Funcionário público é rei????

28 respostas [Último]
imagem de afrodite
afrodite
No PF desde: 20/09/2009

Cara amiga virtual. Sempre me fiz essa pergunta. Vi um exemplo de falta de educação na polícia federal de São Paulo. Fui tratada muito mal por uma funcionária quando fui tirar meu passaporte. E na caixa econômica quando fui resolver um problema. E, como não sou de lá a funcionária me perguntou porque eu não tinha resolvido o meu problema na minha terra natal antes de viajar pra lá! ( absurdo isso! ela está lá ganhando para trabalhar. Ou não?) Também sou Bacharel na área de Humanas. Essas pessoas tem a sorte de passar em concursos que lhes asseguram estabilidade e acham que nós meros mortais ( eles se sentem deuses) devemos lhes prestar homenagens. E suportar seu mal humor. Estabilidade em emprego público deveria acabar! para ver se algumas pessoas pensariam duas vezes antes de maltratarem os seus semelhantes. Bem colocado o seu questionamento. Parabéns. Bjs


imagem de afrodite
afrodite
No PF desde: 20/09/2009

Aproveitando a deixa vou falar mais uma coisa. Existem BONS E MAUS funcionários em toda e qualquer categoria. Mas, hão de concordar que na sua maioria a coisa é muito séria! penso que como tem os concursos deveria haver também períodos de reciclagem pois trabalhar com pessoas não é fácil. E, quando escolhemos trabalhar com pessoas no mínimo temos uma idéia do que vamos ter pela frente! me perdoem os funcionários públicos. Não generalizando. Mas, a maioria está deixando muito a desejar!


DinhaBA
No PF desde: 22/02/2009

Aplausos a vc, Afrodite. Concordo. Existem bons e mais funcionários em todas as áreas, e se todos fizessem cursos de relações humanas seria mais fácil...

Vejamos... Existem exceções às regras, e vejo que alguns aqui do fórum são funcionários públicos... Devem ser as exceções.

Fui estagiária em uma empresa pública e uma coisa muito chata que via era: o funcionário, por melhor conhecimento que tivesse, não chegava a chefe... Chefes eram sempre os cargos de confiança que, na maioria das vezes, não entendiam NADA do que se fazia lá... Isto acabava gerando um descontentamento dos funcionários...

Claro que não é justificativa para tratar mal... Mas.....


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Afrodite,

\"Essas pessoas tem a sorte de passar em concursos que lhes asseguram estabilidade e acham que nós meros mortais ( eles se sentem deuses) devemos lhes prestar homenagens\"

Não é sorte, é competência aliada a muito estudo. As tuas palavras de recalque e generalização não incrementam ao debate.

Saiba q sou func. público federal faz menos de 6 meses e já tenho 180 horas de capacitação imposta a novos e antigos funcionários. É claro q existem discrepâncias, como no meio privado tb tem. Mas nada justifica atacar toda uma categoria.

A generalização é burra e a inveja é uma m....


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Eisbrecher, nem me meti a responder pq sabia que vc faria kkkkk


Pra começar, gente ruim tem em todos os cantos.


Mas... a verdade é que existem muitos problemas.. tem muitas empresas publicas que não costumam investir na capacitação do seu pessoal.. que não incentivam o estudo.. (tudo depende da administração, que é colocada de para quedas pelos governantes! Que por sua vez são eleitos com os votos de todos os brasileiros)


Infelizmente a gente que é funcionário publico fica a mercê das politicagens no geral.. A MAIORIA DAS VEZES TENTANDO TRABALHAR, FAZER NOSSO TRABALHO DIREITO.


Como disse bem o Bacco, são muitos os apadrinhados políticos nos cargos comissionados. Muitos cargos comissionados. Muita gente querendo se aproveitar da situação de governo pra passar a mão no dinheiro do povo.. e nós estamos no meio desse circo.


O problema não está no funcionário publico.. mas na administração do bem publico.


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Falou tudo Laurinha! Problemas há em todo lugar.


Penélope31
No PF desde: 26/01/2010

Bemmmm vou dar minha opinião.


Sou funcionária pública! Trabalho para o Governo Federal, o meio em que trabalho é quase 100% Mestres e Doutores, o nível social muito alto, pessoas de todos os tipos e culturas imagináveis.

A questão do comportamento varia muito de cada pessoa, e não do trabalho que ela tem. Não devemos julgar as pessoas, onde trabalho tem muita gente boa, bacanas, simples e principalmente respeitosas, e tbm atendemos a muitas pessoas que não são servidores públicos que chegam aki e acham que podem falar e fazer o que quiser, nem por isso acho que todos os que não são servidores são arrogantes. Esse tipo de comportamento é da pessoa, e talvez a origem vem da familia ou qualquer outra coisa, e não do trabalho dela.


Pra me tornar uma funcionária pública, tive que estudar muito, 5 anos de faculdade, 2 de especialização, 2 de mestrado e 4 de doutorado, além de mais de 10 mil horas em cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Tive que deixar minha família e passar mais de 4 meses por ano em viagens a trabalho. Tive que deixar quase todos os finais de semana pra estudar. Isso pra mim é um mérito meu, um diferencial meu, mas que não me torna melhor que ninguém, e que não me poupa de nenhum sofrimento, ao contrário, me traz problemas muito maiores que os que naõ se dedicaram tanto sofrem. Amo meu trabalho, minha profissão, me dedico quase o tempo todo a isso, amo o que faço, e por isso posso dizer que sou melhor, sou melhor que eu mesma fui no passado, e não posso me comparar a ninguém pro isso, apenas a mim mesma.


Não dá pra julgar ninguém pelo comportamento dela, principalmente atribuir esse comportamento ao trabalho dela.


imagem de Nina Baianinha
Nina Baianinha
No PF desde: 23/08/2009

Existem bons e maus funcionários em quaisquer esferas: públicas ou privadas, âmbito nacional, estadual ou local. Sou economista e funcionária pública desde que me formei (há 10 anos atrás), tendo passado por vários órgãos, todos através de concurso público. Sempre tive em mente que o meu patrão não é Lula, Fernando Henrique ou etc (sou funcionária federal) e sim a sociedade que custeia o meu salário através dos impostos diretos e indiretos, em sua maioria. Logo, uma generalização tal qual a introduzida neste post é perigosa, pois existem pessoas comprometidas com o seu trabalho e com a ética profissional em todas as áreas. Se um professor de uma instituição privada trata mal os seus alunos, são todos os professores, então, desumanos? Se o gerente de um banco privado trata mal um cliente, serão todos os gerentes de banco, desagradáveis e sem noção de qual o público-alvo de seu trabalho? É verdade que no setor publico a tal \"estabilidade\" acaba encobrindo algumas pessoas que querem passar num concurso não para prestar um serviço público de qualidade, mas, sim, para ter o seu salário \"líquido e certo\" no fim do mês. Entretanto, mesmo os servidores públicos são sujeitos à processos administrativos disciplinares que, a depender da gravidade da situação, podem culminar até com a exoneração. Logo, todo cidadão que se sentir maltratado em algum órgão público tanto pode pedir para falar com a chefia imediata do servidor \"problemático\" em questão, como se reportar às chamadas \"Ouvidorias\", que quase todos os órgãos públicos possuem. Se em todas as áreas nós fazermos valer os nossos direitos, certamente, um dia, estaremos num país onde as pessoas saibam como honrar o seu compromisso profissional com zelo e correção.