Abortar ou não?

52 respostas [Último]
imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Guilherme,


Eu estou calma...rs. Esse meu comentário não foi especificamente pra ninguém, não. É só a minha opinião geral sobre decisões desse calibre, porque, convenhamos, sempre aprece alguém querendo \"decidir\" por outrem, né?


Mas eu concordo contigo, o assunto abre a porta para se debater uma sério de conceitos, dilemas e até mesmo tabus. Acho válido.


imagem de Ana Luiza
Ana Luiza
No PF desde: 23/06/2010

Gente, que Deus me perdoe, mas eu abortaria, por todos os fatos já mencionados pela Carla. è muito dificil hj criar um filho \"normal\", imagina um com necessidades especiais? Olha, é um pecado, mas a vida de pais e filho iria ser tão complicada, que seria preferível o aborto.


imagem de xaropinho
xaropinho
No PF desde: 15/04/2011

um amigo meu fez e disse \"puxei o bixo pelas pernas\" kkkk


imagem de *Cris*
*Cris*
No PF desde: 08/06/2010

Eu PARTICULARMENTE, abortaria sem pensar duas vezes. (2X)


Concordo com o poste da Carla...

Já é complicado criar um filho “normal”, quem dirá um que precisa de cuidados especiais...


E olha que eu sou mãe, mas não ia querer colocar um filho no mundo sabendo o que ele ia passar, o sofrimento que ele ia ter, a tristeza e infeliz vida que ele ia ta fardado a ter!

Jamais teria um filho sabendo o sofrimento que iria ser causado a ele!


imagem de bete
bete
No PF desde: 16/09/2008

O exame que ela realizou chama-se amniocentese, e ela fez justamente pela idade. A gravidez não ocorreu intencionalmente, foi acaso, num período de troca de contraceptivos.

Eu achei interessante trazer a discussão porque eu também não consegui me definir.

É cruel não deixar viver (acho que a mente da mãe cobra isso dela mais dia, menos dia), mas também penso no depois, quando os pais não estiverem presentes para acompanhar, visto que o irmão já tem muita diferença de idade.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Quote:
É cruel não deixar viver (acho que a mente da mãe cobra isso dela mais dia, menos dia)...


Pois é, Bete, a primeira vista isso pode parecer cruel. Mas o que se entende por \"viver\"? Basta respirar e ter funções biológicas ou é preciso mais do que isso para se \"viver\"?


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Aborto é sempre um tema muito polêmico, pois relaciona-se com questões de ordem ética e religiosa, entre outras.


Eu defendo que deva ser uma decisão da mulher, pois é no corpo dela que vai se desenvolver a criança.


SE a mãe ACEITAR E QUISER a gravidez, tiver amor pelo embrião/feto e disposição para amar, cuidar, educar e acompanhar o filho pela vida inteira deve levar a gravidez adiante, com todo o respaldo social que isso requer.


Caso a mãe NÃO QUISER, deve ter o direito de abortar com todas as condições de segurança que o procedimento necessitar.


Não se pode obrigar alguém a amar e imaginem a vida fetal de um ser que não é desejado, querido? NINGUÉM MERECE ISSO antes de nascer. Pensando em ambos (mãe e filho), defendo que toda a mulher grávida tenha o direito de optar de acordo com o seu sentimento.


Quanto à gravidez de embrião com anomalias, acho que a situação é similar a anterior: se existir amor e disposição para o cuidado, a gravidez deve ser levada a frente, caso contrário, deverá ser interrompida.


É importante que em todo esse processo haja acompanhamento médico/psicológico à mãe para esclarecimento adequado e apoio emocional.


imagem de bete
bete
No PF desde: 16/09/2008

Carla, acho que é mais que só pensar no respirar. Envolve toda uma crença, uma educação, valores, educação. Não somente o ato, entende?

Veja. O Gustavo Kuerten tinha um irmão \"especial\". Não deixou de ser amado, cuidado e integrado a familia. Faleceu com 20 e poucos anos. Não sei se ele já tinha falecido quando nasceram sobrinhos deles com problemas tb. E o que fizeram? Aceitaram, se integraram e estão vivendo (deve existir outras famílias tb, mas cito essa porque li sobre isso - a gente acaba pesquisando quando tem algo próximo, não é?)


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Quote:
Pois é, Bete, a primeira vista isso pode parecer cruel. Mas o que se entende por \"viver\"? Basta respirar e ter funções biológicas ou é preciso mais do que isso para se \"viver\"?


É por isso que uma decisão como essa não pode ser tomada as pressas, como muitas pessoas disseram aqui. \"Não pensaria duas vezes\".

O aborto é um tema polêmico pq se insere na esfera das deliberações morais, já que não há um consenso sobre o que é e onde começa a vida. ( nem na Biologia, nem na Medicina, nem no Direito): um amontoado de células? É o cortex cerebral? Para os religiosos: é quando a alma é introduzida? Quando isso ocorre: no momento da concepção, antes ou depois disso?

No caso da amiga da autora do tópico a questão se torna mais grave pois está em jogo a descartabilidade de um ser humano por ele não se enquadrar nos principio de saúde e normalidade que a sociedade determina. Por isso, seria bom sua amiga conhecer melhor sobre o assunto antes de qualquer decisão que possa se arrepender.


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Eu não sei o que faria. Nem sei o que comentar, rs.


Mas depois volte contando o que sua amiga decidiu.