É a gota d'água!!!

79 respostas [Último]
imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Seria bom que todos que se impressionaram com o vídeo se dessem o tempo de ler os comentários que seguiram...


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JhYd48tQav4


Foi provado que a construção da usina trará mais benefícios que prejuízos.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Bem, eu não consegui ainda fechar uma opinião sobre isso. Porque sei que nem de longe trata-se de algo simples. Concordo que o movimento gota d´agua é esquisito...Não se sabe de onde vem e o que há por trás. Mas por outro lado, acho qualquer julgamento a respeito sobre as condições dos moradores muito precipitado, dado que a maioria de nós não temos dados suficientes sobre isso (inclusive eu na condição de antropóloga). Acho que tudo isso merece muito mais discussão e informação. mas estou gostando de ver que ao menos tudo isso tem servido para mobilizar a sociedade. Quem sabe este tópico não acabe servindo para uma discussão mais ampla e a troca de informações? Podemos usa-lo para postar aquilo que vamos sabendo no dia-a-dia. bem, aqui vai minha contribuição neste sentido. Saiu recentemente este outro vídeo feito pela Universidade Federal do Pará sobre a questão. seria legal, Jupiter e caronte, vcs postarem o que acharam.


http://www.youtube.com/watch?v=kp5dwON3q4o&feature=share


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Belle: o projeto da usina vem sendo discutido, adaptado e remodelado, conforme os estudos feitos, desde 1975. Já se fez todas as discussões possíveis e imagináveis. A se prolongar isso, nunca mais poderemos construir uma usina hidrelétrica no país, aí em 15 anos teremos voltado à Idade da Pedra, sem energia pra crescer e com 220 milhões de cabeças para iluminar. E mais: se a inundação provocada e o impacto ambiental são os maiores argumentos do ("novo Einstein") Sergio Marone, então só poderemos construir alguma outra usina hidrelétrica quando um pedaço do Brasil tiver se transformado em deserto ou geleira, o que supõe-se, deva ocorrer apenas em alguns milênios. E já há mais cinco hidrelétricas projetadas e em construção Brasil afora. O Estado do Pará é dos menos povoados do Brasil, portanto se não é possível construir uma usina lá, em nenhum outro lugar se poderá fazê-lo. E a necessidade é indiscutível. Respeito as opiniões contrárias, mas neste caso, os atores da globo é que optaram por não se informar antes de criarem esse video patético. Chega a soar teratológico, grotesco, que venham propor a substituição da usina por "energia solar"...qual a área que os painéis solares ocupariam? Quanta energia seria necessária para construir painéis solares ANTES que eles fossem instalados? quanto isso custaria? nós temos essa tecnologia? seria viável? A equação que nem Einstein conseguiu resolver quiçá tenha sido resolvida pelo novo físico e cientista Sergio Marone? Duvido. Todas essas perguntas deviam ter sido respondidas pelos que participaram do video, já que eles propuseram essa solução.

Bem, mas essa é apenas minha opinião, como disse.


Aqui mais um artigo escrito em linguagem simples e bastante esclarecedor sobre a situação: http://www.revistaogrito.com/page/blog/2011/11/29/tiago-negreiros-belo-monte-os-globais-e-a-realidade/


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Honestamente, este vídeo da Universidade do Pará deveria tentar demonstrar, de uma forma mais técnica, e menos emocional, o porquê das razãoes deles serem contra a obra. Eu não vi nenhum argumento suficientemente sólido que justifique a não instalação de Belo Monte. Alguns argumentos chegam às raias do ridículo("os aluguéis aumentaram", "há índios morando fora das reservas", "haverá desmatamento ilegal causado pela Usina"). As soluções apresentadas por eles, então, nem comento.


O vídeo postado pela Musa, inclusive, contradiz algumas das afirmações feitas no vídeo da UFPA. A verdade é que gerar energia com impacto ambiental zero é impossível. A gente tem que escolher o menor de dois males. Aqui, no caso, vários males. Não ter energia elétrica que embase o crescimento, buscar formas alternativas de energia(todas mais caras e mais poluentes que a energia hidroelétrica), etc.


A meu ver, Belo Monte é necessária. Nada do que eu tenha lido ou visto até agora me levou a pensar o contrário.


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Ainda não é possível afirmar se a energia a ser gerada em Belo Monte é imprescindível ou não. A questão que deveria estar sendo BEM discutida é a viabilidade técnica e econômica de se instalar uma mega-usina em uma área tão crítica. Em 2002 a Hidrelétrica de Belo Monte foi orçada em US$ 3,5 bilhões pela Eletronorte. O custo atual está em aproximados US$ 18,5 bilhões e a usina nem saiu do papel. Os custos das linhas de transmissão para o maior mercado desta energia (centro-oeste e sudeste ) não constam nas cifras divulgadas, o que irá elevá-los (chutando baixo) para algo em torno de US$ 25 ~28 bilhões. Comparada a Itaipu que tem capacidade de 14 MWatt/h e custo atualizado p/2010 de 26,8 US$ Bilhões, Belo Monte c/ capacidade máxima projetada de 11,3 MWatt/h (e variável pelas condições climáticas) com custos aproximados de US$ 28 Bilhões é um projeto muito, muito questionável.

Outro dado: O MWatt/hora de Itaipu custa US$ 39,00 (2010) - O valor estimado pelo consórcio vencedor em Belo Monte para o MWatt/h é de US$ 77,00.

