Assédio Moral, algumas de vocês já sofreram?

26 respostas [Último]
imagem de John27
John27
No PF desde: 14/07/2010

Olá meninas,

Regenerei-me, e agora eu quero falar de coisas mais importantes do nosso cotidiano, principalmente sobre vocês Mulheres que sempre são as vítimas deste mundo machista e cruel criado por todos nós.


Sobre o Assédio Moral, se algumas não sabem, é um tipo de assédio em que um subordinado (empregado), sofre qualquer tipo de humilhação ou constrangimento por parte de seu superior (chefe ou patrão), no intuito de fazê-lo desistir de sua atual função ou empregabilidade. Sendo o mais comum tipo de assédio é o de execissa jornada de trabalho em que o patrão sobrecarrega assim o empregado, lhe tornado um trabalho exaustivo de comprometimento físico e psicológico... Enfim, o assédio moral, faz com que o funcionário peça pra sair.


Também vinculado ao assédio moral, também esta o assédio sexual, como todas já sabem ou algumas já devem ter sofrido, esse tipo atitude deve ser banida de nosso dia-a-dia, devemos colaborar com nos mesmos, denunciando este tipo de abuso. E nunca se esqueçam, existe Lei para todo tipo de crime.


Espero que contem seus casos e relatos de vitimas desses tipos absurdos e abusivos de alguns patrões, ou se conheceu alguém, que também foi vítima vale relatar de como foi, ou como conseguiram se sobressair desta situação constrangedora.


Obrigado pela atenção.

Abraço!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Nunca sofri e tbm, não conheço ninguém que sofreu... Bj


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Já sofri uma espécie de assédio sexual em um estágio.

Eu trabalhava em um escritório com dois advogados (um casal). Ele tinha seus 70 anos e ela uns 45... Fiquei lá quase dois anos e sempre foram muito bons pra mim. Eu os adorava, nunca vi mal em abraçá-los e beijá-los, principalmente em ocasiões especiais (aniversário, páscoa, natal...). Ocorre que meu chefe, que era o dono do escritório um tempo antes de eu sair, começou a se passar. Sempre quando a Dra. não estava no escritório, ele vinha querer me dar beijo no rosto de \"tchau\"... sendo que, sempre nos despedíamos unicamente com palavras. Comecei a achar estranho, mas aí pensei que era coisa da minha cabeça, que bem capaz que ele ia estar se passando comigo. Uma vez peguei catapora (sim, depois de adulta) e tirei atestado por 15 dias. Não aguentei ficar em casa todo esse tempo e voltei antes, de sorte que as casquinhas das cataporas ainda estavam secando. Fui muito bem recebida pelos dois e, quando fiquei sozinha com ele, ele me disse que sentiu saudades, que nunca queria me perder, pois eu era uma ótima estagiária... e veio me dar um beijo e eu disse: Dr., não é uma boa ideia, pois meu rosto ainda está cheio de bolinhas, entao o que ele fez? Me deu um selinho e disse: aqui não tem. Sério, na hora fiquei sem reação, mas a partir do outro dia não fui mais trabalhar. Nem precisei justificar o motivo, apenas ela não sabia o porquê de eu ter saído de repente. Não o denunciei porque, realmente, gostava muito deles e,embora tenha ficado com nojo da atitude, não o julgo e não o odiei, pois não passou de um selinho. Anos depois que tinha saido do escritorio, o encontrei no Foro Central (onde eu estagiava) e conversei com ele normalmente. É uma situação muito constrangedora, eu tinha certeza que eu não passava de uma filha, ou neta, pra ele... mas, me enganei e isso é o pior, sentir-se enganada.


imagem de Dame Laurier
Dame Laurier
No PF desde: 08/07/2010

Assédio moral está para o capitalismo, como corrupção está para o Brasil...


Se não está a ponto de ter um ataque de nervos, não está se esforçando o suficiente. E, caso não esteja, tem quem possa no teu lugar. Tem também, além do capitalismo selvagem, o problema do caráter: tem gente que acha que porque é chefe e manda pode pisar e esculachar seus subalternos, assim quem sabe massageando seus frágeis egos e denotando sua insatisfação pessoal.


