DEBATE: A verdade

55 respostas [Último]
imagem de Stewie Griffin
Stewie Griffin
No PF desde: 19/10/2010

Olá caro Caronte,

Quanto tempo hein?!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Sim Caronte


como eu disse antes...

existe a tua verdade, a minha verdade ... e existe a Verdade...

deveríamos sempre tentar ver as coisas pela ótica alheia... mas falhamos..... falhamos...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Caronte;


Acho que um bom exemplo do que comentou seria aquele famoso filme; "Uma mente brilhante" (sim, os títulos em português são de chorar) , que conta a história de John Nash. Acho que nos ajuda a entender bem essa questão.


imagem de Stewie Griffin
Stewie Griffin
No PF desde: 19/10/2010

Caros amigos; Ana, Gulherme, Lessa e Júpiter,


Não me levem a mal por esta curiosidade talvez insana no ponto de vista de vcs. Mas, a minha pergunta é:

Será se o desenho animado "A caverna do dragão", tem alguma coisa a ver com a Caverna supracitada de Platão e Aristósteles? Pois bem que sabemos, que o Mestre dos Magos (do desenho a caverna do dagrão), ele representaria o conhecimento (episteme), mas em alguns capitulos da serie ele também representava a opinião (doxa). Tal que, pode ser então uma revisão autogrifada de Gary Gygax, adaptada para o mundo animado dos cartoonbusiness com modificações? E para esta caso, mesmo com revisão adaptada para o mundo animado, houve plágio do Mito da Caverna de Platão?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

desculpe JJ

não lembro de ter assistido a Caverna do Dragão :)


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Bom e velho SG(tudo bem contigo? Como tem passado?)


A Caverna do Dragão é um desenho baseado no RPG Dungeons & Dragons, ícone da nerdice desde o início dos anos 70. Não foi um plágio aqui, foi uma adaptação clara. Porém, se você quer achar alguém pra ser plagiado, talvez Tolkien, e não Platão, seja a vítima.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Ah SG:


Caverna do Dragão é anos oitenta, é a mitologia em alta, vide as bandas de metal da época, filmes como Labirinto, o Feitiço de Áquila...a explosão do Kiss e dos excessos visuais.


Caverna do Dragão é um produto da sua época, quando tudo tinha que ter uma conotação épica em contraponto ao pragmatismo yuppie vigente.


Mas se tiver alguma relação entre eles, é mérito dos produtores, plagiar - mesmo que de leve - a grande sabedoria dos antigos, é algo sempre interessante.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

De fato, essa explicação sobre o desenho que o Caronte postou faz mais sentido!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Ana, voltando ao tema novamente;


Perceba que eu abordei a coisa de um modo mais material e menos abstrato; vou colocar mais um exemplo:


Se voltarmos ao ano de 1800, a gente vai começar a olhar de revesgueio para os "caipiras" dessa época, e nos acharemos semideuses pois temos a clarividência histórica da evolução das coisas que são do homem (lembrei do pastor agora);


Podemos gastar a língua de tanto falar de computadores, de aviões, de carros..de como tudo será bonito, "limpo" e rápido do século XXI; mas - no entanto - um "capiau" levanta da multidão e diz: "Mestre, nos ensine a atingir esse nível de coisas que para nós parecem coisa de outro mundo!!".


Bem, e como ficamos? a gente sabe como da simples sílica manufaturar placas eletrônicas? de como fazer os moldes para fundir peças de carros, de aviões? De como chegar ao fundos poços de petróleo para extrair o combustível fóssil?


Nosso conhecimento não avançará pela caverna, bem ao contrário!


Ou seja, com o passar dos anos, em algum perdido vilarejo quase medieval, nós voltaremos ao estado primitivo dos demais, ou seremos tratados como loucos visionários, que não conseguiram de jeito nenhum antecipar ou mudar os rumos da história, que serão só reconhecidos muitos anos depois, se houverem registros desse pobre viajante do tempo.


Nosso atestado final que verdade e conhecimento, na enorme parte do tempo, são coisas que apenas herdamos.


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Então.. estava sentindo falda de um papo cabeça kkkkk!

Estou lendo ainda e vou tentar não sentar na janelinha, só um comentário dentro dessa fala fo Gulherme.

Eu entendo e concordo muito com seu ponto de vista, só discordo um tando com o exemplo. Especialmente o trecho: "não conseguiram de jeito nenhum antecipar ou mudar os rumos da história"

Não temos conhecimentos especificos da maioria das coisas que lidamos, mas muitos conhecimentos banais poderiam fazer muita diferença na época. Ou até dependendo da especialidade de cada cidadão, mudar muita coisa. Quem sabe até encaminhar os conhecimentso da sociedade para outros rumos.

Se eu fosse parar em uma aldeia assim iria passar meus conhecimentos sobre saneamento, noções basicas de higiene, sei lá, muitas coisas. E alguém que conheça de geração de energia (existem muitos), ele pode não ensinar a fazer os aparelhos que usamos, mas em cima desse conhecimento poderiam gerar outros tipos de aparelhos.

Quem sabe o que isso não poderia mudar nos rumos da sociedade??