Perdoar

44 respostas [Último]
imagem de Estrela*
Estrela*
No PF desde: 11/11/2010

Kvet gostei da tua definição de perdão quem consegue perdoar, de coração, se liberta e liberta o outro, não enviamos e nem receberemos mais a carga energética negativa que acompanha o rancor e a mágoa. Tem uma frase que sempre procuro lembrar quando fico magoada: Guardar rancor é como tomar veneno e esperar que o outro morra. Acho que é por aí.


imagem de cleópatra
cleópatra
No PF desde: 03/11/2010

Que coincidência, ontem quando eu vinha da Universidade eu vinha conversando com minhas amigas sobre esse assunto.

Eu dizia que ñ consigo perdoar as pessoas eu já perdi amigos de longa data por causa disso. Acho muito nobre quem consegue perdoar de verdade mais eu até agora to tentando aprender a perdoar.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Eu ouvi, certa vez, uma história que falava sobre não aceitarmos um presente dado por alguém. Se fazemos isso, a pessoa leva o presente de volta com ela, não é mesmo?


POis então, ao sermos ofendidos ou atingidos por alguém, se não pegarmos essa ofensa para nós, se não nos deixarmos atingir profundamente, essa pessoa levará consigo toda energia negativa que tentou nos enviar, deixando-nos livres. Acho que é mais ou menos por aí.


imagem de Jotun
Jotun
No PF desde: 04/01/2011

Coloco a palavra perdoar em 2 momentos :


1-Uma ofensa, uma briga, um desafeto, um erro, esse perdoar eu acho mais fácil ( não que seja), classifico como um ato de grandeza.


2- Uma traição entre um casal - ainda não alcancei tal \"grandesa\", e acho que que dificilmente alcançar, para mim a confiança entre duas pessoas neste creitério é como o cristal quebrou já era.


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Para mim, perdoar não é nada trivial! Faz muito pouco tempo que comecei a compreender o valor e a necessidade do perdão, e o próprio conceito de perdão. Preciso entender muitas coisas ainda para conseguir aplicá-lo, mas acho que já é um avanço.


O sofrimento por conta dessa raiva dos outros refletida em mim obrigou-me a buscar esse entendimento. E acho que grande parte da minha ainda dificuldade em perdoar, hoje percebo, vem da confusão entre perdão e injustiça, bem desmistificada no post da kvet! Essa discussão me ajudou bastante! :)


Quando penso hoje no perdão me inspiro muito no exemplo histórico da África do Sul, através do Nelson Mandela.também lembro da frase de Martin Luther King: \"Love is the only force capable of transforming an enemy into a friend.\"


Perdão é uma necessidade humana. É necessário para seguirmos em frente...


imagem de Jotun
Jotun
No PF desde: 04/01/2011

*grandeza


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Sobre perdoar:


Eu concordo que perdoar é importante, bonito e que o maior beneficiado é a própria pessoa.


Mas às vezes, olho por outro lado:

Essas frases de efeitos, como: perdoar é superior, etc., etc., me fazem pensar se não tem uma inversão de valores aí.

Como se aquele que sofreu um mal e não perdoou fosse uma pessoa \"inferior\" por não ter conseguido perdoar.

E como se perdoar fosse uma obrigação e você que não conseguiu fazer isso fosse um monstro.

Então, o que comete o mal se transforma num mocinho injustiçado, enquanto aquela pessoa que sofreu o mal se transforma no vilão de coração de pedra que não sabe perdoar.

Muitas pessoas sofrem maus graves. E sofrem mais ainda com a \"pressão\" de perdoar. Ou seja, sofrem duas vezes.


Tenho um amigo que não gosta da mãe.

Ela o largou com o pai quando ele tinha apenas cinco anos e foi para outro país com um namorado. Nunca deu as caras. Raramente dava notícias.

Agora, que já aproveitou tudo o que tinha para aproveitar, quer contato com ele depois de quase vinte anos.

Ele não quer.

Todos falam para ele: \"Perdoa, ela é tua mãe e blá, blá, blá\".

Eu digo para ele não perdoar.

Tratam isso como se fosse uma OBRIGAÇÃO dele.

Agora, ela é a vítima. Enquanto ele, que nunca teve a atenção da mãe porque ela trocou ele por um namorado rico, é um sem coração.

Claro, que seria bom para ele perdoar. Mas ele não consegue.

É justo ele ter que perdoar ela para deixá-la feliz e tirar o peso que ela sente por te-lo abandonado enquanto ele sofre?

É certo a pressão que ele sofre da família e dos amigos para perdoá-la?


É por isso que eu não gosto dessa divinização do perdão.

Quem sofreu um mal e não consegue perdoar é punido duas vezes.


Perdoar é algo que vem de dentro. Realmete bonito. Mas não tem que ser uma obrigação.


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Pois é, Kátia... Eu acho difícil dissociar o perdão da sujeição, da submissão e da aceitação da injustiça em muitas (talvez na maioria) das situações.


Mas tenho pensado que é minha definição de perdão que está falha, e que há,sim, perdão sem necessariamente aceitação, conformação com a situação. Só não sei como corrigi-la...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

para mim perdoar é muito difícil.....


prefiro a indiferença... me afasto até não me importar mais....


ainda não aprendi a aceitar os erros dos outros e os meus...


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Katia..


Acho o seguinte, com relação ao teu amigo.


Perdoá-la não quer dizer querer conviver com ela.

Ele pode (e acho que deve) perdoar, saber que ela antes de ser mãe, é humana. Falhou? Bahhh, e como! Merece uma segunda chance de ser mãe? Isso só teu amigo pode saber.


Foi isso que quis dizer quando falei que perdoar não é passar a mão na cabeça. Isso nunca. Mas dizer para si mesmo: Ok, eu posso aceitar que TODOS temos defeitos e relevar isso. Agora querer conviver com esta pessoa é outra história.


Talvez no lugar do seu amigo eu perdoasse, sim. No sentido de deixar a mágoa dela de tê-lo abandonado ir..

Ela escolheu o um caminho, e todos temos esse direito.

O que vamos semear com isso é outra história.


Mas acho que não conviveria com ela. Também tenho direito às minhas escolhas.

Escolheria viver a minha vida sem ressentimentos, mas longe. Se não sem contato algum, talvez o mínimo possível.


Mas sem rancor no meu coração. Sabendo que tudo na vida são caminhos e escolhas. Só temos que arcar com isso.