Decisão difícil.

21 respostas [Último]
imagem de Bellinh@
Bellinh@
No PF desde: 27/08/2009

Aqui estou eu, depois de algum tempo afastada, como “o bom filho a casa torna”, preciso de conselhos e não poderia deixar de recorrer ao site.

Tenho passado dias bastante angustiada, por conta de um decisão que se for tomada vai mudar muito a minha vida.

Moro sozinha em outra cidade longe da minha família já há cinco anos, vim estudar. Desde o início a intenção dos meus pais sempre foi que eu voltasse para casa no término da faculdade, porem, eu sempre me esquivei desse assunto, sempre disse que não pretendia voltar.

Durante esses cinco anos eu fiz algumas amizades, trabalho há mais de dois anos em uma empresa, e namoro também há quase dois anos. E agora em dezembro eu me formei na faculdade.

Se eu pensar só no que sinto pelo meu namorado, certamente nem estaria cogitando a possibilidade de voltar pra casa dos meus pais, acontece que, nós vivemos realidades financeiras diferentes. Ele ainda está no penúltimo ano da faculdade e não precisa trabalhar, e por mais que ele diga que não agüenta mais depender do pai, nada mudou em quase dois anos.

Ele tem 29 anos e eu 23. Eu trabalho pra me manter em outra cidade, já que os meus pais não podem me bancar nessas condições, e minhas despesas são muito altas, pago desde aluguel até supermercado, e ai quando não me sobra muito pouco dinheiro pra gastar com outras coisas, falta dinheiro e eu me enrolo com cartão de crédito, cheque especial.

Ai é que entra meu dilema, se eu voltar pra casa dos meus pais, não vou ter nenhuma despesa de casa, o que eu ganhar trabalhando será tudo para gastos pessoais, posso investir em alguma coisa, comprar um carro, etc. Só que se eu voltar pra minha cidade automaticamente estarei terminando meu namoro. Eu amo muito meu namorado, nos damos bem, brigamos como todo casal, mas no geral temos uma relação muito gostosa.

Eu não me sinto no direito de cobrar dele uma postura diferente por enquanto, já que ele pode somente estudar pra depois trabalhar, só que às vezes tenho medo de estar me sacrificando por uma relação que não vai sair do lugar.

Ele fala muito em casar, e é maravilhoso comigo, apesar dos defeitos normais.

Eu definitivamente não sei o que fazer e isso tem me entristecido muito.


APÓLO
No PF desde: 19/01/2011

Oi Belinha....

Eu passo pela mesma situação que vc, moro sozinho longe da familia e banco meus gastos como aluguel etc... Também tenho uma namorada só que não estou muito certo sobre meus sentimentos por ela e cheguei até a terminar nesse último sábado, só que ontem ela veio em meu apartamento para conversarmos e acabei cedendo, pois ela começou a chorar e acabei me comovendo. Só que hoje estou com o coração na mão não sei o que faço.

Já no seu caso eu aconselharia ser direta com seus pais e explicar que vc se sente bem aonde está...


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Eu acho que você não deveria voltar para a casa dos seus pais.

Depois de ter morado sozinha, por mais à vontade que os pais nos deixem não é a mesma coisa, seguir regras que deixamos para trás, cumprir horários, dar satisfações... Mas converse com eles e diga como se sente, como sugeriu o APÓLO.

Quanto ao namoro, acho que você deve ver isso em separado do fato de voltar ou não à sua cidade.

Pelo jeito na relação há algumas coisinhas que te incomodam,

talvez você deva aproveitar este momento e repensar seu namoro.


imagem de Smoking
Smoking
No PF desde: 05/08/2010

A vida é feita de escolhas.... chego seu momento de escolher o seu caminho.


Coloca tudo na balança, pense muito e tome uma decisão.


Sinceramente, ficar apenas pelo namoro eu acho arriscado.


Seria bom unir o útil ao agradável. Ver se na atual cidade tem um bom campo de trabalho, se poderá evoluir profissionalmente e financeiramente... não apenas pensar no namoro.. Vão-se os dentes, fica a boca....


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Bellinh@.


Acredite, não existe nada pior que voltar a casa dos pais depois de ter sido independente. Sob este aspecto, muito melhor você faz ficando onde está.


Porém, como você está planejando sua carreira? Você trabalha na sua área de formação? Ou tem um emprego fim de linha só para pagar as contas.


Acho que a questão com seu namorado é secundária em relação ao que voc~e pretende para a sua vida e o seu futuro.


imagem de meggie
meggie
No PF desde: 11/11/2010

Caronte falou tudo!(diga-se quase um memorial descritivo kkkkk)


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Mais um voto para o Caronte então! hehe Concordo com tudo o que ele escreveu.

Pense nisso, Bellinh@.

