Qual a tua reação/sensação quando um homem "a come com os olhos"?

53 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

ótima texto do Ivan Martins, vou colar alguns trechos... link para íntegra da matéria abaixo


Quote:
Outro dia eu estava num restaurante com os amigos e presenciamos uma cena corriqueira. Havia duas moças sozinhas numa mesa e, próxima a elas, outra mesa com rapazes. Um deles parecia tão impressionado com as garotas que não se dava ao trabalho de disfarçar. Ele virou a própria cadeira e sentou-se de lado em relação aos amigos para melhor observá-las. Era uma coisa direta, descarada, acintosa mesmo. Ele olhava as garotas aparentemente indiferente ao que elas pudessem pensar da atitude dele, como se fossem duas vacas pastando. Comia com os olhos, como se diz. De vez em quando fazia comentários com os amigos, mas não tentou se dirigir a elas, que eu tenha visto. As garotas eram bonitas, estavam de shorts, e pareciam entretidas na própria conversa. Uma hora terminaram de comer e foram embora.

Enquanto a cena se desenrolava, surgiu um debate na minha mesa. Eu achei que o comportamento do rapaz era excessivo. Tive a impressão de que ele estava sendo desrespeitoso com as moças e fazendo papel de bobo. Um dos meus amigos discordou. “Ele não está falando com as meninas, não está invadindo. Olhar não machuca”, ele disse. O outro amigo foi da opinião que as meninas estavam gostando. A atitude do rapaz, embora de gosto duvidoso, era uma espécie de homenagem à beleza delas. Agindo daquela forma descarada ele não iria pegar ninguém, mas tampouco estava ofendendo. Ficava tudo no zero a zero.

...

Da minha parte, confesso que fiquei desapontado ao conversar com as amigas. Eu enxergo uma conexão nítida entre essa maneira de olhar agressiva dos homens e outros tipos de comportamentos mais invasivos, como dizer grosserias para as mulheres na rua ou pegar no corpo delas na balada, forçando a barra. Já escrevi sobre isso, aliás. Para mim, há um contínuo de desrespeito que começa no olhar e termina no toque, mas muitas mulheres não vêem assim.

Muitas mulheres vibram e se excitam com qualquer atenção masculina, mesmo tosca ou indesejada. Isso está na cultura. Boa parte das meninas brasileiras são educadas desde cedo para serem bonitas, sensuais, sedutoras de tempo integral. Isso vira um valor, que determina aspectos cruciais da auto-estima e do comportamento adulto delas. Ser percebida como uma mulher bonita pode ser mais importante do que quase tudo.
Se, nos Estados Unidos ou no norte da Europa, um cara ficar encarando uma mulher de maneira ostensiva, é provável que ela se assuste ou se irrite. Aqui, não. O mais provável é que a mulher se sinta lisonjeada, mais que incomodada. Mesmo achando o cara um babaca. Tem uma contradição aí, que passa pelo fundo da alma feminina brasileira.

...

O movimento Barbie das mulheres lindas acima de tudo convive com o bloco das mulheres independentes e poderosas, que não se interessam apenas em ser bonitas. Quando a proporção das mulheres independentes aumentar, é possível que o comportamento nos lugares públicos também se altere. Elas tendem a exigir mais respeito. A sociedade em que os homens se comportam como querem e as mulheres abaixam a cabeça constrangidas está acabando, ao menos nesta parte do mundo. Como era apenas uma sociedade atrasada e machista, não vai deixar tanta saudade.


http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/ivan-martins/noticia/2012/12/ele-comia-com-os-olhos.html

=================================

realmente fica difícil criticar o comportamento masculino de verem mulheres como objeto sexual, se desde o início não existe uma postura clara feminina que quer ser respeitada como ser humano e não somente carne desejável...


