Ter vida privilegiada é crime?

32 respostas [Último]
imagem de Felomenal
Felomenal
No PF desde: 28/05/2010

LivT


1º Não há como eu viver em sociedade e não ser influenciado pelos demais. Sou influenciado tanto positivamente quanto negativamente pelos. Acontece que idolatria é uma idealização, que nos afasta da realidade. No momento que tenho um idolo, mascaro a propria humanidade e imperfeição inerente a pessoa idolatrada. Um exame racional praticamente inviabiliza a adoção de idolos. O que se pode fazer é admirar uma ação, atitude ou ideia, sendo que no caso a ideia ou ação é importante, não a pessoa.


2º A vida da pessoa depende de infinitas variaves que independem da vontade individual. Uma pessoa que atingem o nivel mais alto em sua esfera; pelo proprio nivel de competição envolvido, imperfeições sociais e institucionais, diferenças biologicas, etc; com absoluta certeza necessitou de algo a mais do que \"força de vontade e trabalho duro\". O mais bem adaptado ao meio ganha, mas o fato de ser mais bem adaptado não diz nada se a pessoa é \"boa\" ou \"melhor\", diz apenas que ele é mais bem adaptado.


3º Não somos iguais e não temos as mesmas oportunidade. Posso achar o neymar um bom jogador, mas não vou dizer que ele \"mereceu\" pq \"trabalhou duro\", pois muito trabalharam tanto ou até mais e nem por isso alcançaram.


4º Ex. no caso do principe que vai casar. O que ele fez na vida para merecer ser rico e famoso? Nasceu. O que isso nos ensina? Que a vida não pune, nem eleva quem merece. A vida apenas é. Alguns tÊm sorte, outros não.


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Quote:
com absoluta certeza necessitou de algo a mais do que \"força de vontade e trabalho duro\"


Quote:
Não somos iguais e não temos as mesmas oportunidade.


ninguém está contestando isso, conforme eu já havia deixado bem claro no meu post anterior.


A vida depende da sorte, sim, mas depende também da vontade e do livre arbítrio. É muito mais fácil seguir uma linha que defenda que a vida é pautada APENAS pela sorte OU APENAS pela vontade, uma linha determinista, só que isso não retrata fidedignamente a realidade.


A realidade é complexa, e, se quisermos ser realistas, precisaremos levar em conta tanto a sorte quanto a vontade. É isso que corresponde a NÃO colocar todos no mesmo saco nesse caso.


O príncipe nasceu, e isso indiscutivelmente foi fruto da sorte, da fortuna. Mas que bom para ele, não? Qual o mal que decorre EXCLUSIVAMENTE dessa sorte?


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Eu acho que acreditar que apenas a sorte, o destino, determina quem vai ou não ter sucesso é um tanto conformista para o meu gosto. Essa crença me tira a responsabilidade de fazer escolhas e de me esforçar por algo, porque não depende de mim mesmo. Não interessa o quanto eu trabalhe e me dedique, se no final das contas é a sorte que vai determinar o resultado. Então, mais fácil que eu apenas espere a sorte agir ou que, no máximo, me conforme com a falta dela.


O.k., ter destaque popular, sim, pode ser questão de sorte, mas ser invejado pelo sucesso não é privilégio de quem está sob os holofotes. Tem muito anônimo que todos os dias tem que lidar com a inveja alheia simplesmente por ter conquistado algo na vida. Sempre tem o subordinado que odeia o superior e faz questão de dizer que o \"chefe é um incompetente\" por pura inveja da posição do outro. E não admite a hipótese daquele superior ter ralado a bunda pra chegar onde está. Não. Invariavelmente o cara chegou lá porque era um puxa-saco, porque tinha Q.I., porque era filho de não sei quem, jamais por mérito de um trabalho árduo.


E nem vou falar do que mulheres bem sucedidas são obrigadas a ouvir, porque eu teria que baixar o nível...rsrsrs


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Pois é, Carla!


Do ponto de vista da ação, da ética, do que nós podemos fazer, a sorte pode apenas ser contemplada - embora exista. Já a vontade e o esforço estão nas nossas mãos, estão ao nosso alcance.


Por isso acho que não vale a pena e só faz mal invejar ou amaldiçoar a sorte dos outros, mas faz muito mais sentido focar na dedicação e no esforço para atingir suas próprias metas na vida.


imagem de Felomenal
Felomenal
No PF desde: 28/05/2010

Com meus posts eu só quis mostrar por um lado que não somos tão capazes quanto achamos. Tem moleque que vai suar sangue e que nunca chegara aos pes de um Neymar, entretanto no unico aspecto que o Neymar é realmente superior aos milhões de moleques que ficam no caminho e no futebol e não necessariamente como ser humano. Existem coisas, a maioria delas, que independem de nossa vontade.


