Ter vida privilegiada é crime?

32 respostas [Último]
imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Ninguém tem conseguido fugir do assunto \"Casamento Real\" nas últimas semanas. E certamente ainda teremos aí alguns dias de comentários até o evento e depois dele. Ok, faz parte, normal que haja um certo fascínio por essa coisa de \"realeza\". Meio que remete a contos de fadas, a fantasias e afins.


Mas também existe muita crítica pessoal aos nubentes que, a meu ver, é infundada. Não falta quem classifique Kate Midleton de \"vadia interesseira\" ou o Príncipe William de \"playboizinho mimado\". Aí eu pergunto: Independente de todas as restrições que se tenha à monarquia com toda sua pompa e circunstância, é culpa do cara se ele nasceu príncipe herdeiro do trono britânico? Por acaso foi ele quem instituiu essa coisa toda?


E quanto a ela: será mesmo que ela só vai se casar porque ele é \"o príncipe\"? Não existe mesmo nenhuma possibilidade de ela de fato ser apaixonada pela pessoa de William de Gales, independente do título? Mais do que isso, será que ele é tão bosta assim, que tudo que tem a oferecer a ela é o raio do título?


Não cabe aqui a discussão sobre de onde vem o dinheiro da família real ou coisa que o valha. Isso é papo para outro tópico, com outro enfoque. Mas essa tendência dos \"plebeus\", \"pobres mortais\" de querer sempre denegrir e achincalhar celebridades, questionar suas vidas pessoais e até mesmo sua capacidade de ser pessoas normais realmente me intriga. Particularmente eu acho que existe muita especulação infundada, muito preconceito às avessas e uma certa aversão à riqueza alheia.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu concordo como vc colocou... Beijos


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Carla...

Dificilmente acompanho novelas, mas por casualidade venho seguindo alguns capítulos da \"insensato coração\"... Sem me ater às tramas... Cito um casal que aparece, do Barichelli e de uma atriz que não conhecia... Ali, na trama, eles dão vida a um casal rico, porém \"do bem\", sem esnobismo, meio \"gente como a gente\"... Me chamou a atenção, inclusive pq vi um subalterno comentar que o cara, q ra vice-presidente de uma empresa, tinha convidado ele para um cafezinho.

Meio que \"infiltrado\" no comentário, está a visão que temos de que, por serem ricos, serão esnobes... Acho que é cultural isso, será que não?

Eu, confesso, fico admirada quando tenho contato com pessoas que têm muuuuiiita grana mas levam a vida numa boa, sem crises de \"eu sou melhor que vcs\".

Mas tb não sou de ficar achando que eles são culpados por serem ricos...

Feliz deles...


imagem de nanycris
nanycris
No PF desde: 10/03/2010

Carla,


eu tenho um amigo que foi criado no luxo, os pais são ricos e o meu amigo sempre teve tudo do bom e do melhor, porém é uma das pessoas mais humildes que eu conheço! Se casou com uma moça pobre e eles vivem muito bem, muita gente falava quando eles namoravam que ela estava com ele pela grana, afinal, ela era uma \'plebéia\', mas ele sabia que não era por isso, hoje eles são super felizes.

Não acho legal julgar pelo que a pessoa tem, mas sim pelo que ela é, pelo caráter! Dinheiro não caracteriza ninguém, mas muita gente se baseia nessa aparência! Acho que ainda existe muito preconceito em relação a isso e a postura influência muito nisso...

Também não tenho acompanhado a história do príncipe com a tal moça, mas sei que a história é meio conto de fadas, e entre pensar que ela tem se \'aproveitado\', prefiro acreditar que ela gosta mesmo dele!


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Pois é, gente


Cerca de 20 anos atrás eu trabalhava na FIESP e o que não falta ali dentro é gente com muuuuuuuuuuuuito dinheiro. E há uma regra velada na gaiola da Paulista (o prédio da FIESP) de que se o presidente da casa estiver no elevador, ninguém mais entra. Claro que diante disso a primeira coisa que se pensa é \"o cara é um esnobe que não quer nem respirar o mesmo ar que a ralé\"...rsrsrs. Pois um dia estava eu ali, esperando o elevador para ir embora e quando abrem-se as portas, lá está o presidente da casa. Eu fiquei na minha, dei um sorrisinho amarelo e disse que esperaria o próximo. Ele segurou a porta do elevador e disse \"Sabe, começo a achar que tenho alguma doença contagiosa. Ninguém quer estar comigo nesse cubículo por alguns segundos. Pode entrar, prometo que não mordo\".


