O outro terrorista italiano.

60 respostas [Último]
imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Sim, ilustre Elefante. Mas se é este o tratamento dado aos crimes de natureza política pelo Governo Brasileiro(e nem vou falar do Governo Lula, a Anistia ocorreu ainda no Governo Militar), eu não vejo como incoerente a concessão do asilo.


Remeto aqui algo lembrado pelo Júpiter, em outro post. Battisti esteve na França durante 10 anos, sob abrigo da Doutrina Mitterand, mas para a França, a Itália não pediu a extradição. Por que?


Eu torno a dizer, caro Elefante, debater os crime que Battisti cometeu, é forçar que se debata os crimes perdoados pelo Estado brasileiro, crimes dos mais bárbaros cometidos por seus próprios agentes, além de outros, os conhecidos para-militares, financiados pelo grande capital brasileiro.


O Brasil decidiu conceder abrigo á Battisti sob a alegação de que os crimes dos quais ele é acusado são de natureza política. Debater se eles são ou não, é caso para ficarmos aqui durante dias exemplificando o que pode ou não ser considerado crime político.


imagem de Elefante
Elefante
No PF desde: 28/04/2011

Olha, eu sabia que os sulamericanos idolatram a Europa!

Mas não pensei que fosse tanto!


Então, se a França acolheu um criminoso, devemos acolher também!

Claro!

O que vem de Paris, é moda afinal!


Mesmo sob a iminência de ser desqualificado, postarei uma passagem da Wikipedia.


Quote:
Viveu na França, onde trabalhou como escritor, editor e zelador de um prédio. Por duas vezes, reiterados pedidos de extradição foram negados pela Corte de Acusação de Paris, até que, em fevereiro de 2004, o Conselho de Estado da França analisou novo pedido e autorizou que Cesare Battisti fosse extraditado. Antes que o decreto fosse assinado, Battisti fugiu para o Brasil...


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

A França acolheu Battisti sob a Doutrina Miterrand, segundo a qual todo o refugiado político que se comprometesse a levar uma vida pacífica em território francês, teria abrigo.


Quando Jacques Chirac assumiu o Governo, ele revogou a o asilo de Battisti. Portanto, caro Elefante, não se trata de idolatria de um Estado estrangeiro, trata-se apenas de se analisar a forma através da qual nações soberanas lidam com estas questões. Será que as autoridades italianas esbravejavam contra o Governo Francês quando este os mandava praquele lugar, ao pedirem que Battisti fosse extraditado?


Battisti não veio para o Brasil para seguir sendo militante de esquerda e planejar ações para a derrubada do Governo da Itália. Ele veio pra viver pacificamente, como vivem pacificamente todos os criminosos do Regime de Exceção Militar Brasileiro.


O Brasil decidiu dar este tratamento a todos os envolvidos em ações de natureza política. Sob esta ótica, não há o que contestar na lógica brasileira de conceder asilo a Battisti.


Torno a citar meu exemplo anterior: se Pinochet tivesse pedido asilo no Brasil, os órgãos de imprensa estariam tão indignados?


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

\"Sim, ilustre Elefante. Mas se é este o tratamento dado aos crimes de natureza política pelo Governo Brasileiro(e nem vou falar do Governo Lula, a Anistia ocorreu ainda no Governo Militar), eu não vejo como incoerente a concessão do asilo.\"


Incoerente sob este prisma não é mesmo Caronte; mas sob qualquer ponto de vista é injusto!


Só acho que apesar de não esperarmos nenhuma atitude em relação ao acerto de contas da justiça com nossos antigos torturadores, não precisamos fechar os olhos todas as vezes que são apontados exemplos de atrocidades, ou achar normal uma situação absurda...


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Gulherme.


Eu também acho injusto tu considerar que assaltar três bancos é um crime comparável a torturar centenas de pós adolescentes. Mas os crimes foram igualados.


No primeiro semestre da faculdade de Direito, te ensinam que Justiça é um conceito relativo. E é, mesmo.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

\"No primeiro semestre da faculdade de Direito, te ensinam que Justiça é um conceito relativo. E é, mesmo.\"


Pimenta Neves que o diga não Caronte?


Mas que lei escrota essa da França...(a que citou antes sob o antigo regime)


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Bem, quem não gostou do desfecho do caso Battisti, é simples: usem da iniciativa popular, prevista na Constituição Federal de 1988, e mudem o inciso LII do art. 5º da mesma Carta: \"não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião\".


Enquanto esse dispositivo estiver em vigor, está correta a decisão do Poder Executivo, chancelada pelo STF recentemente. Gostem ou não.


\"Ahhh, mas ele cometeu homicídio, isso não é crime político!\" - bem, aí poderíamos escrever um livro e não chegaríamos a um consenso.


A história escrita nos tempos da repressão dizia que o jornalista Vladimir Herzog tinha se suicidado no cárcere, através do enforcamento. Pois é...olhem a foto dele enforcado na cela e vejam que os pés dele alcançavam no chão. Essa eu nunca tinha visto, o sujeito se enforcar de um altura menor que a dele mesmo! Só no Brasil, nos curiosos tempos entre 1964-1985, onde pessoas desapareciam misteriosamente e coincidentemente eram sempre encontradas \"SUICIDADAS\" nos porões do DOPS, cheias de marcas estranhas pelo corro.


Entre outros milhares de exemplos que poderíamos citar. O Estado Brasileiro considerou o Battisti um criminoso político. É um direito nosso, assim como a Itália não considerou extraditar o Cacciola pro Brasil antes disso. Estava ele lá, vivendo uma \"dolce vita\" na Toscana e rindo da nossa cara, com a benção dos italianos.


E na geopolítica, mais do que em qualquer outra área, se aplica à risca o velho ditado: A BANCA PAGA E RECEBE.


imagem de Elefante
Elefante
No PF desde: 28/04/2011

A única coisa que digo é:


Eu fico abismado do modo como a visão política deixa as pessoas BURRAS!


Estamos falando de um assassino.

E falam sobre leis que acolhem criminosos na maior naturalidade.


Lamentável e assustador!


Quote:
Torno a citar meu exemplo anterior: se Pinochet tivesse pedido asilo no Brasil, os órgãos de imprensa estariam tão indignados?


A imprensa eu não sei.

A direita eu não sei.

E pouco me importa!


Eu, cidadão de bem, ficaria sim indignado!

E garanto que muitos outros brasileiros igualmente.


Porque eu não to falando de política!

Eu estou falando de vidas humanas.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

É um tanto apelativo citar Pimenta Neves, né, Gulherme. Estamos debatendo um assunto que tem bem mais nuances do que a simplificação grosseira que a imprensa conservadora vem concedendo ao caso, não um crime hediondo puro e simples como o caso citado.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Nem deveria exisitir a expressão crime político se a mesma é de interpretação tão complicada.


As guerras mundiais então seriam mega crimes políticos? Afinal de contas, os nazistas entendiam que a sua política de absorver territórios era justa. O Tribunal de Nuremberg seria uma farsa pois afinal de contas; exterminar um outro povo é uma medida de cristalizar a sua própria ideologia política; a do povo dominante...quem grita contra esse direito?


Quando morre uma pessoa, a questão deveria ser tratada simplesmente como crime, tirar a vida de outro é muito mais grave que discordar da sua ideologia ou princípios.