Transtorno de Personalidade Borderline

56 respostas [Último]
imagem de Pequena morena
Pequena morena
No PF desde: 21/05/2010

Gente, estou com medo de ter esse transtorno de personalidade. Infelizmente quase todos esses sintomas se enquadram na minha vida. Ainda mais que comecei a automutilação ainda jovem, não suporto rejeição ao ponto de odiar a pessoa na minha frente caso ela me faça isso, sou impulsiva demais, ora amo ora odeio, sou extremamente agressiva, enfim, alguém aqui tem ou conhece alguém com esse \"problema\"?


\"Borderline é um transtorno de personalidade que traz sérias conseqüências para a pessoa, seus familiares e seus amigos próximos. O termo \"fronteiriço\" não se refere ao limite entre um estado normal e um psicótico. Ele se refere a uma instabilidade constante de humor.


Sintomas:

• Medo de abandono: uma necessidade constante, agoniante de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas e sem apoio.

• Dificuldade de administrar emoções

• Impulsividade.

• Instabilidade de humor. As oscilações de humor do DAB ou TAB - Distúrbio ou Transtorno Afetivo Bipolar dura semanas ou meses, mas as Borderline têm oscilações de minutos, horas, dias. Essas oscilações de humor incluem depressões, ataques de ansiedade, irritabilidade, ciúme patológico, hetero- e auto-agressividade. Uma paciente marca a consulta informando que está super deprimida, querendo morrer. No dia seguinte chega à consulta bem humorada, bem vestida, maquiada, vaidosa.

• Comportamento auto-destrutivo (se machucar, se cortar, se queimar). As portadoras de Borderline dizem que se machucam para satisfazer uma necessidade irresistível de sentir dor. Ou porque a dor no corpo \"é melhor que a dor na alma\".

• Mudanças de planos profissionais, de círculos de amizade.

• Problemas de auto-estima. Borderlines se sentem desvalorizadas, incompreendidas, vazias. Não tem uma visão muito objetiva de si mesmos.

• Muito impulsivas: idealizam pessoas recém conhecidas, se apaixonam e desapaixonam de maneira fulminante.

• Alta sensibilidade a qualquer sensação de rejeição. Pequenas rejeições provocam grandes tempestades emocionais. Uma pequena viagem de negócios do namorado ou marido pode desencadear uma tempestade emocional completamente desproporcional (acusações de rejeição, de abandono, de não se preocupar com as necessidades dela, de egoísmo, etc.)\"


Para melhor entender: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade_lim%C3%ADtrofe


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

Pequena tem um texto no Histórias de vida, um relato de quem tem bipolaridade, passa lá p/ ler...

http://precisofalar.clicrbs.com.br/index.php/Historias-de-vida/Methamorfo.html


imagem de Pequena morena
Pequena morena
No PF desde: 21/05/2010

Dudy querida, obrigada pelo seu comentário. Eu achei que sofria de bipolaridade, mais conversando com uma bipolar, chegamos a esse assunto \"Borderline\". Passei o dia de ontem e de hoje lendo a respeito disso, e pude perceber que é muito mais comum do que imaginamos. Vou na minha terapeuta logo mais. E pela primeira vez na vida leio algo que pode ser o meu problema. Eu andava desconfiada que esse meu jeito não era normal


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Eu já vi alguns diagnósticos de alunos que apontavam para esse transtorno.


Borderline é - infelizmente - um transtorno sério que pode causar riscos para pessoas que estão perto pois a agressão física pode acontecer, pense em um bipolar potencializado...


Recomendo urgentemente que procure ajuda especializada; um psicólogo ou psiquiatra que munidos de farta farmacologia específica - não é apenas na base da conversa - farão com que esses sintomas fiquem em patamares aceitáveis.