Confesso que aquela atitude mudou completamente a minha visão sobre aquele senhor. E ele não foi o único dentro daquele prédio que me \"surpreendeu\". Outros \"poderosos\" dali também preferiam a fila do bandeijão no refeitório porque achavam a comida caseira mais gostosa do que aquela servida no restaurante exclusivo da diretoria.


Sabemos que muita gente que tem dinheiro se considera \"dona do mundo\", mas nem todos são assim e não acho certo julgar o caráter de alguém por conta de seu extrato bancário.


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Eu também nao mordo... ;-)


imagem de Felomenal
Felomenal
No PF desde: 28/05/2010

Resposta: Crime não é. Mas não posso negar que dá uma ponta de reprovação a concentração de riqueza. E não só eu que penso isso, até os ricos, veja o caso dos principes que fizeram trabalho voluntários, tem \"vergonha\" de sua riqueza e tentam \"fazer algo para o povo\" para conseguir dormir em paz.


imagem de SandraW
SandraW
No PF desde: 31/12/2010

Carla, concordo com vc. Realmente não é crime... agora, convenhamos, não existe nada pior do que conviver com pessoas que não tem nem onde cair morta e vivem de nariz empinado, esnobando e olhando tudo mundo de alto a baixo. Isso me causa um profundo \"nojinho\" de gente assim. Sempre digo que pessoas assim não tem noção nenhuma do que é ter dinheiro de verdade.


imagem de Felomenal
Felomenal
No PF desde: 28/05/2010

\"não existe nada pior do que conviver com pessoas que não tem nem onde cair morta e vivem de nariz empinado\" - Então se a pessoa \"tiver onde cair morta\" ela pode \"viver de nariz empinado\"?


Pq ainda damos valor para quem tem dinheiro, como se isso significasse que a pessoa tivesse alguma autoridade moral?


Putz, menos ainda estes filhos de ricos, que o unico merito foi ter nascido em berço de ouro.


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Carla,


muito interessante.


Quote:
Mas essa tendência dos \"plebeus\", \"pobres mortais\" de querer sempre denegrir e achincalhar celebridades, questionar suas vidas pessoais e até mesmo sua capacidade de ser pessoas normais realmente me intriga


Essa observação me lembrou de um certo tipo de atitude que me irrita, que consiste em endeusar ou demonificar pessoas, ou ainda atribuir toda a situação das coisas a uma predestinação, à sorte.


Isso é agressivo porque coloca todos no mesmo saco, para o bem e para o mal, e desmerece qualquer qualidade humana. Além disso, é degradante viver única e exclusivamente babando o ovo ou atirando pedras nos outros. Só assistindo!


No meio esportivo algo de que estou farta são as pessoas que não podem ver o sucesso de alguém em alto nível, boas marcas, evoluções, quebras de recordes, e acusarem de, por exemplo, doping.


Sabemos que o esporte não é totalmente limpo, assim como sabemos que hpa muita gente esnobe em virtude do que ostenta, mas não seria mais adequado acreditar na dedicação, no simples trabalho duro do dia-a-dia, no merecimento, e assumir as escolhas da sua vida? Eventualmente tendo que reconhecer que o outro que está nos tablóides, que está no topo, está no lugar certo?


imagem de Felomenal
Felomenal
No PF desde: 28/05/2010

LivT ,

Sobre o que vc falou, eu tenho algumas considerações.


Não podemos esquecer que algumas \"qualidades humanas\" não passam de predestinação.


Pegarei o seu exemplo de esportistas:

é uma ilusão achar que, dado o grau do desenvolvimento esportivo, o posto de destaque esportivo é obtido apenas por trabalho duro. É inegavel por exemplo, que os grandes jogadores de futebol, por exemplo, tinham qualidade inatas que os colocava em vantagem em relação aos demais. Não digo que eles não trabalharam duro, mas que eles tinham vantagens biologicas em relação a outros que se esforçaram tanto ou mais, mas não obtiveram os louros da vitoria.


Falo do esporte, mas acredito que possa ser replicado para toda a sociedade. Alguns NASCEM bonitos, inteligente, articulados, fortes, rapidos, etc. e estas caracteristicas os colocam em vantagem em relação aos que não têm essass qualidades.