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

E qual a atitude que voce, _Ana_, tomaria, sendo alvo de uma situação como essa?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

no mínimo chamaria o cara de inconveniente....

teve um lance certa vez dentro de um ônibus, e o cara geralmente pegava no mesmo horário que eu... na terceira vez que ele foi inconveniente (e não era só comigo) , e não bastou eu olhar com cara de braba ou pedir 'dá licença', desci na mesma parada que ele e enfiei o dedo na cara dele reclamando e exigindo respeito.... o pessoal do ônibus e da parada assistindo e dando uhuuuhhh...

nunca mais o vi ... sumiu...


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Pois é... triste de nós mulheres que ainda temos que agir de forma ríspida para impor respeito em certas situações.

Aqui no RJ tiveram que colocar vagões exclusivamente femininos nos trens, pois no horário de rush, havia muito abuso por parte dos homens, se utilizando do espaço pequeno e lotado para cometer desrespeitosas atitudes com as mulheres.

Mas foram tantas as reclamações que a governadora na época (se fosse homem o governador, teria a mesma iniciativa?), determinou que a empresa de trens separasse vagões femininos e masculinos, nos horários de lotação excessiva.

Lamentável isso. O respeito deveria ser natural e não exigido de forma incisiva, na base da lei e abaixo-assinado

O machismo ainda vai nos castigar muito, eu acho.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

como o Ivan comentou isso é um problema cultural.... e não é só no Brasil... vide o episódio que motivou a marcha das vadias...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

tempos atrás postei um texto sobre a disparidade dos objetivos femininos de brasileiras x alemãs:

Quote:
Enquanto as alemãs se mostram focadas na realização profissional e em atividades intelectuais, as brasileiras enfatizam a importância de ter marido e filhos e reclamam muito da "falta de homem no mercado".


e na minha opinião, muitas destas mulheres para 'conquistar' o homem ainda acham que a melhor arma é seduzi-lo usando seus corpos...


http://www.precisofalar.com.br/forum/mulher/qual-o-melhor-investimento-para-uma-vida-feliz-ter-um-ho...


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Sim, vi um vídeo da pesquisadora Miriam Goldemberg que estuda a traição há anos e assuntos como esses também. Ela também concluiu que tudo é um enfoque cultural. Na Alemanha, sobram homens carentes, porque as mulheres querem mais viajar e trabalhar, do que se casar, ter relacionamentos, etc. E mais: lá, as mulheres mais maduras tem uma visão diferente de sua maturidade; não se julgam acabadas, velhas, "fim-de-linha" só porque não tem mais um corpo jovem.


http://www.youtube.com/watch?v=Uv8jFawBYcQ


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Essa é a era das mulheres fruta; símbolos do excesso e da total falta de pudor nas relações humanas,,,não basta mais usar a finesse, o mistério e a simpatia; alguns tipos de indivíduos só se sentem "valorizados(as)" na sua condição de desejável, se a abordagem do outro lado for francamente ostensiva.


As mulheres caem nessa, os homens idem...se vulgariza a contagem de beijos no carnaval, e a fasquia vai caindo para baixo. Parece que o meio termo deixará de existir; do outro lado da moeda..., simpatia e interesse pela outra pessoa podem ser avaliados como assédio pelos mais carentes e ávidos de atenção (o caso das vendedoras bonitas por exemplo, já escrito aqui no site), e o propósito de flertar com outra pessoa de modo a não ser ofensivo parece que vai cair de moda.


Jesus protega as novas gerações!


imagem de tischa
tischa
No PF desde: 13/08/2011

A vulgarização feminina seria motivada pelo medo da concorrência ou por acreditar que tem pouco a oferecer além do corpo?


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Jura???

É o mesmo ser que escreveu que a mulher não poderia "parecer um colchão amarrado" na fantasia de Mulher-gato, quando fosse fazer uma loucura de amor para o parceiro (um tópico anterior do PF)???

Detalhe: no tópico falava-se de uma relação já estabelecida, apenas para incrementar o relacionamento, e mesmo assim, a "ressalva" foi feita!

Imagine uma aboragem inicial.... quanta contradição!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Cara Alice!


Me explique melhor (ou desenhe como preconizam os mais "educados") a relação de contradição entre os dois tópicos!