, acho que como a Carla falou lá no começo... Sempre haverá, no mínimo, 3 versões sobre o mesmo fato.

A vida passa tão depressa, esperávamos o ano novo, já entramos no 3º mês dele... Esperávamos o carnaval e ele está \"passando\", então, a não ser que nossa vida dependa única e exclusivamente daquela verdade (se fôssemos um condenado à cadeira elétrica, por exemplo), prefiro pensar que a minha verdade é a que vale, PARA MIM... O resto o tempo dirá.

Porque perder tempo tentando convencer outros... É desgastante... E muitas vezes, nem acho que vale a pena.


Ou, como diz uma amiga, \"eu nunca discuto, porque sei que sempre tenho razão\"... Hehehe, então? Ás vezes, não precisamos procurar a verdade, ele aparece! ;)


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Fiquei pensando, será que a questão é \"encontrar a verdade\" ou \"convencer outros da MINHA verdade\"?


Uma vez que sabemos dos filtros individuais de cada um, que levam a versões diferentes, então trata-se em última instância de uma busca pela corroboração de nossa versão. E isso é bem diferente de constatar fatos. Eu posso tranquilamente constatar um fato, mas qualificar aquele fato como bom ou ruim, certo ou errado, vai depender dos meus filtros. No momento em que eu insisto que a minha qualificação para aquele fato é mais válida do que outra, estou tentando que outros vejam aquele fato através da minha ótica. E aqui, vejo dois problemas: 1) a total falta de respeito pela ótica e experiências alheias; e 2) a resiliência em questionar os próprios filtros.


Talvez A Verdade nada mais seja do que a imposição arbitrária de apenas um ponto de vista, em detrimento de todas as outras verdades possíveis e muitas vezes cabíveis.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Ou, como diz uma amiga, \"eu nunca discuto, porque sei que sempre tenho razão\"... Hehehe, então? AHAHAHA adorei isso PF penso igual!!! rssss ;-)


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Meu pitaco...


Ao meu ver, não existe \"verdades absolutas\' sobre questões que permeiam o ser humano.


Sempre, sempre haverá outros pontos de vista e interpretação sobre o fato, ou seja, são muitas verdades ou posicionamentos diferentes?


Nossas bagagens, seja hereditária ou influênca do meio em que vivemos, são únicas!


Isso faz que com \"fatos\" sejam vistos por olhares desiguais e portanto, verdades diferentes...


Normalmente, sempre que me defronto com qualquer tipo de situação discutível, procuro ver os \"outros lados\" da história.


Assim, de alguma forma, consigo também me desprender do meu único ponto de vista...


Assunto polêmico e interessante, que requer muita reflexão...


Fica uma frase de uma grande amiga, que roubei pra mim há muito tempo: \"respeitar as diferenças, é cultivar relacionamentos\".