Eu também moro sozinha, se tivesse que voltar seria insuportável viver sob o comando dos meus pais. Acho que este é o seu momento, quem sabe a sua chance de ser definitivamente independente. Voltar pra casa dos pais é cômodo, ok. Só quem mora assim sabe como é ruim ter que se desfazer, lá no início, de todo o conforto.

Mas saiba que, se vc voltar, as coisas vão ser do jeito deles, e não do seu, afinal a casa é, sim, deles.

Chegou a sua hora. A questão do namorado é exatamente o que o caronte falou, secundária.

Pense bem, e boa sorte!

Beijos.


imagem de Jotun
Jotun
No PF desde: 04/01/2011

Bellinh@


Tudo na vida tem um preço, a independência custa $$$ e responsabilidade, por outro lado amadurecemos, temos liberdade (e isso não tem preço), e ninguém nos controlando.


Pese todos os fatores e realmente faça o que seu coração mandar, um outra sugestão é que se você realmente tiver que voltar para a casa dos seus pais que seja algo passageiro, estabeleça um prazo até firmar-se financeiramente, ao mesmo tempo você se dará conta se quer continuar esta rotina ou não, você é nova ainda e pode se dar a esse \"luxo\".


Boa sorte.


Carpe Diem.


imagem de Bellinh@
Bellinh@
No PF desde: 27/08/2009

é tão complicado decidir sobre nossa vida né?


sem dúvidas eu não pensaria em voltar pra casa dos meus pais se as coisas não estivessem se estreitando pra mim.

Como minha mãe diz, eu estou trocando cebola, o que recebo do trabalho mal dá pra pagar minhas contas, e isso é péssimo, sou vaidosa, consumista com limites, se é que isso existe, sem falar na pior parte, é que já trabalho a muito tempo e já poderia ter conquistado mais coisas além da mobilha do apartamento.


Caronte, meu trabalho ainda é fim de linha sim, só pra pagar as contas. Terminei a faculdade agora e já distribui alguns curriculuns, e também estou no aguardo de concursos, mas tudo isso leva tempo né.


Eu não quero voltar pra casa dos meus pais, é uma opção que pode ser tomada apenas por falta de outras opções. Me sinto frustrada de estar formada, trabalhando e não ter dinheiro pra nada.


Posso não estar certa, mas hoje, minha permanencia na cidade em que moro é sim pelo namoro. E minha grande dúvida é se vale a pena esperar até que ele se estabeleça financeiramente pra gente poder pensar em concreto em algo mais.


Vocês não imaginam como está minha cabeça com tudo isso..

Obrigada a todos os posts. Vocês sempre são maravilhosos.


imagem de kaiser36
kaiser36
Offline
No PF desde: 18/01/2011

Belinha

Eu acabei de ir morar sozinho, e sei que as dificuldades financeiras sao complicadas, mas nada e melhor do que a nossa liberdade, mesmo com os sacrificios que ela tras, e morar na casa dos pais, ja dis tudo, é a casa deles, as regras deles, tem que pensar em tudo isso.


Quanto a questao profissional, não falou de que cidade es nem em qual eles moram e nem qual curso estuda ou ja se formou, mas se mora e trabalha em uma capital, a tua chance de se dar bem profissionalmente é tão grande quanto a tua vontade, e no interior, são quase nulas, sei pq viajo muito por ai, e vejo as limitações quanto a emprego no interior.


Quanto ao namoro, nao sei mas percebi que mesmo gostando dele, tem algo que nao esta bem, que te incomoda, e que acho que não seria um maior empecilho se fosse retornar.


Pense que nossos pais sempre nos querem bem, e quase sempre isso significa estar debaixo das asas deles, somente saindo para casarmos, mas chega uma hora que temos que voar com nossas próprias asas, as vz sozinhos, e isso tu tens que conversar bem com eles.


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Pessoal - Bellinh@


publico a resposta da LivT (como o tópico saiu em duplicidade, deletamos o outro que tinha somente a resposta dela). Segue:


Bellinh@,


acho que tens que pensar em ti, nas tuas prioridades. O que ocorrerá com o namoro deve ser uma conseqüência.


Não vejo mal em quereres preservar a relação, se ela é boa. O problema é que estás tomando toda a responsabilidade desse relacionamento para ti, quando dizes que o namoro automaticamente acabaria caso te mudasses para tentar dar uma guinada na tua vida profissional e acumular um pouco de dinheiro para realizares outros projetos.


Ora, tu compreendes a postura dele, o modo de vida dele hoje em dia, a opção por ficar \"preso\" aos pais enquanto termina os estudos para ter mais calma nessa fase. Por que ele não teria também o dever de compreender as tuas escolhas nesse momento?


Se ele realmente projeta um futuro da relação de vocês, acho que deveria mais do que apoiar e dar forças para que cresças profissionalmente agora, te fortaleças.


Até mesmo porque é o que ele está fazendo, morando na casa dos pais e sendo sustentado por eles porque entende que isso é mais conveniente para ELE por ora.