\"Não tá gostando? Cai fora, que tem quem goste.\" Pior é o assédio sexual... E olha que, hoje em dia, acho que é um privilégio não sofrer assédio sexual no trabalho.


imagem de John27
John27
No PF desde: 14/07/2010

valeu Themis, foi bom relatar esse acontecimento...

quem não tem gente por aqui que deve esta passando por este mesmo constragimento,

e foi uma boa articulação do modo como você se saiu... foi elegante!

valeu mesmo.


Dame Laurier:


\"hoje em dia, acho que é um privilégio não sofrer assédio sexual no trabalho.\"


otima colocação!

vlw!


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

John27, superamos os conflitos? Quem bom!

E sobre seu tópico... Esta semana eu ganhei, junto com outras correspondências um folder falando sobre assédio moral... Ali existiam vários casos de exemplo, pedindo às pessoas que denunciassem caso acontecesse com elas.

Acho válido, mas duvido que funcione... As pessoas têm medo de se incomodar, ou como a Themis falou... Não o odiou por isso...


imagem de John27
John27
No PF desde: 14/07/2010

Preciso Falar:


Sim, concordo plenamente, conseguimos superar nossas divergências! Também estou grato, valeu!


Achei ótimo que as pessoas estejam querendo divulgar e popularizar esse tipo de assédio, pois ele existe... Inclusive até eu já sofri esse tipo de abuso...:

Lembro-me de uma vez em que comecei a trabalhar em uma empresa, logo de cara, o chefe já antigo não aceitava mudanças...

Enfim, ele se sentiu incapaz de fazer mudanças, e se sentiu ameaçado de que um novo funcionário poderia trazer novas idéias para a empresa, e ele perderia seu emprego de longas datas, resolveu então fazer de modo mais pratico, ao invés de ele sair, preferiu fazer com que eu mesmo pedisse para sair... E foi o que aconteceu, não resisti ao excesso de trabalho que me foi conferido, então pedi contas. (e isto é típico hoje em dia).

E só não fui denunciá-lo, pelo simples motivo que ele tinha uma família pra cuidar, tinha três filhos na idade escolar, e vivia pagando a hipoteca da casa onde morava...


Enfim passaram-se dois anos,

Encontrei outro ex-funcionário da empresa, que me deu essas noticias:


Aquele antigo funcionario da empresa, que nunca deixou ninguém subir de cargo, foi mandado embora por justa causa, descobriram desvios de divisas da empresa sob a atuação dele.


Tai o motivo porque ele nunca deixou ninguém liderar o empreedorismo.


Pois é isto, sempre é bom um começo, devemos mostrar que ninguém é escravo de ninguém,

Como dizia uma oratória de uma das mais ilustres personagens da mitologia grega: (não lembro o nome dela, mas está no livro: Política - de Aristóteles)


“ De descendência de deuses sou, quem ousaria chamar-me de escrava?”


Morena.flor2003
No PF desde: 05/08/2010

eu sofri assédio sexual quando era secretaria de um advogado!!! claro q abandonei o emprego, mas ñ denunciei, pois morava numa cidadezinha pequena e concerteza iam falar mal de mim, cidadezinha provinciana sabe!!! tive vergonha de contar até pros meus pais na época, eu fiquei com muita vergonha, ele começou me abraçando, pedindo massagem, como eu era novinha (18 anos) e ele já passava dos 40 ñ desconfiei das intenções dele, até ele vir me beijar na boca!! me senti péssima, humilhada etc... eu simplesmente pedi as contas, e ñ relatei a história p/ ninguém pelo fato de sentir vergonha e me preocupar com q os outros iam falar de mim, já q a corda sempre arrebenta do lado mais fraco!! Mas se fosse hoje concerteza eu denunciaria!!

concluindo até hoje eu sinto nojo dele, sinto um desprezo enorme e me arrependo muito por ñ tê-lo denunciado na época!!


tirando esse fato graças a Deus nunca mais sofri nenhum tipo de assédio!!! se bem q hj estou desempregada!!


