Ter vida privilegiada é crime?

32 respostas [Último]
imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Pois então,


Felomenal, sim, a concentração de riqueza incomoda, sem dúvida. Mas muita gente ficou rica por esforço próprio e simplesmente merece o que tem. E bem lembrando quanto ao trabalho voluntário dos filhos de ricaços e mesmo o engajamento deles com questões sociais. Acho válido e digno de cumprimentos, porque nada os obriga a agir assim. Eles já levam a fama de mimados e fúteis mesmo, poderiam muito bem apenas deitar nessa cama, não é?


SandraW, esse povo que come mortadela e arrota peru me dá é pena. Vai ser frustrado com a própria vida assim lá longe. E é interessante ver que a ostentação e arrogância são comuns justamente em quem nunca teve onde cair morto, né? O infeliz sempre foi um pé-rapado de dar dó e no dia que consegue uma meinha pra por no pé, já se acha o rei da cocada preta...rsrsrsrsrsrsrs.


LivT, um tempo atrás eu li uma coluna, não lembro de quem, falando exatamente disso, do quanto as pessoas parecem ter ódio do sucesso alheio e do quanto isso acaba se refletindo na capacidade das pessoas serem bem sucedidas. O brasileiro parece ter medo do sucesso porque sabe que será alvo das críticas e inveja alheias, da mesma maneira que critica e inveja o sucesso do outro. E também reflete muito do ceticismo das pessoas, que não acreditam que o sucesso pode vir pelo trabalho e dedicação. Lamentável isso.


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Felomenal,


exato. Não estou dizendo que tudo pode ser obtido por qualquer um, mas justamente por isso não se pode sair por aí desmerecendo quem obtém algo ou ocupa uma posição que invejamos, como se aquilo tudo fosse uma farsa.


Disse apenas que é mais adequado acreditar no que podemos fazer dentro das nossas possibilidades, dentro dos nossos talentos, e viver nossa própria vida ao invés de ficar assistindo de camarote à dos outros.


Acontece que algumas pessoas preferem simplesmente permanecer na inércia em que se encontram alegando que tudo o mais é uma fraude, ao invés de arriscar, de tentar, e, algumas vezes, chegar à conclusão de que realmente não se era bom o bastante. É mais cômodo.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Jean,


Você não morde porque ladra demais.


imagem de Felomenal
Felomenal
No PF desde: 28/05/2010

LivT,

Concordo que a inveja pura com o objetivo de rebaixar os demais é um sentimento mesquinho e ignorante. Mas não vou aceitar que os outros estão em posição de destaque por meios proprio. A questão e´que todos temos rabos preços e a medida que as apostas aumentam os rabos são maiores.

Na verdade deveriamos refletir se realmente é importante tem posição de destaque e o que ele representa na verdade.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Hmmmm...não sei se concordo com você, Felomenal. Aliás, é justamente essa premissa de que ninguém tem sucesso por méritos próprios que eu questiono. Será mesmo que só alcança o destaque em sua área de atuação quem se rende à troca de favores ou aos meios escusos? Eu acho que não. Claro que o caminho de quem opta pela ética é mais árduo e longo, e talvez esse destaque não seja tão brilhante ou notório, mas há quem não torça os próprios valors em prol do sucesso.


imagem de Ameba
Ameba
No PF desde: 23/04/2011

muitu bom sra carla abundancia, gosto mto da sra.


imagem de Aprendiz42
Aprendiz42
No PF desde: 26/02/2011

(Pq alguem se intitularia uma \"ameba\" ?? Seria pela simplicidade biológica ? ou apego ao remoto ser histórico pré-evolução ??)


Carla,

Alguns nascem com o c* virado pra Lua, outros se esforçam a vida inteira para alcançarem algum lugar ao Sol, mas o que pra mim é inadimissível e revoltante são os sanguessugas, parasitas que estão se multiplicando notadamente nas classes política, governamental, midiática e até jurídica nacionais...se enriquecendo de forma descarada e ilicitamente.

Para esses sou partidário do método chines, independente das posses do infeliz...tiro na nuca e bala cobrada da família.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Sim, Aprendiz


Mas no caso dos parasitas, nós os odiamos não exatamente por serem ricos, mas pela forma como ficaram ricos. Os odiamos por serem corruptos, antes de mais nada.


O problema é que existe essa crença de que qualquer pessoa rica ou bem sucedida é igualmente um parasita, também só chegou a uma posição de destaque de forma ilicita e usando o pescoço de outros como degrau.


Eu acho que não dá pra simplesmente colocar todo mundo no mesmo saco e fazer esse julgamento maniqueísta; todo pobre é um trabalhador explorado e sem oportunidades, e todo rico é um fdp explorador e inescrupuloso. Não é bem por aí.


imagem de Abusada
Abusada
No PF desde: 16/12/2010

Crime não é.

Mas acho que o que causa tamanho alarde da mídia é que há uma idéia de quem deve ser Realeza/Realeza e Plebe/Plebe, quaisquer outro tipo de relação que ocorra sem ser estes, causa a idéia de \'escalada social\'.


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Quote:
Mas não vou aceitar que os outros estão em posição de destaque por meios proprio


Felomenal,


tu não te inspira em ninguém? Não tem ídolos? Não tem referências pra nada?


Não estou aqui me limitando a cargos políticos ou títulos monárquicos. Pergunto se tu realmente acredita que não haja ninguém no mundo ou na história da humanidade que, em algum aspecto, em alguma área, possa ter ido além, possa ter atingido a excelência, possa ter chegado onde outros não chegaram naquela esfera.


Pode ser no campo científico, artístico, esportivo, social, até mesmo o político.


E que isso pode, algumas vezes, coincidir com reconhecimento e destaque legítimos?


Ou estamos todos apenas puxando os rabos ou as coroas alheias?