É a gota d'água!!!

79 respostas [Último]
imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Concordo! Mexer no relógio biológico da maioria dos quase 190 milhões de brasileiros a cada 6 meses para economizar 3% de energia me soa mais ou menos como aquele sujeito exagerado que foi caçar passarinhos usando de uma bazuca!


Saudações Jundiah Brother! May the Force be with you!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Haha, é por aí meu caro Jundiah Brother.


No caso, não sejamos egoístas: que a força esteja nas usinas!


imagem de Aprendiz42
Aprendiz42
No PF desde: 26/02/2011

A decisão pela construção de Belo Monte parece ser irreversível portanto, nos resta torcer para que as mega-cagad@as de Tucuruí e Balbina - hidrelétricas tambem construídas na Amazônia e desastres ambientais confirmados - não se repitam.


Austra/Júpiter: Na adoção do horário de verão, a redução do consumo é o que menos conta. Oficialmente o procedimento é para evitar uma sobrecarga no sistema, que ocorreria com a maior parte dos 190 milhões de brasileiros ligando tudo que é aparelho de ar-condicionado e chuveiro eletrico ao mesmo tempo. Com a adoção do horário de verão, a solicitação de carga, teoricamente, é diluída entre os diferentes horários nas regiões com e sem horário de verão. É só teoria, senão, no inverno com todos "sincronizados" no mesmo horário, seria um blecaute atrás do outro.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Saudações, caro Aprendiz! Tudo bem consigo?


Quote:
Oficialmente o procedimento é para evitar uma sobrecarga no sistema, que ocorreria com a maior parte dos 190 milhões de brasileiros ligando tudo que é aparelho de ar-condicionado e chuveiro eletrico ao mesmo tempo.


Pois esse é o ponto. Nunca o horário de verão conseguiu economizar mais do que 5% de energia.


Mas, se economizar 5% é uma diferença significativa e que justifica o horário de verão, estamos em apuros, sérios apuros.


Quanto a Tucuruí e Balbina, ignoro.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Além disso, a fixação do brasileiro por hidrelétricas mostra toda capacidade dos habitantes dessa terra de pensar diferente. O apagão de anos atrás aconteceu por um motivo óbvio: falta de água. Mas, hidrelétrica é tudo o que se consegue pensar no Lisarb.


imagem de Aprendiz42
Aprendiz42
No PF desde: 26/02/2011

Caro Austra,(comigo td bem e contigo?)

A redução do consumo no horário-de- verão, não chega a 5%. Pelo que me lembro, no ano passado foi divulgado como de 0,5%. (Também duvido como podem mensurar uma "redução" se há crescimento da demanda)

Em Tucuruí, desmataram 30% da área do lago e "afogaram" os outros 70% da floresta. Em Balbina, o lago é de dimensões semelhantes ao de Tucuruí, 2500 km2, mas a produção de energia em MW/h, 0,03%. A emissão de CO2 e CH4 em Balbina é cerca de 10 vezes mais do que uma termo-elétrica (movida a carvão) de mesma capacidade. E fora a degradação pela ocupação dos "ceresumanos" nas proximidades...


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Bem, vou indo meu caro! Um pouco melhor nesses dias quentes, pois a artrose parece recuar!


Interessante esses dados de Balbina e Tucuruí. Não estava a par.


Vou procurar algumas informações sobre isso. Não por duvidar de ti, apenas para me inteirar acerca desses casos. Aliás, aproveito para perguntar: tens alguns links para indicar?


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu acho que o Lisarb tinha de investir em usinas atômicas. Aqui não tem tsunami, então não teria problema.


imagem de Aprendiz42
Aprendiz42
No PF desde: 26/02/2011
imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Muito legal! Assim que tiver um tempinho, vou ler o artigo.