Fiz um aborto faz quase um ano e sinto-me culpada...

73 respostas [Último]
imagem de @bruunafell
@bruunafell
No PF desde: 26/10/2011

eu acho que mesmo sem ter desejado e ter a criança certamente a gente aprende a ama-la com o passar do tempo.


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

de certa forma, tenho uma empatia por aquilo que tive dentro de mim. é normal, fazia parte de mim não é...


imagem de ♥ Barbie
♥ Barbie
No PF desde: 14/10/2011

Só espero que este teu relato sirva de exemplo/lição pra alguém que esteja pensando em fazer o mesmo.

Quote:
Era nova de mais, ingénua de mais
18 anos tb não é mais nenhuma guriazinha...


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

Sim. com 18 anos não se é propriamente uma menina, mas o que é facto é que ainda não tinha adquirido maturidade suficiente para lidar com o assunto...


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Me parece claro que você precisa de ajuda psicológica. Terapia, basicamente. Porque a verdade é que você não tinha estrutura emocional para a maternidade. Entenda, uma criança não é um castigo divino dado a quem não se comporta(no caso, usa camisinha e toma anti-concepcional). A maternidade é algo que requer estrutura, emocional e financeira, duas coisas que você não tinha.


É muito fácil te julgar e dizer "ah, pra trepar tinha maturidade, para aceitar as consequências, não". Filho é consequência de uma escolha refletida, ponderada, analisada.


Não adianta você ficar achando hoje que amaria esta criança, seria a melhor mãe do mundo. Não seria, esqueça. Esta criança iria cair como um raio no meio da sua vida, e você ia estar até agora juntando os cacos. E não é difícil que o ressentimento gerado por todas estas dificuldades fosse descarregado na criança, que não teria culpa de nada, a não ser de ter nascido.


Você fez a escolha certa. Use o que te aconteceu para tirar boas lições. Uma, aprenda a fazer sexo com prevenção. Quando for ter seus filhos, planejadamente, dê a eles o amor que você jamais poderia ter dado a esta criança que não nasceu.


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

Exacto, eu não tinha mesmo naquela altura uma componente psicológica nem financeira que me permitisse sustentar a criança, e tê-la da forma que que gostaria. Eu quero muito ser mãe, é um facto, mas tem de ser algo planeado, e que surja na altura certa. Porém, o sentimento de culpa é muito complicado. Você sabe que, no fundo, ''assassinou'' alguém, e aí é a nossa consciência a trabalhar e a nos perseguir... Acha mesmo que devo procurar ajuda psicológica? Obrigada pela sua resposta... E sim, serei uma mãe dedicada assim que tal oportunidade surja, sem dúvida.


imagem de *Cris*
*Cris*
No PF desde: 08/06/2010

C[***], quando eu fiquei grávida passei por todas essas dúvidas que vc passou, e pensei também em abortar...

A diferença, eu tinha apenas 15 anos de idade...

Eu sei bem como é na hora, o medo toma conta da gente, vc não consegue pensar direito, e eu só não cometi um aborto por causa da minha mãe, para vc ter ideia, sempre que eu ia tomar banho nunca podia trancar a porta, se eu demorasse um pouco mais, ela já ia ver se eu tava bem, passei a ser vigiada tudo para não fazer o aborto...

Só que eu não tinha amor pelo meu filho, eu sentia que era um parasita que estava dentro de mim, era algo que eu queria me livrar... Mas tudo mudou quando eu escutei o coraçãozinho dele, eu estava com um pouco mais de 3 meses, e foi uma emoção tão forte em saber que aquilo era o coração do meu filho, que estava ali dentro de mim, que ele tava vivo ali... Foi a partir desse momento que eu não pensei mais em tirar ou dar a criança...


Vc não deve se condenar por isso, vc só não teve forças, ou alguém do lado que pudesse ter te ajudado a aguentar a barra que é...

Só quem passa por isso sabe como é...

Sei que é complicado levar esse fardo com vc por toda a sua vida, mas pense, foi melhor assim, vc não estava preparada...

Todos nós cometemos erros, ninguém está livre disso, mas o mais importante é vc aprender com os seus erros e não repeti-los jamais, e pelo o seu relato, vc aprendeu muito...

Agora, vc deve seguir a sua vida, sem tristezas, para que lá na frente vc seja a melhor mãe que poderia ser...


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

Muito obrigada pelas suas palavras. É, de facto eu não estava preparada naquele momento. Ainda que me custe muito, eu sei disso. E agora é algo irreversível, ou seja, eu tenho que seguir em frente. Apenas tenho a consciência de que agi mal e vou ter que me habituar com isso...

É, de facto eu passei pelo mesmo. Achava que era um parasita, e minha mãe ainda me deu a mão, dizendo que se fosse preciso me ajudaria... Mas qual é, com um pai nem falando pra mim e sem o apoio do pai da criança, foi-me impossível segurar a barra. Eu só queria me livrar de todo este "filme", e continuar minha vida normal, estudando, sem responsabilidades acrescidas...

Foi um grande erro, é certo, mas eu sei que tenho que seguir em frente. Apenas é complicado, muito. E só com tempo vou aceitar isto, e sendo a melhor mãe que possa quando tiver meus filhos. É uma espécie de rendição...

Orgulho em você e no seu testemunho, foi muito forte mesmo!!!


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Não temos como prever uma série de coisas, se a criança teria nascido, se seria saudável, como seria você como mãe, se o bebê seria lindo e maravilhoso.

Eu penso que você fez o que julgou ser o mais correto no momento, mas agora sente-se mal, culpada pela escolha que fez.

O fato foi consumado, e é terrível ficar se martirizando por algo que é irreversível.

Busque terapia, procure tratar e aceitar a decisão que foi tomada por você siga em frente, previna-se e no dia em que tiver outros filhos busque ser uma ótima mãe.


cpinto2
No PF desde: 29/11/2011

Muito obrigada pelo seu conselho, que de facto é o melhor...

É, esses pensamentos me invadem, mas como você diz é algo irreversível...

Uma decisão que no momento eu sei que foi acertada, mas a qual lamento. Levarei isto comigo pro resto da minha vida...

Fogo, não é fácil suportar isto não...