A pessoa nasce má ou torna-se má?

26 respostas [Último]
imagem de perla
perla
No PF desde: 24/03/2009

Numa de nossas terapias em grupo, falamos sobre maldade. Nos questionamos se a pessoa nasce má ou torna-se má com o tempo, com a vida, os acontecimentos, o ambiente, enfim, todos os \"agragantes\". Um senhor, promotor aposentado, disse que já na hora da concepção há o gene da maldade, do crime.

Qual a opnião de vocês sobre isso?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Olha Perla, eu acho ao meu ver. Q as pessoas, se tornam más com o passar do tempo Beijo


imagem de bete
bete
No PF desde: 16/09/2008

Acho que nascem más!


preta
No PF desde: 08/07/2008

tb acho que nascem más

bj


imagem de Kika
Kika
No PF desde: 23/02/2009

eu acho que depende do contexto social, da educação que tiveram, familia e companhias.

A mesma pessoa nasce num bom contexto social e boa familia pode se tornar uma boa pessoa.

E se essa mesma pessoa nascer num bairro pobre, com más companhias, o pai bate na mãe, o irmão rouba... Provavelmente torna-se numa má pessoa também porque cresceu com a maldade à sua volta. Mas claro que deve haver excepções...


isabel
No PF desde: 01/02/2009

Acho q tem a ver com genética mas tb com educação (ou falta). Sempre achei que fóssemos produtos do meio em que vivemos, mas ando vendo algumas coisas... q acho q a pessoa tem de nascer má sim!


imagem de Rioko
Rioko
No PF desde: 08/04/2009

Eu acho que a pessoa já vem com uma má índole que algumas vezes até daria para os pais \"darem uma endireitada\", mas esses acabam falhando no ensino do(a) filho(a). Depende muito da própria pessoa, já que tantas vezes vemos bons pais que ensinaram tudo direitinho aos filhos e, mesmo assim, tem um que acaba sendo a \"ovelha negra\" da família. Assim como muitas vezes o filho é que acaba sendo mais maduro e responsável do que os próprios pais. Já vi isso.


imagem de Ana Teresa
Ana Teresa
No PF desde: 08/10/2009

Vejo que a criação nem sempre tem a ver com a maldade de uma pessoa. Minha mãe criou sozinha suas filhas, sou a amais velha, e não sou tão ruim quanto minhas irmãs, isso é coisa dos tempos modernos, a culpa das pessoas maldosas somos nós mesmos. Digo isso incluindo minha pessoa, porque muitas vezes eu já passei por bons bocados e vi o erro e não denunciei, quantas vezes vemos crianças sobrinhas, filhos (a) de amigas fazendo aquilo que não desejamos para nossos filhos e deixamos quieto. Nos acostumamos comas coisas erradas e acabamos por cobrindo e a sociedade é assim, aceita o meio errado e quando vai ver a maldade está estampada em nosso rosto e aí já é tarde para voltar atrás.


Damaris Santiago
No PF desde: 14/08/2009

não minha opinião vai da educação que tem,se convive com pessoas ruins...ai vai do convivio ...ninguem nasce ruim...bjs...


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

Claro que uma parcela das pessoas nascem genuinamente más! Pode parecer chocante isso que digo mas é a mais pura realidade! Quem nunca ouviu a estória do menininho que maltrata animais só p/ ve-los sofrer, ou daquela doce garotinha que chora na frente de todos e interpreta sentimentos de forma tão convincente que convence e manipula todos a sua volta. Indico um livro bem interessante e de fácil leitura chamado: MENTES PERIGOSAS - O PSICOPATA MORA AO LADO - Autora: Ana Beatriz Barros -


imagem de Roberta Penélope
Roberta Penélope
No PF desde: 15/09/2009

Eu acredito que elas já nascem más. Conheço várias pessoas que teriam todos os motivos do mundo para se tornarem más e não são. Lembro tbém que na minha infância tinham colegas que faziam coisas horríveis como mentiras graves, violência e isso com apenas 7 e 8 anos de idade.