Meu namorado é BIPOLAR!!

30 respostas [Último]
imagem de Joseph Ketreph
Joseph Ketreph
No PF desde: 09/05/2011

Querida Aquariana,

\"Louco\" fico por alguns dias, nas situações mencionadas.

\"Gênio\" ?? não... só faço uso frequente do cérebro, mesmo assim nada de excepcional.

Os \"problemas afetivos\" tem nome e sobrenome, portanto acho que estou na faixa de sanidade ou quem sabe , insanidade inofensiva.

A Jaque_06 tem um problema. Assim como muitos, o \"problema\" tem nome e sobrenome.

Biejos


lilik
No PF desde: 24/07/2011

Oi Jaque! Primeiro, não se desespere.


Sou bipolar também, tipo 1 (ou seja, mais períodos de mania eufórica do que depressiva), me parece que seu namorado também é tipo 1.


O medicamento que ele está tomando, Depakote, é um dos melhores medicamentos para esta fase do tratamento. Eu tomei depakote durante 3 anos (sem parar), depois de um tempo, estava ficando muito desanimada e lerda, por isso meu médico trocou meu medicamento para outro similar, Lamitor, porém mais indicado para bipolares tipo 2 que são os que tem mais tendência a períodos depressivos.


Em relação à sua situação, o sinônimo para ela é paciência e persistência.


Transtorno bipolar não tem cura, mas a pessoa pode chegar a nunca mais ter picos de crises ou crises graves, que geram desentendimentos e magoam as pessoas.


Minha última crise foi há 4 anos. Nunca interrompi o tratamento e nunca o farei, não deixe seu namorado interromper jamais. Se interromper volta à estaca zero. Lógico que tenho alguns períodos de agitação, mas nada que atrapalhe demais minha rotina profissional e pessoal.

Seu namorado vai dar conta! Quando ele não estiver bem, e quiser ficar sozinho, deixe... não insista. Esses momentos vão passar... Todo bipolar precisa de momentos sozinho.

Se quiser conversar mais, posso te passar meu contato.

Tenho essa doença a mto tempo. POsso te ajudar a entender como tudo funciona.


bidonati
No PF desde: 20/04/2011

Okay, fora meus problemas com namorados, etc, sou bipolar, rolei por anos por psiquiatras, psicologos, acupultura e todas as mais demais terapia alternativas possíveis, tratada anos como depressiva, diagnostico errado, claro, então depois do diagnóstico correto....Tomo litio e acido valproico tb (depakote), não faço mais terapia, porém faço um esforço sobre humano para me manter o mais possivelmente equilibrada e tranquila. Não falo sobre isso por vergonha, porém, depois de muitos problemas no trabalho e um ataque sério (porque não tomava os remédios e bebia como uma esponja) entrei nos eixos seriamente, porque se eu não me cuido, ninguém me cuidará. De vez em quando explodo furiosamente ainda, mas é muito, muito, muito mais raro e andar chorando pelos cantos, bemmmmmmm difícil. Precisa paciência com nós sim, porém teu namorado tem que se dar conta que, ou muda o remédio, ou faz um grande esforço prá controlar-se, porque senão realmente a paciência se vai.


bidonati
No PF desde: 20/04/2011

Ah, te digo, ao menos por mim, quando começo a tremer e parecer estranhamente muiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooooooooooooooooo calma é porque estou pronta para literalmente pular no pescoço da pessoa, teu namorado tb deve ter alguns sinais particulares que indicam \"perigo\"


imagem de Jaque_06
Jaque_06
No PF desde: 20/10/2010

APRENDIZ42


Não sei quais são as tuas experiências com esse \"problema\", mas me parece alguem que já encheu o saco de ter que aturar um bipolar, ou talvez não seja capaz de se colocar no lugar dela, enfim, não quero julga-lo, pois isso não cabe a mim. Pois bem, quando eu perco a paciência com as crises do meu namorado, é meio assim mesmo como vc tá dizendo que eu penso, porém, uma coisa é certa: nenhum bipolar é assim porque quer! Não existe a menor vantagem nisso, não é nenhum pouco engraçado e não traz benefício algum.

Claro que quem está de fora e não tem nenhuma consideração ou respeito pelo bipolar se limita a criticar e confundir isso com \"provalecimento\" da parte dele, mas felizmente o amparo das pessoas que os ama é sempre fundamental no equilibrio.


Um abraço! Obrigada pela contribuição.


imagem de Jaque_06
Jaque_06
No PF desde: 20/10/2010

LILIK:


Que bom que encontrei alguem que tbm já fez uso desse remédio, eu realmente quero entender como isso age no organismo e na mente dele. Ontem, graças a Deus nós conseguimos retomar a um diálogo equilibrado e ele estava super calmo, um doce como é na sua essência. Estávamos a uns 20 dias sem falar pessoalmente pq ele se isola e eu não insisto muito, fico sofrendo na minha.


