DEBATE: A verdade

55 respostas [Último]
imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

E não esqueçamos, miguxos, que na Caverna do Dragão (queeee desenho!) também plagiaram as Sagradas Escrituras. Tiamat é a besta descrita no capítulo 12 do Livro das Revelações (ou "Apocalipse"):


Quote:


3 Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas;

4 a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho.

5 E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.


O episódio que mais gostei foi aquele da busca pelo "Coração do Dragão", no qual eles tinham que libertar o feiticeiro preso na "prisão sem muros" do pântano e levá-lo de volta à mina dos anões-escravos, para que o coração do dragão lhes mostrasse o caminho de casa. Provando que SEGUIR O CORAÇÃO nos leva sempre para o caminho do bem. S2 miguxos!


imagem de Stewie Griffin
Stewie Griffin
No PF desde: 19/10/2010

Sim tudo joinha comigo, Caronte!


Caros amigos, Gulherme, Caronte, Júpiter, Ana e etc...


Se plagiar grandes obras antigas, adaptando-as ao mundo moderno, então torna-se claro que pode também ter havido um leve plágio do Mito da Caverna pelo então Spencer Johnson, em sua obra - "Quem mexeu no meu queijo?".

Coincidentemente são obras que tem o mesmo sentido comum na busca do conhecimento e de suas indagações.

Tanto que, o livro "Quem mexeu no meu queijo?" é excelente, faz uma viagem surreal da história que é contada em forma de fábula de alguns ratos e algumas pessoas encerradas em um labirinto... A história é facinante e envolvente.

Mas enfim, se esta obra não for meio plágio, é uma mera coincidendia com o Mito da Caverna. Esta é minha opinião!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Ahahahah;


Como vai miguxo mor Júpiter? Muito interessante o teu apontamento sobre o plágio das Escrituras; realmente muito legal!!


Sim, eu também gostava bastante do desenho, quem não lembra do visual do presídio? sustentado por enormes correntes, sobre um verdadeiro mar de fogo lá embaixo?


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Vou bem caro Gulherme, obrigado por perguntar! E vosmecê?

Sobre as Sagradas Escrituras, aguardemos a manifestação do nosso expert, o nobre Pastor Mengálvio.

S2 miguxo!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Platão acreditava que existiam dois mundos: o Real , que era alcançado pela razão.. e o Sensível que ele considerava transitório...


já para Aristoteles: "Se o homem não consegue conhecer algo mais do que os seus sentidos lhe mostram, então é porque esse algo não existe ou, na melhor das hipóteses, não vale a pena ser conhecido e por isso não é nada para nós."


alguns arriscam mais... olham para o futuro... saem definitivamente da caverna.... outros o sol ainda os ofusca... outros estão escalando o muro.... outros decidem que o mundinho deles de olhar para as sombras na parede é a sua Verdade imutável... pode-se culpar quem não quer mudar?

é muito mais fácil o comodismo... o conhecimento gera outras preocupações e inquietações sobre o futuro...

.

amanhã lançarei mais uma questão: sobre as 'amarras' que nos prendem na caverna....


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Sim Ana;


Platão - inclusive - se refere ao "daimon" de Sócrates, o espírito que lhe dava instruções e conselhos. Da mesma forma, falava sobre a reencarnação (não foge ao tópico, não se preocupe) , tendo seu mestre desenvolvido uma pedagogia, a maiêutica, fundamentada em que todos já possuímos o conhecimento do mundo sensível....


Nesse mundo sensível, lembramos de conhecimentos que são frutos de outras existências, conforme descrito no Menon...ou seja, até Platão e Sócrates consideravam a tal da "herança do conhecimento".


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Gulherme, pode desvirtuar o tópico...


eu já não acredito que 'todos' possuem o conhecimento no mundo sensível...

acho que nossas várias reencarnações teriam este aprendizado... para obtermos e repassar este conhecimento ...


imagem de Stewie Griffin
Stewie Griffin
No PF desde: 19/10/2010

""Platão - inclusive - se refere ao "daimon" de Sócrates, o espírito que lhe dava instruções e conselhos. Da mesma forma, falava sobre a reencarnação"" (Gulherme).


""eu já não acredito que 'todos' possuem o conhecimento no mundo sensível...


acho que nossas várias reencarnações teriam este aprendizado... para obtermos e repassar este conhecimento ..."" (Ana).


Depois desta fiquei intrigado.

Reencarnação abordada nas obras destes. Devo sim investigar. Aliás, eu já li o livro POLITICA de Aristósteles e ainda tenho-o em casa, vou revisá-lo. Também eu tinha REPÚBLICA de Platão, e li-o apenas algumas paginas e depois perdeu-se,mas vou comprá-lo novamente, pois reencarnação nestas duas grandes obras para mim é desafio a ser descoberto.


imagem de Stewie Griffin
Stewie Griffin
No PF desde: 19/10/2010

Aliás,

O autor referido seria Sócrates e não Aristósteles. :)


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Não vá fundir a cuca SG;


Existem obras mais palatáveis para ler sobre reencarnação e tais....apenas mencionei o detalhe, que o conhecimento herdado ou inspirado por vidas passadas, é coisa bem antiga, complementando o que a Ana escreveu sobre os grandes filósofos.


Não é apenas algo do que mais antigo conhecemos de civilização, como as cidades-estado da Mesopotâmia (Ur, Uruk, Lagash...etc) ou Egito, é coisa de mais de 45 mil anos de idade atrás, da época dos neanderthals e do começo do culto dos cadáveres.