Assédio Moral, algumas de vocês já sofreram?

26 respostas [Último]
imagem de glaucinha
glaucinha
No PF desde: 28/05/2010

Eu estou vivendo uma situação assim... estou em um emprego temporário no governo. Saio em dezembro. Estou aguentando algumas coisa já por bastante tempo...tem um outro funcionário... que não é chefe ,mas tem grande influencia nas pessoas que mandam no setor...eu estou neste setor embora meu chefe seja de outro (é mto comum isto aki). Então este homem fica me perseguindo, falando mal de mim, se vou no banheiro ele conta as vezes que eu fui, se meu telefone está ocupado ele fala, quando chego e saio ele fala, ele comenta sobre as pessoas que almoçam comigo, sobre as pessoas que eu converso... e de vez em quando espalha boatos que fui demitida...estou grávida e semana passada já chorei muito por esta pressão toda.

Não há nada que eu possa fazer????


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Não acho que seu caso chegue a ser assédio, Glaucinha, pois não há relação hierárquica entre você e ele. Imgino que conversar com alguém tão desagradável está fora de questão, então quem sabe você conversa com seu chefe, ou com o chefe do setor, dizendo que isto está te incomodando.


imagem de Xanny
Xanny
No PF desde: 17/04/2010

Se fosse comigo seria diferente. Em um dia ele não iria nem olhar mais pra mim.Gente assim tem que dar um susto mesmo.


imagem de glaucinha
glaucinha
No PF desde: 28/05/2010

ai... ele não tem medo de nada.

Aterroriza todo mundo. Não sei se ele é parente de alguém aqui no governo, mas já trabalha mais de 20 anos...muda o governo e ele fica. É um horror, e ele briga com as pessoas e fala mal justamente para ter a desculpa de não atende-las e não trabalhar...pois ele serve o café. É um garçom que se mete na vida de todo mundo. Desculpa interferir no topico...mas eu não sabia que assedio moral era só com hierarquia...desculpe.


To muito triste com esta situação.


imagem de John27
John27
No PF desde: 14/07/2010

glaucinha:


Oi glaucinha, você está sofrendo assédio moral sim.

desculpa a demora em responder, estava ocupado...

mas selecionei algums materiais que podem te dar uma visão melhor e mais ampla sobre este tipo de desafeto no seu ambiente de trabalho, e você é mulher, não pode sofrer este tipo de constragimento independentemente de quem seja o causador, seja em nivel hierárquico de cima pra baixo ou de baixo pra cima ou no mesmo nivel.


voce deve sim reclamar isso, e não é so lá dentro da empresa, se informe melhor quem é quem para que depois você possar passar as informações necessarias no dia da reclamação, e detalhe, seja esperta, grave alguma coisa que possa te servi de justificativa no dia de sua reclamação, ok?


aqui esta algumas informações sobre esse tipo de assédio:


http://www.assediomoral.org/spip.php?article1


http://www.assediomoral.net/


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ass%C3%A9dio_moral


http://www.mte.gov.br/trab_domestico/trab_domestico_assedio.asp


este último é do ministério do trabalho, veja que isto já está em lei.


jamais aceite mais isto, valorize você mesma!!

e lembre-se você está grávida, em qualquer situação você sempre terá a razão, nunca se esqueça disto!!


boa sorte!!


imagem de Singela
Singela
No PF desde: 16/07/2010

Houve mudança de Gerência, mas eu ainda estava desenvolvendo um banco de dados com a subgerente, que ainda continuou conosco, mas ficou bastante mexida com a mudança, pq tinha projetos em comum com o gerente que saiu.

O fato é que continuava trabalhando e me reportando com frequencia a subgerente, e a nova chefia passou a acrescentar trabalhos ao rol de funções que eu já desempenhava no órgão.

Resultado: fiquei sobrecarregada, senti-me rejeitada, melhor, hostilizada pela nova chefia em razão de estar envolvida nos projetos da subgerente. Estávamos todos melindrados com a situação, mas acabei sofrendo esgotamento fíco e mental por conta, desenvolvi depressão e precisei ficar afastada das atividades por 60 dias. Voltei agora em 02 de agosto e, surpresa: fui transferida para outro setor, graças à minha \"competência técnica\" (no serviço público não há demissões, há transferências).

Sofro até hoje por não ter podido voltar a trabalhar com a subgerente em projetos nossos, reconhecidamente importantes. O banco de dados chegou a ser apresentado para a Secretaria de Saúde de meu estado. Faltava a cartilha, lançamentos de dados, relatórios... Fui arrancada de perto de tudo o que mais amava fazer por ciúmes da nova gerente, que não tolerava que não trabalhasse para desenvolver suas atividades.

Sou muito valorizada neste novo setor, trabalho junto dos superiores da gerente que contribuiu para o meu afastamento, mas um trabalho importante foi interrompido e uma pessoa que sempre admirei e jamais deixaria na mão por livre vontade está prejudicada por meu afastamento. Suas mensagens em meu celular denotam frustração, transtorno e resignação quanto a atitudes que não podemos reverter.

Fui treinada por ela e aprendi a fazer banco de dados e utilizar ao máximo recursos do excel por incentivo desta subgerente.

Tenho novos desafios, afinal, a vida continua, mas caracterizaria o que houve comigo como assédio moral com nefastas consequências.


Sinto-me traidora de ideais. A pessoa com quem trabalhava era mais que chefe... Era guru, amiga, espelho.