APLICATIVO QUE TORNA HOMENS OBJETOS É DIVERSÃO OU RETROCESSO?

190 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

texto: http://thinkolga.com/2013/11/22/clube-da-lulu-e-a-objetificacao-masculina/


Ontem, na mesa do bar, no meio de um papo sobre o Tinder, alguém apresentou o Lulu às mulheres da mesa, o aplicativo que permite que mulheres façam avaliações anônimas de homens - qualquer homem, desde que ele esteja no Facebook, e sem que ele sequer saiba disso – usando hashtags engraçadinhas pra caracterizar defeitos e qualidades e se classificando como amiga, namorada, “já fiquei”, “quero ficar”, entre outros status.


Em resumo, é um app de objetificação do homem pela mulher, o que provocou na minha cabeça uma daquelas discussões que a gente tem consigo mesma (espero que isso aconteça com vocês também), quando é impossível concordar consigo mesma porque você sempre ter argumentos melhores que… você mesma? Bom, tá aqui meu diálogo comigo mesma:


Eu: “O app empodera. Me fez experimentar algo que eu não me lembro de ter sentido antes, um poder curioso, uma sensação de ‘topo de cadeia alimentar’ que era inédita – eu avaliando homens com critérios rasos, rótulos limitantes, colocando eles dentro de etiquetas de maneira superficial só pela piada não é algo que eu tô acostumada a fazer, mas eu me senti relativamente bem fazendo isso.”


Eu também: “É engraçado! É uma brincadeira, né? Não passa de uma brincadeira. Não pode ser levado a sério, nem por mulheres que avaliam homens, nem por homens avaliados.”


Eu, de novo: “Não, péra, é babaca. Isso é babaca. Feministas estariam queimando a Bastilha se isso fosse com mulheres.”


Eu: “Não, péra. É um pouco babaca, mas ainda é uma piada engraçada porque não é sistemática. Se fosse, como é com as mulheres – que são objetificadas o tempo todo, sistematicamente, desde sempre – aí seria uma piada de mau gosto. O peso é outro, é mais leve, porque é só um mecanismo que tenta fazer mulheres conquistarem o que homens já têm: o privilégio de avaliar, rotular, limitar, objetificar mulheres.”


Eu, de novo: “Não, péra de novo. A piada só é engraçada porque não é com você. Um erro não pode justificar o outro!”


Eu também: “Mas não é bom fazer os homens se sentirem por um dia na pele das mulheres? Será que isso não pode fazê-los refletir sobre defender coisas tipo o assédio e a objetificação, porque eles vão sentir na pele?”


E assim eu fiquei, infinitamente. Aliás, diria que ainda estou.


É ingênuo, até meio burro, ignorar o significado do surgimento de um app como esse agora. É um sinal do zeitgeist, de maneira geral. Um aplicativo que coloca, por um dia, o homem no lugar da mulher, só poderia surgir em um momento de profunda discussão dos papéis de gênero e da opressão que os dois gêneros sofrem por conta do machismo enraigado.


Isso não significa que todo revanchismo seja válido. Fazer com que os homens sintam na pele quão doloroso e humilhante é ter alguém, em público, dando uma opinião sobre você que você não pediu, pode de fato fazer com que eles se questionem sobre o assédio e a opressão que, de maneira automática, exercem diariamente sobre as moças, ou só vai fazer todo mundo achar que isso é um caso de NÓS contra ELES?


Nos espaços de discussão nas redes sociais, mulheres berram CALMA, CARAS, VOCÊS ESTÃO LEVANDO ISSO MUITO A SÉRIO, É SÓ UMA BRINCADEIRA!, enquanto homens bradam QUE NOJO, ISSO É UM ABSURDO, SOU MUITO MAIS DO QUE UMA DÚZIA DE HASHTAGS DÃO CONTA, ISSO É OBJETIFICAÇÃO!


Acho que você já leu isso antes, né, mas os papéis costumam ser meio invertidos.


A pergunta final, essa pra todo mundo, faz refletir sobre o mundo em que nós queremos viver no futuro: você quer um feminismo que quer que a mulher tenha todos os direitos do homem, tipo objetificar e assediar caras na rua (ou seja: ser babaca!), ou você quer um que acabe com qualquer objetificação e assédio?