Tomara que seja apenas ínicio de depressão de fácil tratamento, ou simplesmente carência mesmo...mas não espere, vá atrás de ajuda.


imagem de Pequena morena
Pequena morena
No PF desde: 21/05/2010

Quando era pequena, eu era gorda. Fui rejeitada por tanta gente, até que em um dia (com 13/15 anos) descobri a forma de aliviar essa dor (automutilação). Parecia que eu me cortando, eu me sentia viva, sabe? Porque ninguém queria saber de mim. Sofri demais quando criança. Com 19 anos emagreci, era para eu ter me tornado uma pessoa melhor. Mais não, eu me tornei um ser humano que não suporta \"não\", ser rejeitado, super agressivo. Guardo mágoas, não tenho vontade de nada, enfim, o que os sintomas do borderline dizem. Minha família sofre com isso, pois eu os amo, mais não suporto ficar perto deles. Eu quero, eu tento, mais acabo brigando por qualquer motivo. E meu namorado me chama de louca, eu faço/falo tudo, e do nada, volto ao normal. E eles, não esquecem. Eu preciso de pessoas pra me guiarem, não sou ninguém sozinha. Só que eu me canso delas tão facilmente. Estou tão decepcionada com tudo isso :/


imagem de Pequena morena
Pequena morena
No PF desde: 21/05/2010

Sem esquecer que não quero ninguém perto de mim, pois quero mostrar ser forte. Mais no fundo quero todos na minha volta, fazendo tudo por mim.


Sou dramática, choro, brigo, manipulo, tudo por atenção. Se meu namorado tem que fazer um trabalho, choro porque falo que é egoísmo da parte dele não me querer por perto. Depois de alguns minutos, vejo que o egoísmo é da minha parte de querer ele, sendo que tem algo mais importante pra fazer.


Meu relacionamento com meus pais é baseado em brigas. Eu sou fria, manipuladora, sem sentimentos e egoísta (palavras da minha própria mãe). Porém quando é algo relacionado a mim, dou um jeito de reverter a situação, de fazerem eles \"esquecerem\", tudo para ter o que eu quero. Caso contrário, enfim, já sabem...


Não sabia que meu caso era tão sério assim :/


imagem de luluzinhaaa
luluzinhaaa
No PF desde: 23/06/2010

Pequena morena, tive um amigo com esse problema, ele tinha os braços com muitas cicatrizes, pois ele sempre se cortava com gilete.

Olha pelo meu ponto de vista e de paciente também (já frequentei psicologos e psiquiatras), acho que esse não é o teu problema, pessoas que realmente tem esses transtornos não o admitem e nem pensam que tem algum problema. Mas procure um médico que ele irá te orientar melhor.

Ah em relação ao meu comentário de \'pessoas que têm problemas não o admitem\', leve em consideração que quando alguem que tu conhece tá muito ruim, depresssivo e tals e alguém diz assim: \"por que você não vai à um psiquiatra ou psicologo?\" e a pessoa responde: \"pq se eu não sou louco?\" existe o mito de que psiquiatras e psicologos são para loucos, mas isto é simplesmente ignorância de alguns.

Só queria dizer, se acha que tem um problema, procure ajuda de um especialista.


imagem de Pequena morena
Pequena morena
No PF desde: 21/05/2010

Lu, eu frequento a terapia duas vezes por semana. Não é por eu admitir ou não ter esse problema. É o fato de eu ter ido atrás de uma solução para esse problema entende?


imagem de Pequena morena
Pequena morena
No PF desde: 21/05/2010

E a solução que mais se enquadrou nisso, foi esse transtorno :/


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Corra para um especialista já; começe a ler coisas leves - pode parecer piegas, mas literatura espírita (de boa qualidade) é sempre uma mão carinhosa sobre psiques mais irriquietas...


Exercite a paciência já que reconhece suas culpas....vá com calma, reze, tire o pé do acelerador!


imagem de Pequena morena
Pequena morena
No PF desde: 21/05/2010

E sabe o que é estranho? Eu reconheço todos meus erros. Pareço duas pessoas em uma só. Tem horas que fico assustada com minhas atitudes, aí a outra \"pequena\" vem e faz com a confusão da primeira \"pequena\" nunca tivesse existido. Eu sou uma pessoa boa, sou apaixonada pela vida, pela família e pelo meu namorado. Mais tem vezes que não dá, vem um ódio inexplicável, e ai ja viu né? Duas pessoas em uma só.


Alias, vou na minha terapia. Quando voltar, conto o que se passou =)