A pessoa nasce má ou torna-se má?

26 respostas [Último]
imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Oi, Perla!


É claro que o ambiente tem influência na formação da personalidade de um ser humano, juntamente com sua criação. Ninguém escapa ileso dessas duas vertentes em sua vida.

Porém quando o caso é de psicopatia, o ser nasce assim e nada o fará mudar, ao contrário, com o passar do tempo, sua inteligência, poder de manipulação e capacidade de se utilizar dos outros como meros \"objetos\" para alcançar seus objetivos vão se aperfeiçoando, e existem também comportamentos que podem ser psicopatias e muitas vezes as pessoas não se ligam nesse fato. Geralmente, as crueldades começam na infância e os pais devem ficar atentos ao encarar certas \"maldadezinhas\" do filho com animais ou outras crianças como travessura.

Boa sorte!


DinhaBA
No PF desde: 22/02/2009

Muito legal o tópico!!!! E legal as opiniões e a recomendação do livro!

Sabe que a Alice mandou bem, explicando sobre os psicopatas...

Eu acho sim que começa na hora da concepção... Tornam-se cças e dpois adultos manipuladores e perdem o freio...

No entanto, muitos passam por poucas e boas e se tornam cruéis pq foi isso que aprednderam com a vida... Mas esses eu aco q têm chance de se redimir....


karina73
No PF desde: 25/08/2009

oiiiii concordo com a alice o que ela falou é o que penso também tem a parte que é doença mesmo deve nascer com o individuo mas essas maldadezinhas que ela falou deve ser corrigidas pelos cuidadores para não crescer um ser humano sem limites beijinhoss


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

O Sapo e o Escorpião


O escorpião aproximou-se do sapo que estava á beira do rio. Como

não sabia nadar, pediu uma carona para chegar á outra margem.


Deconfiado, o sapo respondeu: \"Ora, escorpião, só se eu fosse tolo

demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer.\"


Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranqüilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar.


Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme.


Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente:

__ Porque essa é a minha natureza!


imagem de Rioko
Rioko
No PF desde: 08/04/2009


Esse tópico foi escavado mais de uma vez! :P

Será que tem alguém que nunca tenha ouvido esse conto aí? Bom, nunca se sabe, né?


Chuva de Verão
No PF desde: 10/11/2009

Jalia! Eu ñ conhecia esse conto! Muito interessante!! Me fez refletir sobre muita coisa!! Legal, mesmo!!!


imagem de JoãoZ
JoãoZ
No PF desde: 28/10/2009

é... mas conto é apenas conto...

a pessoa forma o caráter, e é ai q se torna boa ou má

ninguem nasce mau de natureza.

a pessoa pode ser tornar má sozinha, sem influencia, mas nasce inocente. isso eu penso


imagem de master_fos
master_fos
No PF desde: 18/09/2009

Eu creio q o ser humano é essencialmente mau. Já nasce asim, é de sua natureza ser mau. Basta ver as atitudes q as crianças tem com outras, de causar dor, de debochar dos defeitos dos outros, de mentir, de ser crueis, enfim, tudo de ruim. Isso elas não aprendem com ninguém, pois é delas, está dentro delas, e como ainda não possuem um conceito social de moral, agem naturalmente dessa forma. Com o passar do tempo é q vão passando a controlar esses instintos. Uns mais, outros menos.


suz@
No PF desde: 29/11/2009

Eu penso que quando nascemos, nascem tb as duas exencias do ser mau e o ser bom. Com o a contrução da personalidade e a educação que é dada, umas personalidade inclina-se mais para o mau e outras para o bem.


È aquela! O BEM E O MAL CAMINHAM JUNTOS DE MÂOS DADAS!


imagem de Jô Vencato
Jô Vencato
No PF desde: 18/08/2009

Claro que o gene também ajuda muito no que a pessoa possa se tornar, mas acho que a educação que os pais dão pode mudar isso, se tiveres uma educação boa, valores de família e etc, a pessoa pode se tornar boa, agora também não ajuda a pessoa nascer \"boa\" e ter uma família desestruturada, o pai bebum, a mãe mais grita do que dá carinho, uma baderna dentro de casa, sem as pessoas se importarem , aí sim creio que pode virar uma criatura ruim, ou muitas vezes não, isso dependende muito.