Perdoar

44 respostas [Último]
imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Dia desses, na sala de espera do médico, li uma reportagem bastante interessante que falava sobre PERDÃO. Rapidamente, copiei em minha agenda e transcrevo aqui para que possamos conversar sobre o assunto:


\" \" A virtude mais difícil de ser posta em prática é o perdão. Perdoar exige um esforço de autossupressão muito grande\". Chico Xavier convida as pessoas a se corrigirem em seus desatinos. Perdoar requer humildade. A pessoa ofendida precisa reconhecer que pode ter alguma participação no mal que sofreu. Também deve renunciar à prepotência de imaginar que só o outro erra. Temos que reconhecer que não somos intocáveis como deuses e abrir mão da supremacia em que o erro do outro nos coloca. \" Dulce Critelli, filósofa.


Não lembro qual era a revista, talvez a Época, não sei!


Realmente, perdoar não é das coisas mais fáceis... Mas, particularmente, considero um gesto muito nobre e elevado!


O que vcs acham?


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Nanda... sabe pq nos e dificil perdoar (me incluo ai tb) pq qdo perdoamos reconhecemos que o outro e falivel e portanto nos tb o somos... afinal somos pares...


Qdo vemos absurdos cometidos pelos nossos semelhantes em graus horriveis, o \"eu absurdo\" tende a ser analisado e lembrado tb!!!


imagem de Calindra
Calindra
No PF desde: 02/07/2010

Nanda acho mesmo muito nobre!

Mas muito relativo tbm...

Quando o erro for cometido por engano, sem maldade ou noção do mal que pode provocar acho que sim é perdoavel!!

Mas muitas coisas acho que eu não consigo perdoar, pois pra mim parece que vc estará concedendo que o erro seja cometido novamente!


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Eu também acho um gesto muito, muito nobre.


Mas exige treinamento e dedicação diários. Acho que perdoar o outro é mais fácil do que perdoarmos a nós mesmos.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Nanda, acho que o Perdão é a melhor atitude que devemos aprender.

As pessoas que mais sofrem são aquelas que não dão o braço a torcer e permanecem no alto do seu orgulho e intransigentes com o coração duro petrificados pela tal da razão. É preciso sair desta terrível armadilha da vida.

Acredito que as doenças são causadas em grande parte pela falta de perdão, seja a nós mesmos ou a outrem. Então, acho que praticar o perdão, implica antes de tudo, em perdoarmos a nós mesmos: atitudes que tomamos que nos causaram dor e arrependimento, o sofrimento que causamos a outras pessoas, eliminando de uma vez por todas os flagelos e auto-punições que infligimos a nós mesmos na forma de doenças físicas ou mentais.

É isso.

segue abaixo uma oração do perdão. é comprida, mas bonita vale a pena lê-la e meditar sobre seu conteúdo.


Oração do Perdão


A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam, me injuriaram, me prejudicaram ou me causaram dificuldades desnecessárias. Perdôo, sinceramente, quem me rejeitou, me odiou, me abandonou, me traiu, me ridicularizou, me humilhou, me amedrontou, me iludiu.

Perdôo, especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada. Reconheço, que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter.

Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.

Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos. Iniciei agora, uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente: queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.

Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente.

Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, pois isso me ajudou a evoluir, do nível humano comum ao nível espiritualizado em que estou agora.

Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam castigadas pela lei da causa e efeito, nesta vida ou em outras futuras. Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.

Fazer uma pausa, respirar profundamente alguma vezes, para acúmulo de energia.

Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, injuriei, prejudiquei ou desagradei. Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando um saldo positivo a meu favor.

Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao Eu Superior. Ao relaxar, minhas sensações revelam, que este contato foi estabelecido.

Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior, pedindo orientação, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e amor.

Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o meu bem e do próximo, atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e auto realização. Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível que eu, intuitivamente, sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de mim.

Assim seja, assim é e assim será.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Calindra, nem sempre perdoar alguém quer dizer que a pessoa se modificará. O verdadeiro perdão, no meu entender, é aquele que a gente dá e se liberta. Se o outro vai voltar a cometer mil vezes aquele exato erro, não é problema nosso.


Sei que parece meio Polyanna isso. Mas é real.


Lembram daquele pai que visitou o assassino do filho na cadeia e o perdoou? Pois é, se o assassino sair da prisão e cometer o mesmo erro não é mais problema do pai. Ele está de coração e alma leve.

Livre do peso do ódio.


Alguém já disse que vingança é tomar veneno e querer que o outro morra. Penso que com o perdão é mais ou menos isso também. Se eu perdôo alguém o que ele fará com isso é problema dele. Eu estou livre.


Fácil não é, realmente. Mas é necessário exercitar.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

É verdade...


Achei muito importante a questão da humildade necessária. Uma pessoa orgulhosa não consegue perdoar exatamente por isso...


Concordo que perdoar não é conceder permissão para que a pessoa erre novamente. Isso pode acontecer, perdoando ou não.


Quem não consegue perdoar segue sofrendo com a ofensa recebida, isso é fato. A mágoa não deixa em paz. Perdoar é bom para todos, para quem ofendeu e, principalmente, para quem foi ofendido.


imagem de Estrela*
Estrela*
No PF desde: 11/11/2010

Realmente perdoar é tarefa dificilima, mas creio que como tudo em nossa vida pode ser aprendido podemos excercitar essa virtude, mas tem que ser um exercicio diário. Ressalto no texto a parte que nos fala que temos facilidade em enxergar o erro dos outros e não o nosso, e para mudarmos isso de fato, precisamos ter coragem de olhar para dentro de nós e ver o lixo que guardamos e precisamos transmutar. Tem uma frase que gosto muito: Vc quer ser feliz por um instante? vingue-se, vc quer ser fliz para sempre? perdoe.

Adoro Chico Xavier e o legado que deixou é de uma riqueza imensurável, exemplo ímpar de humildade.


imagem de Estrela*
Estrela*
No PF desde: 11/11/2010

* feliz


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Quote:
Ressalto no texto a parte que nos fala que temos facilidade em enxergar o erro dos outros e não o nosso


Sempre me lembro da frase que ouvi uma vez na Ioga: \" cada vez que apontamos o dedo ao outro, devemos nos lembrar que existem outros três apontando para nós mesmos...\"


imagem de Estrela*
Estrela*
No PF desde: 11/11/2010

Verdade Belle, linda e profunda essa frase, tb gosto muito.