Não quis parecer conformista, mas apenas lembrar de comemorarmos nossas vitorias diarias, que somente nós sabemos quanto são duras, ao inves de invejar ou adorar outros, principalmente pessoas publicas, quem em regra são \"photoshopadas\" para parecerem melhor do que são.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Felomenal, tem moleques q nunca vão ser como o Neymar pq cada pessoa é única e tem seus talentos. O Neymar tem um jeito de jogar bola q é só dele.

Em especial com trabalhos que são moda, é comum que haja mta gente q vai ralar um monte tentando ser famoso na área e não vai conseguir. Mas pq seu real talento seria pra outra coisa e não pro q estão tentando. Na real estão querendo o caminho \"mais fácil\", pq se ser jogador de futebol ou ser modelo, por exemplo, dão dinheiro sem precisar estudar, é oq muitos adolescentes querem.

Acredito que todo mundo pode chegar onde quiser, mas tem de descobrir seus reais talentos. E, ao invés de ficar invejando a vida alheia, cuidar mais da sua própria.

Um outro fator que interfere, a meu ver, é a religião. A maioria dos brasileiros é católico ou evangélico. E acham q se algo acontece em suas vidas - pro bem ou pro mal - é pq \"Deus quis\". Isso é mto conformista. É como se todos nós fôssemos fantoches de Deus e nossas próprias vontades não valem nada perto da dele.

E, tendo esse pensamento conformista, de fantoche de Deus, a pessoa, pra descontar sua frustração pq Deus não quis q ela fosse rica e linda, critica quem é rico, bem sucedido, inteligente, magro, famoso, ou outra característica q ela deseja ter mas não tem. E, ao agir assim, ela está boicotando todas as chances de ela mesma vir a ser bem sucedida em algo na vida.

A mente humana é interessante. Pra não culpar Deus por suas próprias frustrações, culpa quem é \"abençoado\" por ele com qualidades q ela não tem.


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Felomenal,


apenas uma observação: ninguém aponta o dedo pra um moleque observando-o numa inspiração divina e diz \"tu vai ser o cara\" e de repente está pronto um fenômeno do esporte, num passe de mágica.


É por essa mentalidade que estamos onde estamos no esporte de alto nível do Brasil - muito longe das grandes potências.


É claro que é preciso ter TALENTO, mas identificar e desenvolver o talento não é algo assim tão simplório, tão trivial.


O talento pode ser reconhecido e manifestado de várias formas, e para isso é preciso TRABALHO. Duro. Às vezes maçante. Nada de glamour.


Tudo bem, jogadores de futebol têm essa fama de malandros, mas não dá pra se iludir com isso. É fácil provar esse ponto quando se pensa na velocidade em que grandes ídolos conseguem enterrar sua carreira quando perdem aquele \"fogo\" pelo jogo, aquela VONTADE de jogar, aquela atenção que dedicavam à bola e distraem-se com outras coisas.


Um Usain Bolt, embora possa aparentar para quem não conhece toda a missa, não desceu de uma nave espacial e começou a bater recordes de uma hora para outra.


O \"moleque\" ralou no esporte escolar, disputando corridas com mais uma centena de moleques que tinham gana de vencer, mesmo que numa fase incipiente.


Claro que nesse processo naturalmente são \"selecionados\" os mais talentosos, aqueles que conseguiram cultivar e aperfeiçoar melhor as virtudes exigidas para um campeão olímpico, entre as quais inclui-se um pouco de genética, sim.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Vendo reprise do Saia Justa aqui e eles falaram do casamento real e também, em outro bloco, dos problemas de se ter muito dinheiro. E comentaram que aqui no Brasil é um tabu falar em dinheiro.

Alguém mais viu o programa?


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Não vi, não, Vanessa.


Mas é fato, falar de dinheiro no Brasil é tabu, sim. Quem não tem (a grande maioria) não fala do assunto pa não se deprimir, e quem tem não fala pra não ficar mal na foto.


E pior, quando alguém que sabidamente tem dinheiro diz que também tem problemas, a gargalhada é geral e estrondosa.


imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

Eu conheço algumas pessoas ricas , das quais eu não gostaria de ter a vida delas por nenhum segundo.

Mas pra mim o fim da picada, é quando a pessoa é afetada e com soberba pobre ou rica ,tanto faz, me dá asco.