Fiz um aborto faz quase um ano e sinto-me culpada...

73 respostas [Último]
cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

PRECISO DESABAFAR!!!


A minha história provavelmente não é senão mais um dos vários testemunhos que existem sobre este tipo de prática, e bem sei que muitas mulheres se sentem como eu...

Há cerca de um ano, com os meus 18 anos quase acabados de fazer, engravidei de um rapaz que, apesar de já estar comigo há 2 anos, jamais teria demonstrado vontade ou maturidade para ter algo sério comigo.

Mantínhamos uma amizade colorida, onde os sentimentos eram postos de lado.

Acontece que, tal como muitas pessoas pensam, eu não fui excepção à regra e quando o meu período menstrual se atrasou eu não liguei, julgando que fosse um atraso - e o mais irónico é que o meu período sempre fora regular, mas claro, nós achamos sempre que só acontece aos outros...

Apenas no dia 24 de Janeiro tive coragem para fazer um teste de gravidez que, obviamente, anunciou um resultado positivo.

Nem sei o que senti nesse momento. É uma sensação horrível, tantas são as interrogações e as dúvidas que nos começam a bombardear (e note-se que eu já estava grávida de 9 semanas, ou seja, estava bastante sensível). Mas, de facto, era algo do qual eu já deveria estar consciencializada, uma vez que os sintomas eram evidentes - eu simplesmente não queria aceitar!!!

Acabei por contar tudo ao rapaz, tal como aos meus pais, que reagiram de forma muito distinta.

A minha mãe apoiou-me incondicionalmente, ao invés do meu pai que sentiu vergonha e não conseguiu dirigir-me palavra durante semanas. Foram momentos de desespero e dor profunda. Ouvi coisas que jamais esperei ouvir, e os meus choros e revolta eram constantes: "Porquê a mim? Porque é que isto me aconteceu? Eu preciso de apoio, será que ele não consegue ver isso?"

Ainda pior que tudo isto foi o facto de não ter apoio psicológico nem monetário do suposto pai da criança. Na altura, ele era um rapaz com 19 anos, com um emprego que lhe dava um bom salário, e alguém que eu julgava ser responsável e maduro... Tamanha ilusão, ou melhor, tamanha desilusão que eu fui ter!!!

Senti-me abandonada, triste, e se não fosse a minha mãe não sei o que seria de mim - de facto, mãe é tudo.

Recorri ao Centro de Saúde no dia seguinte, após confirmar a minha gravidez. No entanto, necessitava de falar com uma psicóloga que de momento se encontrava de férias - e, embora não tivesse a certeza de quanto tempo estava naquele momento (só soube ao certo no dia em que abortei), eu tinha uma noção de que o tempo de gestação já era longo. Eu não menstruava desde início de Novembro, portanto tinha que arranjar uma outra solução, já que a IVG só é feita até às 10 semanas.

Acabei por conseguir entrar em contacto com uma clínica em Badajoz - Espanha, que fica sensivelmente a 60km da zona onde vivo. Pareceu-me a mim a solução mais rápida e eficaz. Em Portugal também existe a mesma clínica, porém em Badajoz todo o processo se desenrrola num só dia (além da distância ser menor).

Dia 1 de Fevereiro foi o dia do meu aborto. Um dia que jamais irei esquecer.

Inicialmente, o meu único pensamento era: "eu quero livrar-me disto o mais rapidamente possível!!!"

Cheguei à clínica e fui rapidamente atendida. Um ambiente bastante profissional, onde fui muito bem tratada, de facto.

Inicialmente foi feita uma ecografia, que anunciou 10 semanas de gravidez, e de seguida falei com um psicólogo, fiz uma recolha de sangue para averiguar qual o meu tipo sanguíneo e voilá - sala de operações.

Preferi fazer uma aspiração com anestesia geral, uma vez que não queria, de forma alguma, ter recordações daquela operação. E, em menos de 5 minutos, adormeci profundamente, acordando 1 hora e pouco mais tarde.

Acordei aliviada, mas meio deslocada, nostálgica. Eu sabia que o meu ''pesadelo'' tinha acabado - mal sabia eu que outro, mais tarde, iria começar.

Senti dores horríveis nos primeiros dias após a IVG e perdi algum sangue. Porém, correu tudo bem, e após isso a minha menstruação voltou e até à data tem sido regular, sem quaisquer tipo de complicações.

Fisicamente, tudo impecável. O pior mesmo é a parte psicológica...

Se inicialmente fiquei bem, hoje em dia, e passado meses - quase um ano, a verdade é que sinto um enorme vazio e penso constantemente em como seria a criança, invadida de culpa. Embora a situação fosse muito complicada, a verdade é que eu tinha o apoio da minha mãe. E o meu pai, mais cedo ou mais tarde acabaria por aceitar. E o rapaz teria que tomar outra atitude, consciencializar-se e falar com a mãe - esse sempre foi o grande ''medo'' dele, já que entre eles existiam alguns dissabores. Ainda assim, tudo acabaria por tomar um rumo, e apesar da sua atitude cobarde, certamente que ele daria um bom pai.