Pessoalmente, eu prefiro o segundo.


E, por fim, aos homens que estão se sentindo indignados de serem expostos, qualidades e defeitos, por mulheres que ele não faz ideia de quem sejam…:


HOW DOES IT FEEL NOW, HUH? Ruim, né? Exatamente.


Ana Freitas é jornalista. Escreve pra revista Galileu, é dona do Olhômetro e usa o Facebook para fazer pesquisas informais sobre sexualidade feminina, postar fotos de papagaios que usam moletom, entre outras coisas.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
A pergunta final, essa pra todo mundo, faz refletir sobre o mundo em que nós queremos viver no futuro: você quer um feminismo que quer que a mulher tenha todos os direitos do homem, tipo objetificar e assediar caras na rua (ou seja: ser babaca!), ou você quer um que acabe com qualquer objetificação e assédio?

Pessoalmente, eu prefiro o segundo."
1.000 x


costumo chamar este tipo de comportamento machismo às avessas.... ok, o aplicativo até pode dar uma lição no macharedo para que sentam na própria pele o veneno...

mas heloowwww... isto é imitar um comportamento nojento .... e a maioria das meninas não terão a consciência do que é objetivação de um ser humano...

detestei a nova modinha... acho um retrocesso....




matéria G1

http://g1.globo.com/tecnologia/tem-um-aplicativo/noticia/2013/11/app-para-mulher-avaliar-rapazes-lulu-vira-hit-e-ja-e-usado-como-vinganca.html


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Pois é,


Discutimos isso em um EPA sábado e postei dois tópicos sobre esse assunto no meu face.


Sendo politicamente correta é óbvio que detestei. não acho que para se vingar de séculos atitudes machistas e depreciativas precisamos desse revanchismo todo.

Ok, já dei minha opinião real e consciente.


Sendo politicamente incorreta?

Achei muito engraçado vê-los do outro lado. Muito.

Ainda não vi nenhum amigo do face sendo avaliado, mas quando isso acontecer não deixarei de dar um meio sorrisinho e pensar - BEM FEITO, tomem papudos de séculos!!!

Pois é rapazes, agora vocês estão na berlinda. Provavelmente serão escrachados, debochados e ridicularizados por suas ex, desafetos amorosos e aquelas que foram desprezadas (lembrem-se disso quando forem dar uma de gostosão e descartarem como uma meia usada aquela menina que ficaram na balada) e pelo que entendi vocês nem precisam ser amigos no face, basta que você exista nas redes sociais da vida.

E aí rapazes, como é a sensação de estar do outro lado da situação?


imagem de JGabriel
JGabriel
No PF desde: 04/01/2010

Quote:
Provavelmente serão escrachados, debochados e ridicularizados por suas ex, desafetos amorosos e aquelas que foram desprezadas (lembrem-se disso quando forem dar uma de gostosão e descartarem como uma meia usada aquela menina que ficaram na balada)


Toda ex que se preste a gastar tempo falando mal de mim é uma coitada. Parou na vida, vive no rancor, não consegue dar atenção a outro alguém que a mereça, simplesmente porque ainda me ama ou está obcecada por não ter sido ela quem me dispensou.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Claro que é assim, JGabriel.

Aquele ditado: quem desdenha quer comprar, serve aqui.


Mas não creio que a maioria verá tão light assim. Homens não estão acostumados a estarem na berlinda, a nos ver como "topo da cadeia alimentar", como diz a reportagem.

Eu concordo com tudo que tu e a Ana falaram e muito mais. Mas meu humor sarcástico não deixou de se manifestar nessa hora, a segunda ideia que tive, depois de achar uma grande bobagem e perda de tempo, foi de que será engraçado ver alguns Don Juans serem avaliados e, na maioria das vezes, claro, sem nenhuma piedade ou fidelidade dos fatos, só despeito mesmo.

Esse aplicativo pelo que entendi pode ir desde "filhinho de mamãe" até seu desempenho sexual (o calcanhar de aquiles do macharedo). E o mais enlouquecedor para eles será que a menina não precisa ser sua amiga virtual e ele pode até já ter deletado seu perfil, afinal se escrevermos o seu nome ele aparece lá sem fotinho, mas aparece.