Eu cheguei a sugerir que ele use acupuntura e fitoterápicos tbm, pois eu uso e sei funcionam pra várias coisas emocionais. Ele se mostrou aberto a isso, mas eu sei que tenho que insistir.


Vc disse que nunca interrompeu o tratamento, se não volta a estaca zero. Isso me chamou atenção, pois o meu namorado já fez tratamento há anos atraz e parou. Agora que retomou e a psiquiatra receitou o Depakote. Ela é médica e sabe oq faz, mas alguma coisa me diz que esse é muito fraco pra ele, até pq não contém lítio.


Obrigada pelas dicas. Se puder, me passa o teu contato sim, até o msn se puder. Beijo!


ricbst
No PF desde: 22/06/2010

é esse tipo de preconceito estúpido que faz ser tão dificil aos bipolares terem uma vida normal. Se tu veres alguém com cancer, ai é coitado né, agora quando a doença da pessoa fica mais acima, ai é safadeza? Idiota.


Teu nick é muito apropriado para ti, pois és um ser primitivo, desprovido de um cérebro mesmo..


Sou bipolar, empresário de muito sucesso, e dai? Desafio os \"entendidos\" do fórum a comparerem seus feitos com os meus, ai veremos quem é o coitado...


imagem de Jaque_06
Jaque_06
No PF desde: 20/10/2010

Bidonati


Vc disse que o diagnóstico estava \"equivocado\". Tratavam como quadro depressivo e na real o seu é oq??? Isso muito me interessa, pois quase tudo oq leio e que conheço de perto (tenho um familiar que tbm é bipolar) é sempre sobre depressão, mas não é assim que posso enquadrar o meu namorado.


Por exemplo, o jeito dele é sempre muito expansivo, ele é sempre muito engraçado, agitado (se fosse criança, seria hiperativa, entende?) tem uma autoestima super elevada, pois se cuida, é inteligente e costuma se vangloriar muito das proprias qualidades. Ele tem personalidade forte, sim, mas quando está numa boa, chega a rir a toa, mas é super auto confiante, então o caso dele tbm não é \"depressivo\"!! Acho que é MANIA, não é esse o nome clínico? Pelo menos é oq tenho lido.


Pra ele foi receitado só o Depakote - mas.....como quando ele está em crise ele fica furioso, irritado e se isola de tudo e de todos (principalmente nos finas de semana), não sei se é só mau humor, aí precisa de lítio, não é isso?


Na próxima consulta dele com a psiquiatra isso deve ser revisto.

Ele tem vergonha de tocar no assunto e eu respeito, pra não constrangê-lo, mas adoraria ir junto com ele à consulta.


Bem, obrigada pela tua contribuição e se puder, me dá um retorno sobre isso. Bjo!


imagem de Aprendiz42
Aprendiz42
No PF desde: 26/02/2011

Jaque_06,


A associação de \"transtorno bipolar\" com \"espíritos obssessores\" é que me parece PERIGOSA, principalmente para o \"transtornado\" ou \"obsidiado\".

Nada contra a Doutrina Espírita.

No que acredito é em processos mentais, de consciência, aceitação e dedicação no tratamento do problema, antes que se agrave.

Enfim, é só uma teoria.

Abraço.


bidonati
No PF desde: 20/04/2011

Jaque, tenho transtorno bipolar, por anos, porém, me trataram só com antidepressivos. No transtorno bipolar, duas fases acontecem, a fase maniacal e a fase depressiva, sendo tudo isso mais ou menos \"forte\", dependendo da pessoa. Lê (tem na internet) o DSM IV ou V, se tiver, isto é a bíblia diagnóstica da psiquiatria (se chama Diagnósticos em Saúde Mental), transtorno maníaco depressivo. Não quero falar bobagem, mas teu namorado me parece mais maníaco, pelo que tu conta. Eu sou mais fechada, choro, etc e, minhas fases maníacas consistem em uma impressão muito real que todos falam de mim (até desconhecidoooos), energia sem fim, irritação absurda e agressividade. Outra coisa, ele TEM QUE FAZER EXAME DE SANGUE prá ver se o quando usa de Depakene é justo e, se ele tem CRISES sérias, ele não está sendo bem medicado e tratado, desculpe dizer, mas só não choro e não tenho ataques de irritação e outros porque tenho a terapia adequada, o médico adequado e o esforço prá tomar a terapia, para fazer os exames de sangue, etc.