Enfim, tudo suposições que me matam por dentro...

Era nova de mais, ingénua de mais - e verdade seja dita, só compreendemos realmente as situações quando passamos por elas.


Desculpa "filho" por não te ter deixado viver. Garanto, de facto, que jamais repetirei um acto destes, pois dói de mais. Mãe é mãe, ainda que o filho nasça ou não.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Sinto muito. Deve ser muito triste isso. Mas Deus sab o que faz. Não era a sua hora ainda de ser mãe. Apesar da tristeza enorme. Com certeza vc vai conseguir engravidar num momento nuito mais fácil da sua vida..


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

Não é fácil mesmo. Eu me sinto triste, embora saiba que, naquele momento, foi a opção mais "acertada". Sabe, em vez de ter sofrido pós-aborto logo nas semanas seguintes, parece que só agora é que isso tem vindo a acontecer.

Ser mãe é uma das coisas que eu mais desejo sim, e daqui a uns anos e estando com alguém que eu ame e que me ame, eu espero conseguir ser a melhor mãe possível - nem que seja uma forma de me ''redimir''...

Enfim, é muita carga psicológica. Mas obrigada pelas palavras, viu?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

é um tema bem complexo c[***]


na minha opinião aborto não deveria ser usado como método contraceptivo... mas como condenar alguém?

e se voce desse a luz a esta criança e a tratasse como um peso na tua vida? sem amor e carinho que todos merecem... aliás como muita gente o faz....

racionalmente falando voce não é um bicho, um animal obrigada a parir...

espiritualmente falando voce negou ao outro ser o direito de reencarnar...

não há como voltar atrás, tente não se martirizar tanto... estude, trabalhe... siga com a tua vida...

e se desejar ter filhos... no futuro seja a MELHOR MÃE possível ...


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

Tem razão, é mesmo... Não há como voltar atrás, e na verdade, estes casos têm sempre esses dois lados.

Mas veja, hoje em dia, eu apenas tenho mais 1 ano, ou seja, 19 anos, e continuo estudando... No entanto, já não conseguiria tomar a mesma decisão, ainda que as circunstâncias fossem semelhantes.

Uma criança é uma criança e é impossível não amar um ser que vem de nós, que é parte de nós...

Sim, desejo muito, e farei o melhor que puder, já que desta vez tive uma atitude horrível...

Obrigada pelas palavras!!!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Uma criança é uma criança e é impossível não amar um ser que vem de nós, que é parte de nós...


infelizmente é possível sim, c[***]

não falo de ti, mas das pessoas em geral... algumas pessoas tem filhos somente para se enquadrar no padrão da sociedade,

outros tem filhos como se fossem coisas ou animais... :(

diariamente chegam a público relatos e mais relatos de maus tratos, abandono... e muito pior exploração infantil....


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

isso aí ainda é muito mais pesado. para quê ter filho, para fazê-lo sofrer e explorá-lo? mais vale "poupá-lo", mas no meu caso, isso não seria assim... estou mesmo arrependida. tomara que daqui a uns anos consiga engravidar e ter um filhote em meus braços, lhe dando todo o carinho possível


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Se você tivesse pensado tudo isso ai que ecreveu, antes de fazer o que fez, teria sido melhor. Mas não foi, e agora não adiante ficar se culpando. Infelismente na hora vc não fez o certo, mas não é o fim do mundo. Tenta perdoar vc mesma, porque ficar carregando essa culpa não vai te levar a lugar nem um. Todo mundo erra, mas devemos seguir enfrente. Que bom que hj você pensa diferente. Se acontecer novamente vai saber como resolver. Tenta esquecer.....Boa sorte !!!!! Eu sei como vc se sente....Mas vai passar. Acredite.


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

Pois é, mas só depois de viver toda esta experiência é que tomei de facto consciência.

Foi um erro, mas tal como você disse, todos erramos não é? Porém, nem sempre é fácil, aquele sentimento vem e vai...

No momento, só senti alívio e tentei esquecer, mas agora, talvez por estar mais madura, eu veja as coisas de outra forma.

Não tornarei a fazer o mesmo, de jeito nenhum!!!

E esta culpa, enfim, terei que aprender a lidar com ela, já que vai ficar comigo pro resto da minha vida.

Obrigada pelo apoio, viu?


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Você fez o que considerou certo, penso que muito pior do que um aborto e deixar que uma criança nasça sem tê-la desejado.


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

É, no momento eu achei isso mesmo... Não é que eu não fosse amar a criança, mas ia ser muito complicado, e minha cabeça não me permitia ver as coisas como hoje - ainda que hoje eu tenha uma situação de vida semelhante há um ano atrás, mas toda esta experiência me fez aprender muita coisa...