É pra se pensar ou não nas viabilidades técnica/financeira/ambiental de Belo Monte ??


imagem de cadu82
cadu82
No PF desde: 01/05/2010

meu povo, pois é, ver o video a primeira vez, e se apaixonar pelo que dizem, quer dizer que você tem que rever alguns conceitos, o primeiro é que tudo nessa vida é belo e tudo tem 2 lados, não veja somente 1 lado, e outra coisa cuidado que a maioria dos golpes, seja na rua ou até bancario esta relacionado em iludir as pessoas como no video, tome cuidado e nunca acredite em tudo que você ve ou ouve, pesquise mais antes de sair votando. ;)


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Para os que se recusam a acreditar no que as nossas autoridades explicam sobre as hidrelétricas, ao menos dêem crédito ao que dizem os órgãos internacionais de controle.


Diretora da AIE elogia a opção do Brasil por energias limpas e renováveis

Data 02/12/11

Durante audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na quinta-feira, 1 de dezembro, em Brasília, a diretora executiva da Agência Internacional de Energia (AIE), Maria van der Hoeven, elogiou o sucesso dos leilões de compra de energia realizados pelo governo brasileiro, principalmente os de eólica, devido ao volume de projetos associados e a aos preços obtidos. No último leilão de eólica do país, realizado em agosto deste ano, o MWh de energia foi fixado em R$ 99,8 , sendo pela primeira vez mais competitivo que o gás natural.


Maria van der Hoeven destacou a opção do Brasil por manter uma matriz energética baseada em fontes limpas e renováveis e pediu ao ministro que explicasse o funcionamento do modelo brasileiro de leilões que asseguram modicidade tarifária em benefício da população. Ela considerou “impressionantes” os resultados dos recentes leilões, especialmente o de eólica, que chegou a “ preços impensáveis na Europa”, segundo ela.


Informada sobre os resultados do programa Luz Para Todos, que em oito anos levou energia a mais de 14 milhões de brasileiros das áreas rurais, a diretora disse ter ficado impressionada com os números.


Maria van der Hoeven aproveitou a oportunidade para convidar o ministro Edison Lobão a participar do grupo coordenador das atividades programadas para o “2012 Sustainable Energy For All” (Energia Sustentável Para Todos), iniciativa da Organização das Nações Unidas destinada a reduzir a exclusão elétrica no mundo. Dados da AIE revelam que 1,3 bilhão de pessoas vivem hoje sem energia.


A diretora da AIE entregou ao ministro Lobão um exemplar do World Energy Outlook 2001, relatório anual sobre a situação energética mundial, lançado oficialmente no Brasil em solenidade realizada nesta sexta-feira, 02 de dezembro, na sede do Ministério de Minas e Energia.


Maria van der Hoeven referiu-se ao papel de destaque que o Brasil passou a assumir recentemente no cenário energético mundial, “notadamente no que se refere às energias renováveis e limpas”. Destacou ainda as recentes descobertas de petróleo e gás natural na área do pré-sal e elogiou o progresso tecnológico do país na exploração em águas profundas.


Segundo a diretora, a AIE aderiu ao programa “Desenvolvimento Sustentável em Hidroleletricidade”, liderado pelo Brasil no âmbito do Forum Ministerial de Energia Limpa (Clean Energy Ministerial- CEM). Van der Hoeven também acentuou a colaboração entre o MME e a Agência, com apoio do Cepel (Centro de Pesquisa de Energia Elétrica) para a produção do Mapa de Rotas Tecnológicas em Hidroeletricidade.


O ministro Edison Lobão reafirmou o compromisso do Brasil com a produção de energia baseada em fontes limpas e renováveis. A diretora da Agência disse que “o Brasil caminha no rumo certo” e prometeu defender internacionalmente a construção da Usina de Belo Monte. Ela atribuiu as campanhas contra Belo Monte como fruto do desconhecimento do projeto e devido à memória do que ocorreu durante a construção da hidrelétrica de Três Gargantas, na China.


Fonte: Portal Min. Minas e Energia - http://www.mme.gov.br/mme/noticias/destaque_foto/destaque_353.html



www.mme.gov.br


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

A Questão Amazônica é interessante porque ela, acima de todas as outras, me lembra excepcionalmente uma máxima de La Rochefoucauld:


Se as pessoas soubessem das verdadeiras razões por trás de nossas boas intenções


O desmatamento da Floresta Amazônica, de 1988 para cá jamais baixou de 5000 KM² anuais, dez Belo Montes. Em alguns anos, como 1995 e 2004, ele se aproximou dos 30 mil KM² anuais, ou 60 Belo Montes.


Se os atores da Globo estão tão preocupados com o impacto ambiental da destruição da floresta , desmatamento, por que não fazem um vídeo falando nisto?


Todos sabem que existem milhões de interesses que rondam a Amazônia. Países europeus até já propuseram sua internacionalização. Lógico, isto "não tem nada a ver" com o fato de o solo amazônico ser agriculturalmente pobre, mas seu sub-solo riquíssimo em minerais.


Atualmente, não existe forma mais limpa de gerar a energia que o Brasil precisa do que a hidroelétrica. E se queremos crescer, precisamos gerar energia. Não há outra alternativa.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Óia, se essa usina aí servir pra acabar com o odioso horário de verão, tem meu apoio :)