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Bem, pra complementar: quando estava na faculdade, um professor meu, que também era desembargador do TJ, assediou eu e uma amiga minha. Ele teve a cara de [***] de nos pedir para ficar após a aula para nos oferecer um \'estágio\' muito bem remunerado. À medida que ele falava, eu sentia tanto nojo... Ele deveria ter uns sessenta e tantos anos e estava assediando duas estudantes de direito.


Na hora, fiquei pasma e não aceitei. Minha amiga quase saltou na jugular dele, mas felizmente se conteve. O pior foi ele falando \'que nos achava bonitas, inteligentes, que íamos alegrar o gabinete dele\'. Que coisa mais eca!


Também optamos por não procurar a coordenação da faculdade por se tratar de uma pessoa com grande influência no meio juridico... O doloroso: era um senhor feio, que cospia enquanto falava e se achava o deus do conhecimento (mas um asno, pra ser honesta). E pobre da esposa dele, que ainda era nossa colega de classe... :S


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Na verdade eu não quis me indispor por conta disso. Acho que somente o fato de eu ter saido, sem falar nada, o fez entender a gravidade do que ele estava fazendo... Preferi agir dessa forma...


imagem de *Cris*
*Cris*
No PF desde: 08/06/2010

Eu já sofri assedio moral... Foi muito doloroso!

Eu sempre trabalhei bem certinho, nunca faltei nem quando eu tava morrendo de dor a ponto de chorar por causa da minha tendinite!

Até que um dia, voltando do trabalho, eu sofri um acidente, torci o tornozelo, quase morri de tanta dor, na hora cresceu uma bola gigante em cima e ficou todo roxo, parecia quebrado, fui pro hospital, mas não tive a sorte de ter quebrado, foi o que o médico me disse, eu tive uma ruptura do tendão do tornozelo e os ligamento estavam todos rompido, fiquei 2 meses sem andar, eu tinha que fazer cirurgia e após fisioterapia para voltar a andar normalmente, mas não tinha grana e pelo SUS a cirurgia poderia levar alguns anos pois só tinha um médico em toda a região sul que fazia esse tipo de cirurgia, por ser no tendão! Eu não ia esperar todo esse tempo pra voltar a andar... na ultima consulta o médico me ensinou a como fazer um tipo de fisioterapia em casa, e me explicou que eu poderia voltar a andar sozinha, mas a dor era o meu limite e se eu sentisse muita dor r continua que eu voltasse pois ai não tinha outra solução a não ser a cirurgia... Sinto dor até hoje, mas não volto!

Assim que comecei a andar, voltei a trabalhar pq eu queria mesmo....

O inferno começou...

Trabalhava como operadora de telemarketing de uma empresa pequena...

Me colocaram em uma sala separada, me davam coisas diferentes do restante do pessoal para eu não vender, me humilhavam na frente de todos, falavam pra eu pedir demissão, que a minha vida ali ia ser insuportável, que eu era um prejuízo pra empresa, que ninguém ali gostava de mim... Me falavam essas coisas todos os dias... Muitas vezes eu brigava lá dentro, falava que eu não ia pedir demissão, que se eles estavam tão infeliz assim comigo por que não me demitiam... Eu chorava todos os dias, não tinha mais vontade de ir trabalhar, quando eu tava chegando perto eu já caia no desespero e chorava, já tava insuportável aquela situação, mas eu não podia sair, morava sozinha e tinha um filho que na época tava com 2 anos, foi ai que resolveram trocar o meu horário de trabalho, me botaram pra trabalhar a noite,sendo que sabiam q eu tinha um filho e q não tinha quem ficasse com ele pra eu trabalhar a noite, durante o dia ele ficava na creche, fui obrigada a pedir demissão e com medo de não conseguir outro emprego, não denunciei sobre o assédio que sofri.