Não sei se vai vingar no Brasil como já está lá fora. Aguardemos.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Não sei se vai vingar no Brasil como já está lá fora. Aguardemos.


ahhh eu acho que sim....

e o macharedo já está em polvorosa kkkkkkk


Quote:
David Coimbra



Esse aplicativo tem um problema sério. Mais do que sério, seriíssimo, com dois is.

É que as mulheres mentem. Elas mentem, mentem e mentem.

Uma mulher, se ela ama um homem, ou se está apaixonada, ou apenas interessada, ela jamais, eu disse JAMAIS, fará propaganda dos predicados dele para outras mulheres. Porque as mulheres competem entre elas. Uma mulher bela quer ser a mais bela, uma mulher que é dona de um homem quer ser exatamente isso: dona. Ela não quererá que outras se interessem por ele. Logo, ela lhe diminuirá os atributos, e é vexatório ter seus atributos diminuídos por uma mulher, não é?

Já uma mulher que foi rejeitada, da mesma forma, mente. Ela está ressentida. Ela usa os ardis mais solertes para denegrir a imagem daquele homem que, imagine o absurdo!, não quis ficar com ela. Quer dizer: aí está mais um com os atributos diminuídos.

Que mulher é de confiança? Cite uma. A sua mãe? Por favor! A sua mãe acha que você é o melhor, o mais lindo, o mais forte, o mais inteligente, o que tem os maiores atributos. A sua mãe também mente. As mulheres mentem. Elas mentem, mentem e mentem


ridículo este texto .... como se homens não mentissem kkkkkkkkkkkkkkkk


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Hahahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

Era disso que falava desde o início. O troço nem começou a bombar e eles estão deseperados!!!

Vai ser engraçado assistir da minha tela, comodamente sentada a revolta dos depreciados virtualmente.

Aguardarei comendo pipoca com um imenso copo de suco de laranja. :)


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Uma mulher, se ela ama um homem, ou se está apaixonada, ou apenas interessada, ela jamais, eu disse JAMAIS, fará propaganda dos predicados dele para outras mulheres. Porque as mulheres competem entre elas.


e para ver como homens não entendem nada de competição feminina....

a mulherada JAMAIS irá depreciar o namorado/marido (evidentemente que nem todas, #alerta_generalização)... ela jamais vai passar o atestado que está com um cara 1/2 boca... é justamente ao contrário, como conversamos antes... a relação estará uma droga, o parceiro é péssimo na cama, mas a mulher irá dizer que está tudo ótimo, que se amam demais... que estão em plena lua de mel....


imagem de JGabriel
JGabriel
No PF desde: 04/01/2010

Quote:
e para ver como homens não entendem nada de competição feminina....


Que eu saiba, a maioria de vocês que tem uma vida digamos satisfatória, não só não faz propaganda como pode chegar a falar mal. Vocês tem medo sim da outra em suas competições querer sorrateiramente "tomar" o cara de vocês.


E todas vocês sabem que aquela que diz que está tudo as mil maravilhas provavelmente está mentindo...


Acredito mais na depreciação do que no contrário... A vida da maioria é reclamar, reclamar e choramingar sem fim... Ou será que eu estou errado?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Vocês tem medo sim da outra em suas competições querer sorrateiramente "tomar" o cara de vocês.


mas JGabril voce também tem medo de perderem.... isto não é inerente somente ao gênero feminino....


Quote:
A vida da maioria é reclamar, reclamar e choramingar sem fim..


reclamar para o parceiro... para mãe, irmã, amiga...

mas passar atestado de infeliz no feisbuck da vida?

no creo ....


imagem de JGabriel
JGabriel
No PF desde: 04/01/2010

O medo da perda da mulher é estranho, é como se o cara não tivesse escolha... A outra chega e leva... É uma culpando a outra, o foco fica entre vocês.


E não acho legal ficar reclamando, seja pra quem for...

Já é tão estranhamente difícil achar coisas boas na vida, pra que ficar cultivando as ruins...