Engravidar - ato egoísta?

54 respostas [Último]
imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Eis, quer q eu desenhe?


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Bom, eu já disse isto uma vez aqui. Eu não tenho nem quero ter filhos. É uma decisão tomada há anos, e nada do que eu tenha visto, de perto, me fez sequer questionar esta decisão. Muito pelo contrário, a maternidade/paternidade de pessoas próximas me fez redobrar minha convicção de que não quero isto para mim.


Eu não tenho nenhum motivo filosófico para isto. Não tento justificar moralmente para mim minha decisão de não ter filhos.


Destaco uma passagem do texto da Nanda:


Quote:
Então vou mudar de idéia e dizer que os sem-filhos também são egoístas, afinal de contas, tenho certeza que o principal motivo de não terem filhos não é o fato de impedir o crescimento populacional, mas sim o fato de estarem pensando no seu próprio bem-estar e conforto...


Sem qualquer tipo de negativa, eu aceito plenamente o rótulo de egoísta neste sentido. São exatamente estas as razões por trás do meu \"sem-filhismo\"(copyright eu mesmo) convicto. E me acho no total direito de ser egoísta em um assunto que não afeta o direito de mais ninguém.


Ocorre que eu vejo o texto não tanto como um libelo anti maternidade, mas pró adoção. Acho que a autora do texto exagera nas tintas, em alguns momentos, principalmente ao taxar pessoas que tem condições financeiras e emocionais de terem filhos de egoístas.


Mas acho que a maior crítica é dirigida ao fato de as pessoas pensarem na maternidade de forma restrita, ou seja, mãe TEM que gerar o filho. Casais que tem dificuldades de ter filhos, na minha opinião, deveriam sim olhar com mais carinho a possibilidade de adoção. E não apenas de adoção de crianças brancas, preferencialmente de olhos claros, e com no máximo 6 meses de idade.


Mas até mesmo este tipo de adoção, de crianças maiores, não euro caucasianas, tem de ser feito de forma completamente responsável. Não pode ser feito por razões filosófico-ideológicas, tem de ser feito com o mesmo espírito com que um casal decide adotar um bebê ou ter seus próprios filhos.


Em suma, nunca vou condenar um casal que queira ter filhos, de forma consciente, e se esforce para tal. Não vou questionar seus motivos e razões, ou imaginar se são ou não egoístas seus propósitos. Posso até me questionar das razões que não os levam a cogitar a adoção, mas nunca tentaria impor minha opinião.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Grosso modo, eu disse que o texto é simplista e não olha as questões mais profundas como é o caso da propria cultura e da experiencia da gravidez...Se não consegue entender algo tão simples, só posso lamnetar.


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Não leve para o pessoal, Belle. Me atingir não engrandece ao debate. Minha opinião sobre o q vc falou já foi posta: não irei comentar!


imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

Já imaginava as reações que estou lendo aqui...

Lembrando que não fui eu que escrevi o texto, não estou desrespeitando ninguém, apenas dei minha opinião a respeito dele.

O que eu mencionei foi que eu acho que as pessoas não devem ter mais de 2 filhos cada uma (e olhe lá), visto a explosão demográfica, escassez de recursos naturais, e assim vai.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Quote:
Belle,

\"Viajou\" total no seu último post, nem vou responder...


Impossivel não levar tanta grosseria e tosquice pelo lado pessoal. Aprenda então a defender suas idéias com educação e aí sim, debateremos idéias...


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Olá Gisele,

\"Desenhe\", para os incautos, o papel social que é exposto no texto. É uma coisa a ser pensada, não apenas no seu próprio umbigo... quer dizer, barriga.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Mas é óbvio que eu dou importância ao contexto... Se não desse importância, não participaria do fórum...


Caronte


Imagino que vc tenha entendido o que eu falei, mas explico mais um pouco: Eu não considero os sem-filhos egoístas. Não mesmo. Mas, a partir do momento que os que querem filhos são taxados de egoístas por \"só pensarem em si\", os ser-filhos passam a ser igualmente egoístas. É uma questão de lógica.


imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

Eis,

Acho que vc entendeu mesmo o que o texto propõe... que pare de se pensar em \"gerar um serzinho no ventre que vai ter meus olhinhos, boquinha, etc\", ou seja, individualismo, e começar a pensar no bem comum, que o mundo está atrolado de gente, que os orfanatos estão cheios, etc. Foi isso que a autora quis dizer.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Que texto bagaçeiro, o \"repórter\", posa de herói ao levantar a flâmula dos carentes de adoção!


Que baita pretensão do sujeito, quer taxar como egoísta a opção e possibilidade de uma mãe com problemas no quesito reprodução em tentar ter o seu baby.


Se ele investigar psicologia, na cerne acadêmica mesmo, ele verá algumas considerações bem importantes sobre adoção de crianças com pais vivos.


Textinho raso enfim, tentando ser ecológico/moralmente correto....lamentável, lamentável.